Rotores coaxiais

Anúncio

Os projetos tradicionais de helicóptero usam um rotor principal para gerar sustentação e deslocamento, e um rotor de cauda para contrariar o torque aplicado à fuselagem. Outra concepção, conhecido como rotores coaxiais, utiliza um par de rotores de helicóptero montados um por cima do outro para produzir sustentação e deslocamento. O demonstrador de tecnologia Sikorsky X2 usa este projeto, assim como muitos helicópteros russos.

Para neutralizar o torque, os rotores giram em sentidos opostos, criando torques iguais e opostos, que se anulam e eliminam a necessidade de um rotor de cauda. O controle de guinada é conseguido através do aumento do passo coletivo de um rotor e diminuindo o passo coletivo do outro. Rotores coaxiais também reduzem os efeitos da dissimetria de sustentação, pois como eles giram em direções opostas, os dois lados do disco do rotor têm uma pá recuando e uma pá avançando.

Helicopter_Kamov_Ka-26_Main_rotor_head

Outra vantagem do projeto de rotor coaxial é uma carga maior para a mesma potência do motor. Como um rotor de cauda consome parte da energia disponível produzida pelo motor, com o design de rotor coaxial a energia extra fica disponível para levantar mais carga. Além disso, eliminando o rotor de cauda reduz-se o ruído, permite uma concepção mais compacta e aumenta a segurança em solo.

A principal desvantagem da concepção do rotor coaxial é o aumento da complexidade mecânica do sistema de rotor. Duas cabeças de rotor oscilantes e suas hastes de comando para ambos os sistemas de rotor têm que ser construídos no mesmo mastro, e que, em si, é mais complexo devido à necessidade de girar os dois rotores em direções opostas.

Contudo, isto é em parte compensado pela eliminação da complexidade de um sistema de rotor de cauda. Apesar de que o aumento da complexidade do sistema de rotor ensejar um aumento do risco de uma falha catastrófica, os helicópteros com este tipo de projeto tem um bom histórico de confiabilidade.

Fonte: AOPA (tradução e adaptação Piloto Policial a partir do original em inglês)

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários