Leonardo Helicopters em posição de destaque para helicópteros aeromédicos de próxima geração

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Os operadores de emergência de saúde dos países mais avançados têm se alinhado progressivamente a um princípio formulado já em 1938, que estabelece que não é tão importante levar o paciente ao médico, ao contrário, levar o médico ao paciente tão rapidamente que possível. Hoje, muitas vezes, essa velocidade só é possível por helicóptero.

Num sistema moderno e eficaz de resposta às urgências e emergências médicas, a intervenção do helicóptero é, de fato, tanto mais eficaz quanto permite ao médico chegar ao paciente com todo o equipamento necessário antes que a situação se agrave de forma irreversível.

Leonardo Photo
Leonardo Photo

Hoje, os helicópteros dos Serviços Aeromédico Emergência (HEMS) são verdadeiros “hospitais voadores”. Suas tripulações podem iniciar o tratamento médico dos pacientes com o equipamento a bordo, estabilizar as condições médicas em voo e enviar parâmetros clínicos em tempo real via datalink para o hospital de destino mais adequado, que pode não ser necessariamente o mais próximo. Dessa forma, a equipe médica em solo terá todas as informações para agir imediatamente após o pouso, economizando tempo e garantindo aos pacientes uma maior chance de sobrevivência ou evitando danos permanentes.

Kent, Surrey & Sussex air ambulance AW169 interiors
Kent, Surrey & Sussex air ambulance AW169 interiors

Ao longo dos anos, os helicópteros mudaram para plataformas decada vez maiores para atender às necessidades de médicos e pacientes. As capacidades do helicóptero também mudaram: ele deve ser capaz de voar e realizar missões em todas as condições climáticas, em qualquer ambiente, no mar ou em altas montanhas, sete dias por semana, 24 horas por dia. Esses desenvolvimentos incluem mudanças nos requisitos para interiores de cabines aeromédicas devido à tendência global de aumento de peso e altura da população. Além disso, os avanços tecnológicos que estão impactando nosso dia a dia também mudaram tudo que gira em torno do atendimento em emergências e, consequentemente, a bordo de helicópteros EMS.

A Leonardo Heliocopters possui uma posição muito competitiva neste setor, graças aos helicópteros capazes de responder às necessidades de hoje e antecipar os requisitos futuros, projetados com o conhecimento de que os sistemas médicos e as missões de resgate estão em constante evolução. As cabines de helicópteros Leonardo têm um perfil muito regular, com muito espaço para equipamentos médicos. Bons exemplos são o AW139 e o AW169, que apresentam cabines amplas e regulares onde o paciente é colocado no centro, permitindo aos médicos e paramédicos acesso 360 graus e a possibilidade de utilizar todo o espaço disponível para o atendimento do paciente e o alojamento de armazenamento médico e equipamento.

AW169 EMS cabin interior
AW169 EMS cabin interior

O projeto da cabine também permite uma reconfiguração maior e mais rápida, com configurações que podem ser alteradas rapidamente de acordo com a missão e que, acima de tudo, podem ser equipadas com os mais modernos dispositivos médicos. Por exemplo, é possível instalar a tecnologia de oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), necessária em alguns pacientes com insuficiência cardíaca ou respiratória grave, ou o contrapulsor aórtico ou bomba de balão intra-aórtico (BIA), que permite ao coração bombear mais sangue e oxigênio aos tecidos do corpo.

O transporte e resgate de recém-nascidos também é facilitado pela possibilidade de instalação de incubadoras neonatais a bordo. Estão até em andamento os trabalhos para desenvolver, para um futuro não muito distante, um tomógrafo portátil que possa ser usado para dar um quadro clínico mais completo do paciente antes de sua chegada ao hospital.

AW139 EMS from Dino Marcellino
AW139 EMS from Dino Marcellino

As cabines foram projetadas pela Leonardo com a ajuda de profissionais que trabalham diretamente a bordo de helicópteros em operações aeromédicas, como por exemplo, Soccorso Alpino, que apóia missões de resgate na montanha verificando as condições do solo antes do pouso; a Associação Italiana da Associação Italiana de Ressuscitadores de Hospitais – Emergência em Áreas Críticas ( AAROI-EmAC ), que por lei disponibiliza pelo menos um médico, de preferência um anestesista-intensivista, para situações críticas; a Sociedade Italiana de Anestesia, Analgesia e Terapia Intensiva ( SIAARTI ), que se dedica à atividade médica e também à validação de procedimentos e definição de diretrizes para a atividade de resgate em solo e helicóptero; e, finalmente, a Cruz Vermelha Italiana, que disponibiliza médicos e enfermeiras para missões de resgate e que, na sua sede em Bolonha, possui uma cabine de um helicóptero Leonardo para a formação de médicos e tripulantes.

O treinamento é fundamental para as atividades de resgate de helicópteros. A Leonardo Helicopters investe muito em Crew Resource Management (CRM) para apoiar a integração entre todos os membros da tripulação. No site de Sesto Calende, a Leonardo está desenvolvendo um simulador para treinar todo o pessoal engajado nas missões: médicos, tripulantes e pilotos. É chamado de Simulador de Operações de Resgate de Helicóptero (HeROS), ocupa um hangar inteiro e é dividido em três seções.

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A primeira parte é em solo: a cabine de um helicóptero equipado com equipamento EMS para exercícios de familiarização e interação entre médicos, pilotos e atividades de coordenação necessárias durante as operações reais de voo. A parte central é uma cabine suspensa em um guindaste, para simulação segura das atividades de voo. Finalmente, um sistema de parede de escalada simula missões de salvamento com guincho em uma ambientes montanhosos.

Por último, mas não menos importante, o AW109 Trekker merece uma menção separada. Seu interior EMS foi recentemente certificado pela Federal Aviation Administration (FAA) e pela European Aviation Safety Agency (EASA). Muitas das atividades descritas até agora também podem ser realizadas a bordo deste helicóptero, apesar de seu tamanho relativamente pequeno. O Trekker é usado principalmente em mercados onde a necessidade de helicópteros maiores não é tão grande, como os Estados Unidos, onde a prioridade é “colher e correr”, ou seja: recuperação do paciente no local e transporte para o hospital mais próximo. A cabine do Trekker, no entanto, também dá ao pessoal médico acesso completo ao paciente, permitindo a realização de procedimentos como ECMO, BIA ou massagem cardíaca, ao contrário de outros helicópteros da mesma classe que possuem configurações de cabine menos espaçosas.

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