Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) completa 12 anos de atuação

Anúncio

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) completa 12 anos de atividades. Criado em 8 de novembro de 2006, através da Lei Estadual 10.403, a Unidade Aérea da PMBA desenvolve operações aéreas de segurança pública apoiando todos os órgãos federais, estaduais e municipais que atuam na proteção e socorro do cidadão, em todo o estado da Bahia.

GRAER/BA

Diuturnamente, as “asas da PMBA” apoiam o efetivo terrestre nas ações de inteligência, cumprimento de mandados judiciais, controle de tumultos, escolta e transporte de presos, de valores, de cargas e de órgãos, transporte e resgate aeromédico, busca e salvamento aquático, salvamento em altura, e diversas outras operações de alta complexidade.

Sua história tem origem em 2002, quando um grupo voluntário de oficiais da PMBA iniciou a elaboração de uma proposta de implantação de unidade aérea na PMBA. Com o acolhimento do Projeto GRAER pelo Comando da PM e Governo do Estado, foram estabelecidos critérios meritocráticos para definir os integrantes do seu quadro técnico e adotado o processo seletivo como “única porta de entrada para ocupar as 4 funções técnicas de voo” existentes, que são destinadas aos pilotos, mecânicos de aeronaves, tripulantes operacionais e operadores de apoio de solo.

GRAER/BA

Os aprovados foram encaminhados para escolas de aviação e unidades de referência no Brasil. O Grupamento Aéreo contou, também, com o assessoramento e apoio de unidades aéreas de outros estados na contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento técnico da nova, produtiva e destacada atividade que nascia na PMBA.

Assim, em 2006, foi inaugurado o GRAER, tendo como primeiro comandante da unidade (e um dos fundadores) o, então, Major PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, piloto de helicóptero e chefe do Grupo de Trabalho (GT) GRAER, que se ocupou do criterioso desenvolvimento de todo o projeto e da implantação da Grupamento.

Desde então, o GRAER acumula ações bem sucedidas na capital, interior e em outros estados, num total de aproximadamente 15 mil horas de voo em benefício da sociedade.
Esse trabalho está amplamente reconhecido em todo o país por meio de diferentes formas como a condecoração pelos serviços prestados, parcerias para capacitação e treinamento, acordos de cooperação técnica e outros.

GRAER/BA

Focado na gestão por resultados, o GRAER se tornou, ao lado de outras grandes unidades aéreas, referência nacional na Aviação de Segurança Pública e registra, hoje, mais de 500 vidas salvas em ocorrências críticas que, para haver um resultado positivo, era indispensável que o socorro “chegasse voando”.

A partir de 2017, o GRAER passou a desenvolver um trabalho pioneiro com RPAS (Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas), popularmente conhecido como drones. Além do emprego operacional, atua intensamente na capacitação teórica e prática, tendo formado mais de 260 operadores das Forças Armadas, Polícias, Bombeiros, Ministério Público, Agências de Governo, e diversos outros órgãos públicos.

Com sede no Aeroporto Internacional de Salvador o GRAER possui uma frota de sete aeronaves, sendo quatro helicópteros e três aviões.

O ano de 2017 marcou a interiorização física das atividades do GRAER por meio da inauguração da primeira Base Avançada (BAVAN) no extremo oeste do Estado, na cidade de Barreiras.

Em janeiro de 2018 o GRAER recebeu um novo desafio: se tornar unidade gestora. E os resultados foram os melhores possíveis. Fechará o exercício 2018 com plena execução financeira, sem ressalvas e atingindo, com louvor, o objetivo de celerizar as específicas e complexas demandas de uma unidade de aviação.

O Comando do GRAER está sob responsabilidade do Tenente Coronel PM Carlos Renato Lima da Silva, um dos seus fundadores, Mestre pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Comandante de Aeronave, Instrutor de Voo e Examinador Credenciado da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

Os Oficiais e Praças da Unidade Alada da PMBA, concientes do seu mister, seguem na busca incessante da prestação de serviços de excelência à sociedade e da gestão por resultados, sempre com muita satisfação pela nobre missão de serem os GUARDIÕES DA BAHIA!

“O Céu é Nosso!”

Fonte: ASCOM/GRAER.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários