NTSB: Acidente Fatal com Helicóptero de Talihina/EUA provoca mudanças

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O Conselho Nacional de Segurança em Transportes (NTSB) disse que a empresa que operava o helicóptero envolvido no acidente fatal de 2013 apresentou algumas mudanças, como consequência.

O NTSB liberou recentemente o seu Relatório Factual sobre o acidente, que aconteceu no dia 11 de junho de 2013, no Hospital Choctaw Indian em Talihina, Oklahoma, EUA.

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A queda do helicóptero matou o paciente que estava a bordo, Michael Wilson, de 49 anos, Bethel, Nova Iorque. Uma enfermeira de voo ficou com ferimentos graves, enquanto um paramédico e o piloto escaparam com ferimentos leves.

Segundo o NTSB, quando o Eurocopter AS350B2 operado pelo EagleMed chegou no Hospital Choctaw Indian naquela tarde para buscar o paciente e transferí-lo para St Francis em Tulsa, um outro helicóptero médico já estava no único espaço para pouso do heliponto do hospital.

O piloto, então, pousou o helicóptero em uma estrada próxima, segundo o NTSB.  Quando o helicóptero levantou voo às 18h:30m daquele dia, de acordo com o NTSB, a parte esquerda do seu rotor principal atingiu um poste de luz cerca de 175 pés de onde ele havia decolado.

O impacto fez com que o helicóptero perdesse o controle e caísse sob o seu lado direito, segundo o relatório. O helicóptero dirigia-se para o oeste quando o acidente ocorreu.

O NTSB disse que o piloto de 32 anos tinha um certificado de piloto comercial com classificação para aeronaves de asa rotativa e voo por instrumento. Ele tinha uma experiência em helicópteros estimada em cerca de 3.560 horas no total, com 88 horas, aproximadamente, em helicópteros AS-350, disse o NTSB.

Ele cumpria um cronograma de 12 horas por dia que havia começado cerca de 7h da manhã e havia pilotado dois voos antes naquele dia, segundo o NTSB. O piloto e o paramédico do voo foram testados para 11 tipos de drogas e álcool e todos os testes deram negativo, de acordo com o relatório.

O NTSB informou que o helicóptero estava equipado com um gravador de vídeo do cockpit, mas os investigadores disseram que ele não gravou nenhum vídeo durante o acidente. A EagleMed contou ao NTSB que tem monitorado os sistemas de vídeo instalados nos seus helicópteros desde então.

A EagleMed também contou ao NTSB que o acidente poderia ter sido evitado se o piloto tivesse seguido os procedimentos da empresa para identificar o obstáculo mais alto e subir acima dele antes de seguir em frente.

O NTSB disse que entrevistou dois pilotos de helicóptero de emergência médica mais experientes, que disseram que o procedimento ideal para a decolagem de um local que não seja um aeroporto é subir verticalmente acima de todos os obstáculos antes de seguir adiante.

O Relatório é o segundo de três relatórios que o NTSB irá liberar sobre o acidente. O relatório final é chamado de Relatório da Causa Provável e deve ser liberado em um ou dois meses.

Fonte: NewsOn6/ Reportagem: Richard Clark

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