A Base de Radiopatrulha Aérea de Piracicaba foi palco de uma grande festa para um público bem especial – cerca de 500 crianças de entidades assistenciais de Piracicaba que, durante seis horas seguidas, dançaram, brincaram, pularam, pintaram o rosto, comeram, andaram a cavalo, assistiram a show de mágica e à apresentação do Canil da Polícia Militar, e entraram em aviões antigos.

O evento, denominado 2° QAP (Quartel Aberto ao Público), foi realizado no dia 02/12, com doações de empresários de Piracicaba e preparado pelo Comando da Base Aérea e voluntários. O momento mais emocionante, e que arrancou lágrimas de todos os presentes, principalmente os tripulantes do Águia, foi a calorosa recepção do pequeno Moisés, de dois anos e seis meses, ao Papai Noel. Sem enxergar nada – ele nasceu com deficiência visual congênita, segundo a mãe Helena Rocha dos Santos, 30 – o menino tocou o rosto, a barba e o cabelo de Noel com as mãos e depois deu um sorriso.

A reação do menino, ao tocar pela primeira vez naquele que é o símbolo do Natal, emocionou e arrancou lágrimas das pessoas. Helena, que esteve pela primeira vez no evento, a convite da entidade Avistar, elogiou.“Achei que foi muito bem organizado e exploraram de uma forma bem legal, porque tinha de tudo”, declarou enquanto dava sorvete para o filho. Kauê, 5, que é aluno do Nosso Lar, não saía de perto do helicóptero que ontem permaneceu na Base Aérea. Ele ficou à disposição do público mirim para fotos e, quem desejou, pode entrar na aeronave e olhar o painel. “Adoro avião”, disse o menino.

Yasmin Rocha, 5, distribuiu vários beijos e abraços às pessoas que estiveram no evento. De uma alegria contagiante, a menina, que tem Síndrome de Down, recebeu muita atenção do soldado Maciel, do Águia, e do bombeiro Querino. A mãe Lucivânia disse que gostou muito da festa. “Foi maravilhosa, como no ano passado”, lembrou.

GULOSEIMAS

Os organizadores da festa serviram cuscuz, pipoca, lanche e refrigerantes para as crianças. De sobremesa teve um freezer cheinho de picolés todos puderam provar quantos sabores quiseram. Pelo ambiente também foram espalhadas lixeiras e compartimentos para separação do lixo reciclável. A Base aérea é comandada pelo major Rachide e pertence ao CPI-9, que tem à frente o coronel Hélio Verza Filho.

DIVERSÃO

No pátio externo do hangar, foi estacionado um caminhão de combate a incêndio – do Corpo de Bombeiros – onde as crianças podiam entrar e acionar as sirenes. A atração durou o tempo todo. Para não correrem risco de se machucar, um bombeiro permaneceu o tempo todo dentro do veículo.

3º QAP será feito no prédio novo

O capitão Edgard Gaspar, subcomandante da Base Aérea, disse que no próximo ano o QAP (Quartel Aberto ao Público) será realizado no prédio novo, que está em construção e será entregue logo no primeiro semestre de2012. “Teremos um hangar bem maior e, com certeza, poderemos acomodar mais pessoas”, afirmou.

Ele disse ainda que, por se tratar de um evento sem fins lucrativos, e que atende crianças de entidades assistenciais, empresários de Piracicaba e região que estiverem interessados em colaborar doando gêneros alimentícios, presentes, produtos descartáveis, camisetas, para a terceira edição da festa, já podem fazer contato com o tenente Rasera na própria Base Aérea. O telefone é (19) 3434-8110.

Fonte: Gazeta de Piracicaba, por ANA CRISTINA ANDRADE.

Fotos: Ana Cristina Andrade e Nicole Gil.

Matéria enviada pela BRPAe Piracicaba.