GTA do Amapá treina resgate aquático com helicóptero sobre o rio Amazonas

ENAVSEG 2018

Amapá – Civis e militares do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá treinaram o salvamento aquático de vítimas na tarde desta segunda-feira (20) com uso de um helicóptero sobre o rio Amazonas, na orla de Macapá. A simulação é um estudo para possíveis ocorrências durante o período de férias, que inicia em julho.

Salvamento aquático foi tema de treinamento no rio Amazonas (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

O exercício, que utilizou o “Gavião 01”, foi realizado mais de uma vez e contou com a participação de um piloto em comando, 4 copilotos e 10 tripulantes operacionais, de acordo com o grupamento. A cada salvamento, três tripulantes faziam o resgate da vítima com uso de um cabo, que içava a vítima e o integrante do GTA até um local seguro. Na ação foi usado o trapiche do Santa Inês.

Entre os obstáculos, estavam o vento durante o deslocamento da aeronave para o trapiche e o rio agitado, comentou o coordenador do treinamento, o tenente Herickson Neris.

“Isso torna o treinamento mais difícil, mas será mais fácil realizar a operação numa situação real. [O treinamento] se enquadra exatamente neste período do Macapá Verão, quando existe um número de ocorrências muito grande com relação a esse tipo de evento, que é o afogamento principalmente no rio Amazonas”, disse Neris.

Para participarem do treinamento, os civis e militares passaram por estudos teóricos antes de encararem a prática. A simulação do GTA teve apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O próximo treinamento deve acontecer em julho, reforçou Neris.

Salvamento aquático foi tema de treinamento no rio Amazonas (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Fonte: G1.

1 COMENTÁRIO

  1. Amigos do Amapá, boa noite.
    Sou Policial aqui no Ceará e faço parte do nosso grupamento aéreo, queria saber se tem alguma perspectiva de curso para Operadores/Tripulantes Operacionais ainda esse ano???
    Agradeço a atenção.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários