Helicentro em Osasco vai desafogar demanda de aeronaves na Grande São Paulo

Anúncio

Para atender a demanda crescente de helicópteros em São Paulo, um novo espaço privado para essas aeronaves, o HBR (Helicentro Brasil), está em construção na cidade de Osasco. A estrutura está sendo erguida próximo ao km 17 da rodovia Anhanguera e deve desafogar os aeroportos e helipontos regulares da capital paulista, principalmente o Campo de Marte, na zona norte da cidade. A previsão de conclusão das obras é maio de 2013, segundo César Parizotto, proprietário do HBR e da Helibase, empresa responsável pelo projeto.

De acordo com a Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero), atualmente, a capital paulista tem uma frota de aproximadamente 420 helicópteros. São 193 helipontos regularizados realizando cerca de 500 operações por dia, entre pousos e decolagens. Cerca de 1.200 pilotos são regularizados.

Na Grande São Paulo, são três heliportos em operação: o Helicentro, no bairro do Morumbi (capital); a Helicidade, no bairro do Jaguaré (capital); e o Heliparque, em Carapicuíba (Grande SP).

De acordo com Parizotto, como a oferta de heliportos na região é pequena para a atual frota de helicópteros, mesmo antes de a estrutura de Osasco estar pronta, muitas empresas já se mostraram interessadas em ter um ponto fixo no local.

— Nós não fizemos a abertura de reserva de espaço. Isso vai ser feito somente no ano que vem, previamente depois da inauguração. Temos muitos interessados, mas ainda não abrimos um contato para o processo formal de contratação.

Vagas de R$ 4.000 a R$ 20 mil

O HBR vai funcionar 24 horas e vai oferecer serviço de estacionamento em hangar, limpeza, segurança de helicóptero, movimentação e apoio para embarque e desembarque de passageiros. Segundo Parizotto, o valor mensal de aluguel vai variar entre R$ 4.000 e R$ 20 mil.

— O valor depende, varia do tipo de aeronave. As aeronaves são de tamanhos diferentes, ocupam espaços diferentes. Então, cada modelo de aeronave tem seu preço. Os serviços sempre vão estar inclusos, mas a prestação de serviço é diferente, de acordo com o tamanho da aeronave.

Com capacidade para 200 aeronaves, sendo 150 estacionadas e 50 em manutenção, a previsão é de que o helicentro HBR faça até 150 operações diárias de pousos e decolagens. A construção do local custou R$ 75 milhões.

— [O HBR] vai desafogar os aeroportos do Campo de Marte, deixando a pista para as aeronaves de asa fixa [aviões]. É uma opção para os proprietários e empresas de helicóptero que têm, hoje, as aeronaves nos aeroportos regulares.

Polêmica

A construção do HBR vem sendo objeto de um debate acirrado nos últimos meses. Tudo gira em torno do destino que será dado ao complexo. Moradores de bairros vizinhos ao empreendimento temem que a ida e vinda de helicópteros que o mesmo trará poluição sonora e ambiental à região. A alegação é que a construção de um heliporto na área não foi autorizada pelo poder público, em especial um do tamanho do que está sendo erguido em Osasco.

Parizotto defende sua posição: “Não estamos fazendo um heliporto, estamos fazendo um helicentro — um complexo para guarda e manutenção de helicópteros”, enfatiza ele. “Heliportos cobram pelo embarque e desembarque de passageiros, bem como pelo pouso e decolagem das aeronaves. Nós não vamos fazer nem uma coisa, nem outra.” O executivo ressalta que o HBR ocupará uma zona industrial, com poucas habitações em seu entorno próximo. O empresário afirma ainda que o HBR estará, quando pronto, totalmente de acordo com os parâmetros autorizados pelo poder público.

Fonte:R7 e Aviation News.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários