Mato Grosso anuncia compra de helicóptero Airbus H130 para o CBMMT
11 de junho de 2026
1min de leitura
CUIABÁ (MT) — O governador de Mato Grosso anunciou a aquisição de um helicóptero para reforçar as operações do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), a ser operado pelo CIOPAER/MT. O anúncio foi realizado no dia 25/05 durante a apresentação do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) para 2026
A nova aeronave deverá ampliar a capacidade operacional da corporação em missões de combate a incêndios florestais, resgate, salvamento e apoio a ocorrências em áreas de difícil acesso no estado.
Helicóptero anunciado pelo Governo de Mato Grosso deverá reforçar as operações aéreas do Corpo de Bombeiros no estado. (Foto: Estadão Mato Grosso)
De acordo com o governo estadual, o investimento faz parte das ações de fortalecimento da estrutura aérea utilizada pelas forças de segurança e resposta a emergências ambientais em Mato Grosso.
Reforço para operações aéreas
A futura aeronave deverá apoiar principalmente operações durante o período de estiagem, quando aumentam os registros de incêndios florestais em diferentes regiões do estado.
Além das missões de combate ao fogo, o helicóptero também poderá ser empregado em ações de defesa civil, transporte de equipes e apoio humanitário.
A aquisição foi feita via processo de inexigibilidade de licitação no valor de US$ 6.525.000,00 (R$ 32.425.987,50).
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.