Helicóptero do CIOPAer/CE é atingido durante operação policial em Acopiara

Anúncio

O comandante da 10a BPM, major Ricardo Moura, confirmou que um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) foi atingido durante abordagem a quadrilha acusada de assaltar o Banco do Brasil da cidade de Catarina/CE, aproximadamente 350 km da capital Fortaleza,  na segunda-feira (27).

Os disparos não prejudicaram o funcionamento da aeronave.  Major Ricardo Moura destacou o poder de fogo dos marginais que após o confronto, com a morte de quatro deles, 15 armas foram encontradas, entre fuzil, sub-metralhadora com silenciador, pistolas e revolver.

Ricardo Moura informou ainda que duas mochilas com parte do dinheiro levado da agência bancária, roupas e medicamentos foi recuperado após o confronto. Outros integrantes da quadrilha continuam foragidos e estão sendo procurados.

“Questão de honra capturar esses outros bandidos. Eles vão pro confronto com a gente pensando que não tem retorno. Eles atiram na Polícia, em cidadãos, sitiam a cidade, e acham que fica por isso”, brandou o Major Ricardo Moura em entrevista à TV Diário.

Entenda a ocorrência

Quatro homens, acusados de participação no assalto ao Banco do Brasil da cidade de Catarina/CE, aproximadamente 350 km da capital Fortaleza, na última segunda-feira (27/2), foram mortos na manhã de 03/3, durante uma perseguição policial.

Dia 2/3, a polícia prendeu o segundo homem acusado de participar do assalto. Durante as investigações os policiais descobriram que os outros integrantes da quadrilha iriam resgatar os comparsas que haviam sido presos em Catarina.

A polícia montou um cerco e conseguiu evitar o resgate, que seria feito por vários homens numa van. No veículo também estavam quatro mulheres, que seriam utilizadas como “escudo humano” para impedir que a polícia atirasse contra o veículo.

Os assaltantes perceberam a presença da polícia e iniciaram uma fuga em direção a cidade de Acopiara. Na perseguição os criminosos abandoraram o veículo e entraram na mata da serra. As mulheres foram resgatadas.

A polícia entrou na mata e houve troca de tiros. Quatro assaltantes foram mortos. Os outros conseguiram fugir. Durante a troca de tiros a aeronave do Ciopaer, utilizada na operação policial, foi atingida por um tiro de fuzil. O piloto conseguiu fazer um pouso de emergência, evitando um outro acidente.

Os policiais fazem um cerco na região para tentar prender os outros criminosos envolvidos. O assalto a agência do Banco do Brasil de Catarina, na região dos Inhamuns, aconteceu no final da manhã de 27/2.

A quadrilha roubou também uma lotérica e invadiu o destacamento de polícia. Um soldado foi morto, três pessoas foram feitas reféns e o pânico tomou conta da cidade. A quadrilha usou balaclavas, roupas camufladas e armamento pesado como fuzis, escopetas e pistolas. Eles iniciaram a ação invadindo o destacamento da polícia. O soldado Antônio Alves Neto, de 35 anos, foi atingido. O militar não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

Os criminosos esperaram o carro-forte abastecer a agência com cerca de R$ 500 mil. Depois, entraram no banco, renderam os clientes, pegaram malotes e fugiram levando o gerente, um policial e um médico. Enquanto o roubo acontecia no banco, outro grupo assaltava esta agência lotérica. Clientes e funcionários conseguiram sair antes da invasão. Mesmo assim, tiros foram efetuados no interior do estabelecimento.

Os assaltantes fugiram em três veículos, um deles pertencente ao médico Wallacy Lopes. Ele e os outros dois reféns foram libertados fora da cidade.

Fonte: Ceará Agora e TV Diário

19 COMENTÁRIOS

  1. Realmente a “bandidagem” está cada vez mais ousada e sem respeito. Ainda bem que existem policiais preparados e competentes para o combate. Lendo o texto acima, até parece um roteiro de filme. Parabéns aos bravos Policiais do Ceará que não medem esforços para retomarem a ordem pública. Forte abraço a todos e bons voos!!!

    Farley, Cap BM
    BOA/MG

  2. Diante da importância da missão, em resgatar a paz social na localidade de Catarina-CE, mas uma vez se fez necessário o emprego de uma aeronave Fênix da CIOPAER, no apóio às tropas no solo, para localizar o grupo de assaltantes fortemente armados e violentos. Mesmo com a aeronave atingida por disparo de fuzil 7,62mm, e com a graças a Deus, maiores danos não ocorreram com o disparo.
    Aliada com a capacidade operacional da tripulção, a missão foi cumprida com êxito, apesar do ambiente hostíl que se encontrava por ocasião do intenso tiroteio que se segui após a localização e cerco ao bando pela aeronave Fênix02. Deixando claro que o preparo técnico-profissional dos tripulantes da CIOPAER, foi o ponto crucial para o sucesso desta missão e a certeza para os que querem ou pensam em nos enfrentar de que terão a resposta a altura e na medida certa e sem erros.

    TC BM Rogério.

  3. Mais uma vez o helicóptero mostrou sua versatilidade em operações como esta, ocorrida em nosso Estado. Tanto como plataforma de observação como de combate direto. Voar para a Segurança Pública tornou-se ação contínua, necessária e de fundamental importância para somar à ação daqueles que lutam bravamente no combate aproximado – as tropas de terra. Que a nossa CIOPAER continue rendendo bons frutos e levando mais sensação de segurança aos que estão em solo.

  4. Como comandante de uma das aeronaves destacada para essa missão sinto-me no dever de esclarecer para o leitores deste digno site especializado que durante um voo de patrulhamento, no dia 03(três) de março do corrente ano, visando a localização dos assaltantes que mataram um soldado e roubaram o Banco do Brasil da cidade de Catarina/CE, próximo à localidade de Ebron na cidade de Acopiara, logramos o êxito de identificar o local onde se homiziavam os referidos assaltantes.

    A progressão da fuga dos bandidos foi impedida pela rápida ação de nossa aeronave que permaneceu no local mesmo sob fogo criminoso, orbitando sobre o local para que a tropa do BPChoque conseguisse chegar até o ponto onde estavam os criminoso.

    Com a chegada da tropa do BPChoque iniciou-se uma intensa troca de tiros entre os policiais e os criminosos na densa vegetação que margeia um riacho local.

    Durante o tiroteio nossa aeronave manteve-se orbitando no perímetro de forma a evitar uma fuga ou alguma manobra de contra-ataque ou emboscada contra a tropa policial.

    Após a situação estar sob controle fora constatado o óbito de quatro dos meliantes.

    Em nossa aeronave foi observado que houve uma pequena avaria sem contudo causar qualquer tipo de pane ou de emergência como foi comentado na matéria do site.

    A aeronave permaneceu normalmente na operação após uma inspeção do mecânico que fazia parte de nossa guarnição.

  5. Parabéns aos BRAVOS tripulantes que compõe a CIOPAER, mais uma vez vem provar o grau de profissionalismo a que concorrem os componentes desta renomada instituição cearense, parabenizo o Maj Ronaldo Pires, na pessoa de quem extendo a todos que neste momento de estresse elevado souberam conduzir com destreza este TEATRO DE OPERAÇÕES, elevando assim o nome da CIOPAER/CE.
    sinto-me orgulhoso por ter recebido ensinamentos desta instituição.
    PARABÉNS!!!!

  6. À toda a tripulação da Fênix fica aqui meus votos de sucessos nas missões e que Deus Nosso Pai Celestial esteja sempre a nos guardar, um confronto contra esse tipo de criminosos em ocorrências dessa natureza sempre é esperado por nós e sempre almejamos cumprir a nossa missão com êxito e sem baixas…

  7. Ao AMIGOS do CIOPAer-CE, meus parabéns, demonstrando em missão todo o preparo para o mais diversos tipos de ocorrências, sempre elevando o nome da Segurança Publica do Estado do Ceara. A todos os integrantes do CIOPAer o nosso apoio e admiração.

    Gomes – Ten Cel PMPI
    Cmt do GTAP

  8. A coragem e a perícia são atributos que não faltam aos que labutam no ninho Fênix. O Cmt Ronaldo Pires, profissional que tive a felicidade de conhecer, demonstrou a técnica e o profissionalismo dos integrantes da CIOPAER. É importante ressaltar que essas qualidades são encontradas em todos os grandes profissionais daquela instituição desde pilotos, MMAs, Tripulantes Operacionais e apoio solo. Que despojados de quaisquer vaidades ou mesquinharias ajudam a formar grandes comandantes daquele Estado e das Co-irmãs. Parabéns pelo sucesso e a pela prova de fogo que foi superada.
    Grande abraço a todos.
    Alessandro Moreno Alves – 2º Ten PMPI
    Choque – 06 PMPI

  9. Aos amigos da Tripulação que, como nós, por várias vezes nos vemos em situação de confronto semelhante, resta agradecer à Deus que mal maior não aconteceu, e pedir que Ele sempre nos acompanhe. Infelizmente esta é uma realidade que aflige a todos, mas é muito bom ver que esses valorosos combatente não se deixaram abalar e fizeram toda a diferença na ocorrência.
    Quero parabeniza-los pelo desfecho favorável, grandioso grupamento.
    Abç e bons voos sempre.

    Jussara Novacki – Cap PM
    CIOPAER/ MT

  10. Agradeço a todos pelas manifestações de carinho, preocupação e insentivo que recebemos. Realmente foi um momento de tenção bastante elevado quando recebi a ligação do Cb Dias me informando do ocorrido mas após uma análise cuidadosa nos danos causados pelo tiro e um contato com a base da Ciopaer em Fortaleza, na pessoa do inspetor Elioenai, liberamos a aeronave para continuar com a missão. Mais uma vez agradeço a todos e principalmente a Deus nosso pai e nosso mestre pela graça de termos retornado para nossos lares sãos e salvos.

    Neilson MMA Ciopaer/Ce

  11. PARABENS AOS COMPANHEIRO DO CIOPAER/CE POR MAIS UMA MISSÃO CUMPRIDA E POR ESTAREM TODOS BEM, GRAÇAS A DEUS TODOS COM VIDA. E QUE OUTRAS MISSÕES VIRAM E QUE NELAS COM CERTEZA HAVERÁ EXITO PARA O LADO POSITIVO QUE SOMOS NÓS E BANDIDO TEM É MESMO QUE SE FERRAR. BRASILLLL………

  12. Prezados amigos do CIOPAER/CE, o sucesso na marcante e difícil missão realizada na região de Catarina/CE reflete o nível de preparo e emprego do grupo. É a verdadeira oportunidade de mostrar aos governantes e a sociedade que o investimento na capacitação e em equipamentos gera efeitos positivos.
    Ao prezado Instrutor Maj QOPM Ronaldo Pires (CMT) e equipe, confortante receber notícias de que todos estavam bem e que a anv não havia ficado indisponível.
    Muito me honra ter criado asas no ninho dos FÊNIX!
    Um fraterno abraço a todos vocês que diariamente fazem a diferença.

  13. Aos audazes tripulantes da aeronave Felix 02.
    Parabenizo-os pela perseverança, coragem e profissionalismo demonstrando muito preparo-técnico na condução das ações de policia executadas naquele cenário de crise. Mesmo diante de um ambiente de extrema hostilidade, avaliaram com precisão os riscos, estabelecendo perímetro de contenção, fundamental para o sucesso da operação, fazendo assim a diferença. Ações dessa envergadura fortalecem e enaltecem cada vez mais a aviação de segurança publica do Brasil, justificando a importância e a necessidade continua de investimentos no setor.
    Sempre sob a proteção divina desejo aos irmãos continuidade de ótimos voos e ações bem sucedidas. Um forte abraço fraternal.
    TCel PM Siqueira Jr
    Coordenador CIOpAer-MT

  14. Gostaria de parabenizar os tripulantes da aeronave Fênix02 do CIOPAER/CE pelo êxito na missão, e pela coragem demonstrada na ocorrência. Sivo atualmente no Centro de Formação Aeronáutica da Polícia Militar gaúcha e sabemos quão nobre e desgastante é esta missão dos senhores! Lamento pela vida do colega perdida na ação, mas pelas notícias que nos chegam graças a eficiência deste grupamento aéreo, as forças terrestres foram felizes na captura de grande parte da quadrilha e armamento da mesma.

  15. “Audazes, valentes guerreiros,
    Pela vida a navegar.
    Nosso compromisso primeiro
    É voar para proteger e salvar.”

    Parabéns aos JAngadeiros do Ar!!
    Sempre avante

    Um abraço a todos!!

    Sérgio Augusto Ramos, Maj QOPM
    Chefe da Seção de Operações GRAER/PR

  16. Voar para proteger e Salvar, sem dúvida a CIOPAER/Ceará demonstrou mais uma vez o quanto é nobre e importante sua missao, o quanto o helicóptero é atualmente uma ferramenta indispensável nas atividades de Seg Pública, e principalmente, o quanto é importante uma tripulaçao estar muito bem preparada para o cumprimento de qualquer operaçao aérea, e a preocupaçao com a formaçao e especializaçao dos integrantes da CIOPAER sempre foi e continua sendo prioridade no comando do CEL Monteiro, assim como também desse excelente instrutor MAJ Ronaldo Pires. Tenho a honra e satisfaçao de ter sido formado Piloto de Helicóptero no ninho das Fênix e desejo a todos os integrantes desta Coordenadoria sucesso e bons voos em todas as suas missões.
    Um abraço a todos!

    Helliton Silva-CAP BM
    Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas

  17. Parabens toda equipe do CIOPAER,pela coragem e determinacao nas missoes,ja tive a oportunidade de ver um resgate d vcs juntamente com a equipe de uti do Samu Ceara e fiquei facinada…PARABENS!!!!!

  18. Parabens para todos que fazem o Ciopare/CE, e que Deus continuem protegendo a todos que fazem a Aviação de Segurança Pública, o risco é altissimo, mais temos que combater a marginalidade do nosso país, continuem assim bons voos e felicidades.
    Nadjan Araujo -PE

  19. Primeiramente parabéns a todos os policiais que atuaram na ocorrência em destaque. Segundo, parabéns aos integrantes da aeronave que mesmo sob as condições às quais foram submetidos chegaram ao chão e estão vivos para continuar a defender a sociedade. Que tal fato faça todos os integrantes de unidades aéreas refletir: “voamos em situações extremas e SEMPRE propícios ao pior, afinal de contas, da mesma forma que nossa plataforma de observação nos proporciona a visibilidade privilegiada proporciona ao criminoso a facilidade de visualisar seu potencial alvo, a aeronave”. Não deixemos que a rotina de prisões e atuações sem a agressão por parte do infrator enfraqueça nossos maiores trunfos, o condicionamento, treinamento, atenção e técnica. Tenhamos sempre em mente que tudo pode acontecer a partir do momento em que os rotores passam a girar. Parabéns a toda a equipe!!! Att. Ten Tassinari – Comandante de Operações Aéreas – PMMG – BTL RPAer

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários