RS garante a manutenção do serviço aeromédico do Samu

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Em reunião nesta sexta-feira (13) entre Secretaria Estadual da Saúde (SES) e representantes do município de Imbé, ficou acordada a manutenção do serviço aeromédico do Samu Estadual. A equipe de socorristas será remobilizada a partir deste sábado (14), sediada no Litoral Norte, e seguirá em atividade até o término do veraneio, em março. A partir do encerramento da temporada, será substituída por uma equipe própria da SES.

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O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, garantiu ao prefeito Pierre Emerin o pagamento do convênio pelo qual o município se encarrega de contratar a equipe de socorristas para o serviço aéreo. O pagamento de janeiro foi repassado ao município nesta sexta-feira, tendo ficado asseguradas as parcelas de fevereiro e o os dias a serem atendidos em março, até o término da Operação Golfinho.

O prefeito de Imbé esclareceu que a forma de pagamento hoje em curso é feita através do recebimento dos recursos do Estado pelo município, que o repasse é feito à Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE) e o consórcio contrata uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que efetua o pagamento dos salários aos profissionais. “É uma vitória de toda a população, especialmente agora no Carnaval”, disse o prefeito Pierre Emerim. Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Luís Henrique Vodovato e o deputado estadual Gabriel de Souza.

A equipe ficará de plantão das 7h às 18h, já que a aeronave não voa durante a noite. Acompanha o serviço aeromédico uma base específica do Samu, que ficará ao lado do heliponto de Imbé, com todos os equipamentos para a ambulância e o helicóptero.

O secretário Gabbardo também garantiu a continuidade do serviço após o veraneio. “Manteremos as atividades do atendimento aeromédico, com a transferência dessa aeronave hoje utilizada e dos novos helicópteros a serem incorporados (um deles já em Porto Alegre), não mais sediadas no Litoral, mas sim em Porto Alegre ou num local mais central do Estado, como em Santa Maria, conforme avaliação a ser feita com a nossa área técnica”, afirmou.

A equipe que fará esse atendimento será do quadro da Secretaria Estadual da Saúde, formada por médicos e enfermeiros. “Nesse período até o final do veraneio, será concluído o treinamento desses profissionais, que já são funcionários do Samu e farão uma capacitação para prestar o serviço com o helicóptero, o que terá um apoio da Aeronáutica”, acrescentou o secretário. Para o próximo verão, também já ficou acordado que o serviço voltará a ficar sediado em Imbé.

O uso do helicóptero para situações de socorro médico é definido em conjunto pelo médico que atende o paciente, o serviço para o qual ele precisa ser encaminhado e o responsável pela Central de Regulação Estadual, que é o médico que possui a autoridade para liberar o uso da equipe aeromédica, de acordo com as regras técnicas.

Novas aeronaves – A Secretaria Estadual da Saúde informa que chegou a Porto Alegre nesta última terça-feira (10) a primeira das duas novas aeronaves do Samu adquiridas em 2014. O helicóptero – modelo Augusta Westland 119 Kx – passará agora pelo processo legal de licenciamento, matrícula e autorização junto aos órgãos responsáveis. Por se tratar de uma aeronave fabricada nos Estados Unidos, é necessária que seja regularizada e nacionalizada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Antes de finalizados esses trâmites, o helicóptero não possui liberação para ser utilizado. A expectativa é de que a regularização esteja concluída em 60 a 90 dias. Além disso, o Estado deverá arcar com as despesas de impostos e taxas aduaneiros, que somam mais de R$ 2 milhões. A Secretaria da Saúde vai solicitar a liberação desse valor, de forma excepcional, junto à Junta de Coordenação Orçamentária e Financeira (Juncof), vinculada à Secretaria Estadual da Fazenda.

Acompanhará o trâmite uma comissão de recebimento da aeronave, formada por membros do Departamento Administrativo da SES e da coordenação do Samu Estadual, de acordo com o que prevê o contrato celebrado entre o Estado e a empresa Aeromot Aeronaves e Motores.

É intenção da Secretaria Estadual da Saúde ampliar e qualificar o atendimento de Urgência e Emergência, o que inclui o Samu aéreo e terrestre, serviço que abrange hoje todas as regiões do Estado. O Samu está presente em 160 municípios bases, que atendem um total de 264 municípios, cobrindo 9,5 milhões de habitantes ou 90% da população do Estado. Ao todo, 40 ambulâncias de Suporte Avançado e 187 de Suporte Básico estão em funcionamento, além de dez motolâncias e dez veículos de intervenção rápida.

Fonte: Governo do RS

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