Qualidade do gasto público na Bahia: Análise da aplicação de recursos com segurança pública

Anúncio

               ANÍBAL PICANÇO BENTES

Investimento em Aviação de Segurança Pública é aferido cientificamente.

O penúltimo investimento público na aviação de segurança pública baiana teve a qualidade do gasto público aferida em trabalho científico. Através de uma monografia defendida no Curso de Gestão Pública com Ênfase em Financiamento Externo, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia,  o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Anibal Bentes, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia, buscou identificar se o convênio firmado entre a SENASP e o ESTADO DA BAHIA/SSP para financiar a compra do helicóptero PR HPM atingiu os efeitos desejados.

A monografia “Qualidade do gasto público na Bahia: Análise da aplicação de recursos com segurança pública” constata academicamente que o projeto de aquisição do 3º helicóptero do GRAER foi criteriosamente construído, que as metas foram determinadas e regiamente atendidas, e que os objetivos ditados pelo projeto foram atendidos, de maneira que comprovou  a eficácia no gerenciamento do gasto público.

É a primeira vez na história recente que há uma constatação acadêmica de que um recurso disponibilizado fora aplicado e atendera as premissas determinadas no projeto, sendo um ótimo indicador não só para o estado da Bahia, mas também para outras unidades da federação que desejem prospectar recursos no plano federal, bem como fora dele, para subvenção de projetos na área da aviação de segurança pública.Como significativa contribuição, no bojo do trabalho Bentes propõe um plano de monitoramento para as ações do GRAER, que logicamente pode ser adaptado a qualquer unidade aeropolicial. A ideia básica está centrada na construção e avaliação de indicadores, tema que apesar de fartamente discutido, na prática ainda é bastante raro na aviação de segurança pública brasileira.

Este é mais um singelo exemplo do vanguardismo do Estado da Bahia, materializado através da contribuição técnica, eficiente e comprometida de seus servidores.

RESUMO

Esta pesquisa analisa prováveis fontes para captação de recursos externos, internacional e nacional, necessárias às ações de segurança pública. Como caso de estudo, foi analisado a execução do convênio 483/2008 entre a Secretaria de Segurança Pública e a SENASP, para aquisição de um helicóptero para ampliação da frota do Grupamento Aéreo da PM/BA (GRAER) com recursos do PRONASCI. Ao final é apresentada sugestão de sistema de monitoramento e avaliação das ações do GRAER, de modo a perceber o retorno à sociedade do investimento realizado em aereopoliciamento.

Palavras-chave: segurança pública; aeropoliciamento; gestão; qualidade; gasto público; recursos externos.


Contato: [email protected]gov.br.


Clique aqui e leia a monografia


3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela iniciativa! Agregar valor ao serviço prestado pelo agente público ainda é novo para muitas Organizações, porém, aos poucos vão aparecendo aqueles gestores, mais focados com uma gestão de qualidade.
    A definição de alguns indicadores de gestão para o caso acima, vão sustentar o argumento de que a escolha de como gastar o recurso público, foi científica, alinhado a uma metodologia de emprego da aeronave (que será tão importante quanto a aquisição).
    Muito interessante essa preocupação com os indicadores de gestão e se for possível dá um retorno para gente dos resultados.
    Grande abraço e parabéns!
    Cap Baracho
    GRPAe SP
    PS: Me permita estudar essa monografia, pois o assunto muito me interessa.

  2. Caro CAP PM BARACHO.

    Satisfação saber do vosso interesse. Realmente esse tema é muito importante e foi tratado de forma academica por um estudioso fora do nosso mundo o que possibilitou uma visão externa =, sem eventuais paixoes ou visões pré-concebidas, o que retira eventuais argumentações dos anti-aéreos contra a tese. Fique a vontade para estudar o tema contar conosco para propor as informações que se fizerem necessarias. O autor se coloca a disposição no email.”Anibal Bentes ” .

    Tenha um bom dia.

    sds

    TC LAZARO
    CMT GRAER/PMBA

  3. O GRAER/BA já demonstrou ao Governo e para a população a importância do serviço aéreo na segurança pública, o investimento não se torna alto pelo custo benefício que traz a sociedade, mas infelizmente os gastos nem sempre são vistos desta forma, afinal todos estão vendo para onde vai o dinheiro público.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários