O novo helicóptero R44 do Batalhão de Operações Aéreas da PM do Paraná será utilizado em ações policiais e instrução de voo

ENAVSEG 2018

Paraná – No dia 6 de junho de 2014, mediante atuação operacional das equipes do 11º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, na cidade de Campo Mourão, o helicóptero Robinson 44, número de série 10231, ano de fabricação 2003, foi apreendido em uma fazenda na área rural com grande quantidade de cocaína em seu interior.

Governador Beto Richa entrega 40 novas viaturas para a Polícia Militar e outras dez para a Polícia Científica, além de um helicóptero para operações aéreas. Participaram da solenidade: a vice-governadora, Cida Borghett; a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário- chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o diretor-geral da Polícia Científica, Hemerson Bertassoni Alves; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, cel. Maurício Tortato, entre outros. Curitiba, 05-02-18. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
O novo helicóptero R44 do Batalhão de Operações Aéreas da PM do Paraná será utilizado em ações policiais e instrução. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Em decorrência do emprego no tráfico de entorpecentes, a 1ª Vara Federal de Campo Mourão decidiu pelo seu perdimento em prol da União. Com isso, o Fundo Nacional Antidrogas, através do Termo de Doação nº 042/2016, de 22 de dezembro de 2016, transferiu o helicóptero para o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Com o recebimento do helicóptero, por não possuir rastreabilidade das manutenções e qualidade de funcionamento, o BPMOA realizou processo licitatório (Pregão Eletrônico nº 819/2016) a fim de restabelecer as condições de aeronavegabilidade, customização e modernização tecnológica da aeronave para o emprego operacional no Batalhão, sendo realizados investimentos na ordem de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

O novo helicóptero R44 do Batalhão de Operações Aéreas da PM do Paraná será utilizado em ações policiais e instrução. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
O novo helicóptero R44 do Batalhão de Operações Aéreas da PM do Paraná será utilizado em ações policiais e instrução. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Com a finalização dos trabalhos contratados, a aeronave passou a compor a frota do BPMOA, podendo ser empregada em ações e operações policiais-militares, bem como nas instruções de voo para a formação de novos pilotos.

O BPMOA pretender implantar em 2108 uma Escola de Aviação, cuja documentação se encontra em trâmite e avaliação na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Com todo esse trabalho e empenho que envolveu a União, o Judiciário Federal, o Governo do Estado do Paraná e a PMPR, hoje, o helicóptero Robinson 44 Raven II, matrícula PP-ADN, Falcão 07, passa a ser uma importante ferramenta em prol da Segurança Pública paranaense.

BPMOA/PR

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários