Pilotos da FNSP concluíram Estágio de Pilotagem Tática no CIAvEx

Anúncio

Pilotos da Força Nacional de Segurança Publica, em ação pioneira, concluíram no dia 06 de abril, com destaque, o Estágio de Pilotagem Tática (EPT) no Centro de Instrução de Aviação do Exercito, são eles: Ten Cel PMDF Ricardo Yamasaki Santiago e o Major CBMERJ Rammon Dias Pereira.

Participaram do EPT 2010, 20 (vinte) oficiais aviadores, dos quais 16 (dezesseis) do Exército Brasileiro, 02 (dois) da Marinha do Brasil e 02(dois) da Força Nacional de Segurança Pública.

O objetivo do estágio é habilitar o piloto a ocupar e exercer a função de Piloto Tático, no cumprimento de missões de combate, capacitando-o a:

– Executar a progressão em vôo tático, seja de aeronave isolada ou de aeronave compondo uma fração de helicópteros por ocasião do cumprimento de operações aeromóveis;

– Conhecer os fundamentos do Combate Ar-Ar, através de das técnicas de medidas de defesa contra ameaça aérea;

– Conhecer e praticar o tiro com o armamento orgânico axial da aeronave, utilizando-se da metralhadora .50 e de foguetes SBAT 70;

– Obter conhecimentos para a condução da aeronave em condições de vôo visual noturno para um balizamento tático sem equipamento de visão auxiliar.

Para atingir estes objetivos o estágio teve duração de 10 (dez) semanas envolvendo instruções teóricas e práticas. A teoria esteve dividida em 04 (quatro) disciplinas: Fundamentos da Pilotagem Tática, Armamento Munição e Tiro, Identificação de Sistemas de Armas e Emprego Tático da Aviação do Exército.

A disciplina Prática de Pilotagem Tática compreende as missões de vôo do EPT e está subdividia em duas fases: a 1ª, realizada em São Pedro d’Aldeia, compreende as manobras básicas e a 2ª fase compreendendo as pistas de terreno plano e montuoso. Além das instruções teóricas e práticas das disciplinas curriculares, o estágio aborda também palestras e reuniões de segurança de vôo voltadas para cada fase prática do estágio.

Por fim, não se pode deixar de mencionar o ponto culminante do estágio: o excepcional desempenho individual demonstrado por cada instruendo ao longo das diversas jornadas vividas proporcionando, dessa maneira, a todos, instrutores e monitores do CIAvEx, a certeza plena do desenvolvimento profissional constante que ainda há por vir por parte do agora PILOTO TÁTICO de nossa Força.

Aviação! Brasil!

Clique e veja algumas fotos do Estágio


3 COMENTÁRIOS

  1. Meus votos de congratulações aos aviadores pela conquista de um espaço nobre entre os melhores, uma grande conquista para todos os que voam nas asas rotativas da segurança pública nos mais diversos estados da Federação.

    Bons voos a todos os táticos.

    TC BM Paulo Rogério de Andrade Lima.

  2. Parabéns a todos que concluíram o curso…temos agora mais especialistas no combate aéreo, mais segurança no ar !!

    Ao Cel Yamasaki (GOA-PMDF) ,
    Meus votos de sucesso e a admiração de todos os tripulantes operacionais !
    Parabéns Comandante!

    (Considerações aos que permaneceram no céu)

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários