GRAer/AM participa da “Operação Paz” em Itacoatiara – confira o vídeo

Anúncio

No período compreendido entre os dias 22 de janeiro e 07 de fevereiro de 2011 a Polícia Militar do Amazonas desencadeou a Ação Paz em Itacoatiara, que foi um desdobramento da Operação Paz na Metrópole, sendo deslocados mais de 80 policiais da capital para o referido município além de motocicletas, viaturas, cães policiais e aeronaves.

O município de Itacoatiara é o terceiro mais populoso município do Amazonas, às margens do Rio mais caudaloso do mundo (Rio Amazonas) e distante aproximadamente 300 km de Manaus, com acesso pela rodovia AM 010 e distante, em linha reta, aproximadamente 100 milhas náuticas, a leste da capital Amazonense.

Policiais e equipamentos empregados na Operação

A ação visava o combate a violência e a preservação da ordem pública, bem como o combate ao tráfico de drogas. Durante a operação várias ações foram desencadeadas, como o incremento do patrulhamento em diversas modalidades, o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, as buscas por áreas de cultivo de maconha, operações de retomada de áreas de violência onde a polícia local não mais se fazia presente e outras.

Os helicópteros policiais foram essenciais na operação de busca de plantios de maconha em área de selva. Após as áreas de plantio serem localizadas pela equipe do Águia 01 o comando da operação determinou que o Águia 02 fosse deslocado de Manaus para Itacoatiara para apoiar a operação de busca, localização e destruição de áreas de plantio de maconha na selva, em virtude das dimensões que a operação alcançou.

Foram localizadas cinco áreas de plantio em pequenas clareiras na selva, sendo destruídos mais de 375 mil pés de maconha e 10kg de sementes da planta – canabis sativa.

Aguia pousado na clareira

Durante as operações foram realizadas incursões em áreas de selva utilizando técnicas de rapel para infiltração de policiais em clareiras deveras restrita e exfiltração de policiais pela técnica de mac guire. Em muitas clareiras foi preciso a limpeza da área e a construção de zonas de pouso de helicóptero (ZPH) expeditas para que o helicóptero pudesse pousar para condução de tropa para os locais de cultivo ilegal da droga.

A Ação Paz em Itacoatiara foi coordenada diretamente pelo Cel PM Dan Câmara – Comandante Geral da PMAM que em entrevista aos meios de comunicações locais enalteceu as ações do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo enfatizando que a utilização do vetor aéreo foi essencial para o cumprimento e o sucesso das ações realizadas no município de Itacoatiara.

Ressaltamos a presença dos policiais e bombeiros militares da Assessoria Especial de Aviação Policial da Força Nacional que participaram ativamente da missão e puderam in loco compreender as dificuldades de se operar na Amazônia.

Confira o vídeo:

Confira mais fotos da operação:


Fonte: Polícia Militar do Amazonas


6 COMENTÁRIOS

  1. O GRAER AM está mudando a história da segurança pública no Amazonas. Já acumulam várias missões de sucesso. Quem conhece a região, sabe da importância do helicóptero. Mas o sucesso das operações depende muito mais do treinamento e da experiencia das tripulações. Esse início seria muito difícil, não fosse a ajuda da Força Nacional que forneceu pilotos de outros Estados. O intercâmbio de conhecimentos e troca de experiências forjará, naturalmente, melhores Pilotos e Tripulantes, além de facilitar a padronização de procedimentos, essenciais para um salto maior da Aviação de Segurança Pública.
    Certamente o Cmdo Geral da PMAM está satisfeito com o resultado.
    Mais um bom exemplo para ser mostrado às autoridades que relutam para ter helicóptero policial. Parabéns à esta tripulação e ao GRAER AM.
    Boa caça !

    CMTE AYRES – PLAH 0552

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários