Leonardo desenvolve versão do AW169 com esquis

Anúncio

A Leonardo Helicopters está testando um protótipo do helicóptero AW169 equipado com esquis, no desenvolvimento de um kit que estará disponível para os mercados militar e comercial.

O protótipo da aeronave foi flagrado durante voos de teste equipado com os esquisa, bem como uma adaptação incomum para seu estabilizador horizontal, com as aletas verticais em cada extremidade curvando-se para dentro.

O AW169 deve receber skids como parte de um kit certificado. Foto de Marco Bianchi
O AW169 deve receber esquis como parte de um kit certificado. Foto de Marco Bianchi

“Os esquis oferecem mais uma opção para o mercado global, aproveitando a versatilidade excepcional e o potencial de crescimento do AW169”, disse um porta-voz da Leonardo em uma resposta por e-mail para comentários.

“A adição de esquis às opções personalizadas disponíveis do AW169 visa atender às necessidades do mercado nos domínios militar e do serviço público.”

Os esquis fornecerão uma terceira opção de trem de pouso para os operadores do AW169, seguindo o trem de pouso com rodas retrátil existente e o trem de pouso com rodas fixo.

Eles serão oferecidos como um kit certificado para clientes militares e comerciais. Os AW169s configurados com esquis já foram encomendados para tarefas militares e de segurança interna na Itália, acrescentou o porta-voz. O helicóptero multifuncional AW169 LUH do Exército italiano terá esquis, eles confirmaram.

Os LUHs italianos devem ser entregues em 2023. O porta-voz disse que outros operadores também pediram esquis, e o kit pode estar disponível antes disso.

Na HAI Heli-Expo 2014, Leonardo revelou o AW109 Trekker, que adicionou esquis à fuselagem do AW109. Certificada na Europa em 2017, a adaptação provou ser extremamente popular, com Leonardo vendendo mais de 70 da variante.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários