Pescador ferido em alto-mar é resgatado pelo BAPM/SC.

Anúncio

Uma confusão em alto-mar terminou com uma pessoa gravemente ferida e deu início a uma incrível operação de resgate que envolveu a Marinha e o helicóptero Águia do Batalhão de Aviação da Policia Militar de Santa Catarina. O Salva-Mar de Itajaí recebeu o chamado para atender a um homem esfaqueado por volta das 7 horas da manhã de ontem 02/03/2010, acionando os Bombeiros Voluntários de Piçarras e São Francisco do Sul.

A vítima estava no barco pesqueiro Porto Régis, a cerca de 150 quilômetros da costa. Oscar Souza Ferreira, 46 anos, sofreu um ferimento por arma branca na região do abdômen o qual lhe causou uma evisceração o estado dele era grave. Ele foi agredido por outro pescador depois de se envolver em uma briga durante a madrugada.

Como a embarcação estava muito distante da praia, o helicóptero não teria condições para sobrevoar a região e efetuar o resgate. Foi informado o fato a Capitania dos Portos de São Francisco do Sul que, de imediato, acionou a Corveta Imperial Marinheiro da Marinha do Brasil, enquanto o barco de pesca se aproximava da costa. Os Policiais do BAPM de Santa Catarina orientaram os tripulantes da embarcação sobre como realizar os primeiros socorros. “Foi uma missão complexa e planejada que exigiu muita pericia de toda a equipe, e tivemos que sobrepor alguns limites para salvar uma vida”, explica o major Nelson Coelho.

Eles tinham apenas equipamentos básicos de socorro. No começo da tarde, quando a embarcação pesqueira estava a cerca de 28 quilômetros da praia, o Águia teve condições de decolar para o resgate. Um Policial da aeronave saltou na água e nadou em direção ao barco e começou os procedimentos para o socorro. Oscar foi imobilizado e colocado em uma maca especial para este tipo de resgate, conhecida como maca de ribanceira, e logo após, transportado, sendo içado pelo helicóptero por um cabo de resgate. Ele e o socorrista seguiram suspensos até descerem na Prainha, próximo do PA de São Francisco. Duas horas mais tarde, Oscar foi transferido para o hospital São José, de Joinville. Ontem à noite, o estado de saúde de Oscar era estável.

Serviço completo: O Tripulante que realizou o socorro deu voz de prisão para o pescador que cometeu a agressão e deixou o agressor sob custodia do Comandante da embarcação e determinou que a embarcação deslocasse à cidade de Itajaí, onde deveria se apresentar à Capitania dos Portos.

Tripulação que realizou resgate:

Cmt Aeronave: Major Coelho
Cmt Operações Aéreas: Ten Coronel Pontes
Tripulantes: Cb Delagnello /Sd Mello
Estagio Operacional: Ten Monteiro

Clique e veja as fotos do salvamento

 


Fonte e Fotos: Divulgação/Batalhão de Aviação da Polícia Militar


1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários