Grupamento Aéreo realiza curso de VANT na Universidade Anhembi Morumbi

Anúncio

O Curso Superior de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi ministrou pela primeira vez o Curso de Extensão em “Fundamentos de Engenharia Aeronáutica aplicada ao uso de ARP – Aeronaves Remotamente Pilotadas”.

O curso teve por objetivo proporcionar aos alunos uma formação mais completa, que une conceitos básicos de engenharia aeronáutica e aerodinâmica, legislação aeronáutica, prática de pilotagem e aplicações ligadas ao uso de ARPs, mais popularmente conhecidos por VANT/DRONE.

vantanhembi

Este curso foi ministrado para integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, representados pelo policiamento ambiental, Corpo de Bombeiros e Grupamento de Radiopatrulha Aérea, procedentes de unidades do interior e da capital.

A Polícia Militar está desenvolvendo vários projetos ligados à utilização de “Drones” em suas diferentes áreas de atuação, que vão desde o apoio em ocorrências de incêndio, desmatamentos, reintegração de posse, policiamento urbano, buscas de pessoas perdidas, vigilância, entre outras ações típicas de polícia e de bombeiro.

O curso, além de proporcionar uma base em conhecimentos teóricos, propiciou prática de voo utilizando um Drone multimotor, pilotado por um instrutor com “rádio tipo duplo comando”.

O curso foi Coordenado pelo Prof Drº Edson Luiz Gaspar e contou com o Professor Tiago Giglio, docente do Curso de Aviação Civil e doutorando do ITA, Capitão Jorge, da FAB, vindo de Curitiba, que abordou aspectos da legislação aeronáutica aplicada aos Drones e o Instrutor de Voo Levy Angelo.

A intenção é finalizar este “projeto piloto” e passar a ofertar o curso aberto para alunos e público externo.

vantanhembi1

Tópicos abordados no curso:

Módulo 1 – Introdução à Engenharia Aeronáutica
Módulo 2 – Tópicos de Aerodinâmica
Módulo 3 – Legislação e Acesso ao Espaço Aéreo Brasileiro
Módulo 4 – Anatomia de Aeronaves Remotamente Pilotadas de Asa Fixa e Asa Rotativa
Módulo 5 – Projetos Orientados à Requisitos
Módulo 6 – Tópicos de Mecânica do Voo e Desempenho de Veículos Aéreos Não Tripulados
Módulo 7 – Tópicos de Estruturas e Aeroelasticidade
Módulo 8 – Propulsão e Sistemas
Módulo 9 – Voo prático. Pilotagem e Aplicações de Drones Multirotores

Maiores informações com a Coordenação do Curso Superior de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi pelo e-mail avi[email protected], com Professor Gaspar

Fotos:

Fotos: Roberto Caiafa.

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns à PMESP,
    Pioneira mais uma vez em uma área que poucas PM acreditam. Sou fã desta PM brasileira que as outras trilhei este mesmo caminho.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários