Governo da PB entrega helicóptero da Segurança Pública nesta sexta

Anúncio

O Governo do Estado da Paraíba entrega nesta sexta-feira (19) o primeiro helicóptero do Estado. A aeronave modelo ‘Esquilo B’ foi batizada de ‘Acauã’ e vai servir à Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) em ocorrências de grande porte, que envolvam policiamento aéreo, salvamento aquático, resgate de vítimas e combate a incêndios.

A solenidade acontece às 9h, no Aeroclube da Paraíba, com as presenças do secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima; do comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; do delegado geral de Polícia Civil, Carlos Alberto Ferreira da Silva; do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, entre outras autoridades. O local será a base do Grupamento Tático Aéreo (GTA), comandado pelo coronel da Polícia Militar João Erivaldo de Pontes. Na mesma oportunidade, serão entregues dois rabecões para o Instituto de Polícia Científica.

A2073

De acordo com o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, o helicóptero vai reforçar a capacidade de operacionalização das ações policiais e atendimento à população. “É uma ferramenta de grande importância, pois aumenta o poder de operação dos órgãos ligados à Seds e ajuda a salvar vidas, atendendo tanto no que se refere ao enfrentamento à criminalidade como no salvamento de pessoas, pois o equipamento foi customizado também para esse fim. A sua contribuição para a Segurança é imensurável”, frisou Cláudio Lima.

O equipamento multimissão, com prefixo PR – CME pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é dotado de tecnologia digital de gerenciamento dos sistemas embarcados, que facilita o trabalho dos pilotos em pousos e decolagens. Sua autonomia é de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora (KM/h).

Quanto ao espaço, a capacidade atende até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além de possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportados, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico.

Grupamento Tático Aéreo (GTA) – Uma equipe intitulada Grupamento Tático Aéreo (GTA), criado pela Medida Provisória 221/2014, é formada por comandante, subcomandante, seção de operação, segurança operacional, instrutor de treinamento, supervisor de manutenção, gestor administrativo e apoio administrativo, e vai operar o helicóptero em regime de escala, diariamente. Serão no mínimo 60 horas de voo por mês. No GTA, todos os oito responsáveis pelo trabalho com a aeronave são policiais militares, civis e bombeiros militares.

Fonte: PBAgora.

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos amigos da Paraíba, mais um grupamento aéreo criado e em funcionamento. Desejo a todo o GTA muito sucesso e excelentes voos. Conte com o GRAESP na consolidação e treinamento de suas tripulações.
    Parabéns ao estado e todos os envolvidos.

    TC Gonçalves – GRAESP

  2. Parabéns ao coronel Pontes e equipe. Um lutador incansável para que essa unidade aérea se tornasse realidade. Bons voos.
    Del. Francisco soares, Chefe SAA/DEIC/PC/RS.

  3. Parabéns aos meus vizinhos, ainda bem que não desanimaram e sonho virou realidade! Ainda ontem tive o prazer de ouvi-los coordenando na frequência livre, se não me enganei. Desejo bons voo e sucesso nas missões.

  4. Parabéns aos amigos da Segurança Pública do Estado da Paraíba pela aquisição desse vetor, que certamente trará maior desempenho e operacionalidade nas missões a vós atribuídas. Sucesso!! Voem seguro… Voem SIPAER!!

  5. Parabenizo Cel Pontes, Formiga, Pimenta,Edgar, Everaldo o Alisson, que nunca desistiram da criação de asas rotativas no Estado da Paraíba, que Deus ilumine a todos bons vôos, o povo da Paraíba merece.
    Nadjan GTA de Pernambuco

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários