Patrulhamento aéreo reforça policiamento ostensivo em Alagoas

Anúncio

As ações de combate à criminalidade contam com o emprego do patrulhamento aéreo, feito por cinco helicóptero no apoio ao policiamento ostensivo nas cidades de Maceió e Arapiraca. Deflagradas na semana passada, com o lançamento do Plano Brasil Mais Seguro – Alagoas, operações de segurança vêm sendo realizadas pelo ar por helicópteros cedidos pelos governos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, além de mais duas aeronaves da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

No período de 15 dias, as aeronaves se revezam no patrulhamento aéreo em apoio às ações policiais diárias nas duas cidades, que estão sendo realizadas pelas forças de segurança, incluindo polícias Civil e Militar, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal.

“O Plano Brasil Mais Seguro tem como focos em Alagoas o aumento da segurança e a diminuição da impunidade. E para aumentar a segurança, reforçamos as ações policiais ostensivas com o apoio do patrulhamento aéreo”, disse o secretário da Defesa Social, Dário Cesar. Segundo ele, os resultados apresentados até agora são bastante positivos na prevenção da criminalidade.

Junto com o comandante da Polícia Militar, coronel Dimas Cavalcante, e do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, o secretário deu as boas-vindas aos militares da equipe de tripulantes, sediada na Academia da PM, no Trapiche. Dário Cesar comentou que o patrulhamento aéreo teria abortado a tentativa de assalto a uma agência bancária no bairro do Farol.

“O apoio de helicópteros no policiamento ostensivo é de grande importância para a segurança da população, porque em aproximadamente dois minutos, as aeronaves se deslocam para o local da ocorrência policial”, afirmou, acrescentando que, nos próximos dias, o patrulhamento aéreo também será estendido para outras cidades do interior com alto índice de homicídios.

De acordo com o coordenador da operação, major Ricardo Cruz (CBM/AL), as cinco aeronaves fazem diariamente o patrulhamento aéreo nas duas cidades. “As ações policiais com o apoio dos helicópteros vêm causando, sem dúvidas, efeitos positivos na área de segurança”, afirmou.

Dário Cesar informou também que a Helibras – empresa vencedora da licitação internacional – se comprometeu a entregar em dezembro o novo helicóptero adquirido pelo Estado. “A empresa garantiu ao Governo de Alagoas a entrega da aeronave no dia 14 de dezembro”, afirmou.

Fonte: PCAL.

3 COMENTÁRIOS

  1. Essas operações são muito importanete, mas não vai adiantar muito não! o gasto é muito grande e depois de várias prisões os meliantes estarão soltos, porque nossas Leis são frágeis. Os vagabundos e Pistoleiros desse Estado estará de volta ao seu nicho.

  2. Programa piloto do Governo Federal, o Brasil Mais Seguro prevê ações conjuntas de Perícia Criminal, Polícia Ostensiva, Polícia Judiciária, Operações Aéreas, Combate ao Crack, Desarmamento, entre outras.

    Destaque natural em qualquer ação de segurança pública, as Operações Aéreas com helicópteros têm demonstrado, acima e tudo, uma enorme integração entre as diversas unidades aéreas do Brasil.

    Gerenciada pelo DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS (DEPRO) da SENASP, a mobilização de aeronaves está amparada na Portaria Ministerial nº 1.302 de 29/06/2012 que criou o PLANO DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE AERONAVES E TRIPULAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA, um marco em nossa atividade.

    O sucesso das operações aéreas em andamento em Alagoas depende de muita gente e tem dezenas de patronos, a começar por cada Comandante/Chefe de Unidade Aérea que prontamente atendeu ao convite da SENASP para enviar helicóptero para Maceió.

    Parabéns a todos pela bela demonstração de INTEGRAÇÃO DAS UNIDADES AÉREAS DO BRASIL.

    Bons voos a todos!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    SENASP – Aviação

  3. Concordo em parte como o Sr. Marcus, mas alguma coisa tem que ser feito, a inciativa do Governo Federal é muito boa e talvez surta efeito num prazo bem menor do que se não houvesse esse aparato todo. Mas como aconteceu no Rio de Janeiro, quando os marginais saíram em fuga pelo morro, acredito que assim está ocorrendo com os principais bandidos que antes dominavam essas cidades e migraram pra outras cidades de Alagoas e quem sabe , para outras Brasil afora, esperando a oportunidade de cometerem crimes neste logais para onde migraram ou então esperarem “esfriar” pra voltarem aos seus habitat. A solução seria simples pra que isso não aconteça, os próprios amigos do glorioso Corpo de Bombeiro poderiam ajudar mostrando de uma maneira figurativa como se apaga grandes incêndios, que seria assim: Apaga-se as grandes labaredas e depois fazem a remoção de produtos que podem reativar o incêndio juntamente com resfriamento até ter certeza que não haverá mais o
    risco de incêndio.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários