Helicóptero Hárpia 1 do CIOPAER/AC sofre acidente após caminhão bater nas pás

Anúncio

Acre – O helicóptero Hárpia 1, do Ciopaer/AC, sofreu um acidente quando um caminhão veio a colidir com as pás do helicóptero quando o mesmo iniciava procedimento para decolagem próximo ao Posto Correntão, no segundo Distrito de Rio Branco na manhã deste sábado, (18/01).

WhatsApp Image 2020-01-18 at 14.35.36 (2)

A tripulação do helicóptero era composta de quatro pessoas, sendo dois pilotos e dois tripulantes operacionais. Os tripulantes operacionais tiveram ferimentos leves e foram medicados no Pronto Socorro de Rio Branco, juntamente com o motorista do caminhão. Todos passam bem.

NOTA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ACRE

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em decorrência do acidente envolvendo o helicóptero Harpia 01, vem a público esclarecer que:

1. A aeronave estava em atividade, fazendo parte de uma operação orientada pela Secretaria de Segurança Pública, aliada à Operação “Fecha Fronteira”, com o foco de coibir ações criminosas na região do Segundo Distrito de Rio Branco. Com isso, o helicóptero se encontrava em um ponto estratégico que pudesse ter acesso a todos os bairros da capital de maneira rápida e eficaz.

2. O Harpia 01 se preparava para levantar voo em uma barreira policial que reduzia a velocidade de veículos. Havia um tripulante da aeronave realizando todo o procedimento de segurança para a decolagem, quando um caminhão modelo baú se aproximou do local e colidiu com uma das hélices, causando o acidente.

3. Todos os envolvidos no acidente estão fora de perigo ou risco de morte, houve apenas ferimentos leves. Dois tripulantes sofreram algumas lesões, foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco, juntamente com o motorista do caminhão e o passageiro. Todos estão bem.

4. Uma equipe da Sejusp está acompanhando todos os procedimentos a serem realizados a partir da perícia que deve ocorrer no local do acidente. Para os procedimentos cabíveis que atendem ao protocolo, já foram acionados os órgãos competentes como o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 7), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), bem como a seguradora da aeronave.

5. Por fim, vale ressaltar que toda a manutenção e documentação da aeronave encontram-se absolutamente regularizadas de acordo com a legislação vigente, bem como todos os contratos da seguradora estão em dia, sendo esta acionada pelo assegurado.

Rio Branco – Acre, 18 de janeiro de 2020.

Ricardo Brandão
Secretário de Justiça e Segurança Pública em Exercício

 

 

veja abaixo o vídeo do momento da colisão :

 

 

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde! NAO FOI O HELICOPTERO QUE COLIDIU COM UMA CAMINHAO!

    Foi o IMPERITO E NEGLIGENTE MOTORISTA CAMINHONEIRO QUE COLIDIU O SEU VEÍCULO CONTRA O HELICOPTERO EM MISSÃO POLICIAL…

    • Bom dia! Entendo que, se um motorista de caminhão, operando em um aeroporto, colide com uma aeronave a imprudência ou imperícia é dele, pois, para operar na naquele ambiente necessitaria de treinamento e qualificação. Neste acaso, a aeronave é que está operando em via pública, então as precauções devem ser tomadas pelos aeronautas, os quais, em tese, receberam treinamento para tal operação, principalmente em missão policial.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários