Maringá recebe helicóptero para resgate e transporte de pacientes

Anúncio

Paraná – O governador do Paraná anunciou que passou a funcionar no sábado (26) mais um helicóptero do Governo do Estado para uso exclusivo da área da saúde. Baseada em Maringá, a aeronave será utilizada em missões de resgate e transporte de pacientes, cobrindo a demanda de toda a macrorregião Noroeste do Paraná. O novo serviço aeromédico será inaugurado oficialmente em 8 de dezembro pelo governador.

Treinamento para profissionais que atuarão no helicóptero de resgate.Maringa,24/11/2016 Foto: Venilton Küchler

“Sabemos que o atendimento rápido e com todo o suporte necessário é fundamental para salvar vidas em situações de urgência e emergência. Cada minuto pode fazer a diferença. Por isso, investimos na nossa rede aeromédica, utilizada em casos que exigem rapidez e locais de difícil acesso”, destaca Richa.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, trata-se de um marco para a história da saúde pública do Estado. “O que era uma promessa de campanha, agora se torna realidade. Estamos ampliando um serviço que salva vidas e isso tudo se deve à coragem do governador Beto Richa, que foi ousado ao propor a criação dessa rede de transporte aeromédico”, destacou.

Com a implantação do serviço em Maringá, o Estado amplia a cobertura da frota aérea paranaense. A partir de agora, são três helicópteros (Maringá, Curitiba e Cascavel) e um avião UTI a serviço da saúde, com todos os equipamentos necessários para dar suporte a pacientes em situação crítica. Em dezembro, uma nova base deve começar a operar em Londrina, também com um helicóptero de uso exclusivo da saúde.

 

A aeronave de Maringá atuará em conjunto com a equipe do Samu 192. “Todo custo operacional será bancado com recursos do Governo do Estado. Em contrapartida, o consórcio que administra o Samu será responsável por manter os plantões dos profissionais à disposição do serviço”, detalhou Caputo Neto.

O helicóptero será deslocado para o atendimento de casos graves, que necessitam de intervenção rápida, ou em ocorrências cujos locais são de difícil acesso.

Foto:Venilton Küchler . Treinamento para profissionais que atuarão no helicóptero de resgate.

Para o coordenador da Rede Paraná Urgência, Vinicius Filipak, o uso de aeronaves para urgências e emergências melhora as condições de atendimento dos pacientes. “Será possível reduzir o tempo de resposta às ocorrências, aumentando as chances de sobrevivência da vítima e diminuindo o risco de sequelas”, explicou.

Com o novo helicóptero, sobe o número de municípios cobertos pelo serviço aeromédico. A aeronave tem uma autonomia de voo de 250 quilômetros, a partir de Maringá. Isso garante o atendimento das ocorrências do extremo Noroeste.

 

Nesta semana, médicos e enfermeiros socorristas que atuarão no helicóptero finalizaram o último curso de capacitação em transporte aeromédico. Os profissionais que vão compor a equipe se revezarão em plantões diários na base da aeronave, em um hangar no aeroporto.

Para o coordenador do Samu Regional, Marcelo Silva, que também é enfermeiro e fará parte da equipe do helicóptero, o treinamento foi importante para padronizar a conduta de resgate. “Em situações de emergência, cada minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Por isso, temos que estar preparados para agir de maneira rápida e objetiva”, destacou.

Outra função do transporte aeromédico é a transferência de pacientes graves entre serviços de saúde. “Muitas vezes, o hospital que faz os primeiros socorros não tem a estrutura ideal para atender aquele determinado tipo de caso. Desta forma, é preciso realizar a estabilização do paciente e deslocá-lo rapidamente à unidade especializada”, complementou Silva.

Foto:Venilton Küchler . Treinamento para profissionais que atuarão no helicóptero de resgate.

 

Fonte: Governo do Paraná.

1 COMENTÁRIO

  1. Caríssimos, sou um piloto de Resgate da Reserva da FAB. Pergunto se as tripulações dos senhores podem ser compostas por militares da reserva das Forças Armadas? ?? Caso positivo, gostaria de enviar meu CV aos senhores. Forte Abraço.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários