Solenidade alusiva aos 02 anos de criação do BOA/CBMSC

Anúncio

Na fim de tarde da quinta-feira (02/02), foi festejado no hangar da empresa Helisul – Aeroporto de Florianópolis, o aniversário dos 02 anos de criação do BOA (Batalhão de Operações Aéreas) do CBMSC.

Com aeronave própria (que será entregue no início do mês de março), três pilotos comandantes de aeronaves, 7 co-pilotos, 22 tripulantes operacionais, 04 apoios solo e 02 mecânicos de aeronaves, o BOA é hoje uma das principais ferramentas utilizadas pela Corporação nos atendimentos emergenciais, principalmente às vítimas de acidentes de trânsito, onde a agilidade no tempo resposta faz toda a diferença.

O Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU) integra os serviços aéreos com uma equipe composta por 9 médicos e 9 enfermeiros, com experiência em suporte avançado de vida aeroespacial.

O evento serviu para homenagear algumas pessoas que contribuiram para que hoje vivêssemos essa realidade: Dr Dalmo – Sec. Estado da Saúde; Coronel BM Oliveira – Subcomandante-Geral CBMSC; Tenente Coronel PM Abreu – Comandante do BAPM; Tenente Coronel BM Luis Haroldo – Diretor de Logísitica e Finanças do CBMSC; Dr Alfredo – do SAMU; Sr Felipe – Superintendente INFRAERO FL; Sr Rafael Martini – Jornalista DC; Sr Carlos Damião – jornalista ND; Sr Maurício – Helisul; Dr Djalma – Coordenador SAER Policia Civil; Inspetor Tomazzi – Chefe NOA-SC PRF.

Na ocasião foram também homenageados os garotos: Amilton Max Gomes Neres, 12 anos – resgatado pelo Arcanjo 01 vítima de traumatismo craniano, após acidente de bicicleta; e Luiz Felipe de Almeida, 12 anos – o mais novo guardião da vida, que socorreu de afogamento o pequeno Renan, de apenas 05 anos, na Lagoa da Conceição.

Na formatura foi entregue uma caminhonete L200 que será o veículo de apoio solo do Batalhão, que também nos próximos dias receberá um caminhão para transporte de 3.000 litros de combustível de aviação – essencial para as operações fora do aeroporto, adquiridos com recursos do FUNCBM.

Ao final do evento os convidados foram recepcionados com um coquetel, que teve também um bolo comemorativo dos 02 anos de aniversário.

Detalhe: durante toda a formatura festiva o aniversariante ARCANJO 01 “Guardião da Vida” esteve ausente, só chegando ao final, para a alegria dos presentes. Porém, o motivo dessa ausência foi totalmente justificado: estava realizando o atendimento da ocorrência de nº 1.396.

Parabéns e vida longa ao BOA! – http://twitter.com/#!/ARCANJO_01

 Fonte: CCS do Cmdo-Geral CBMSC e BOA / Fotos: Sgt BM Sidney

11 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos amigos do BOA/SC. Fico muito feliz em testemunhar o
    avanço desta unidade. Unidade esta que cresce em segurança e competência
    Bons e seguros voos.

    Maj CBMAM Carlos Tupinambá – INVH
    CANAC 103386

  2. Parabéns aos nobres companheiros de Santa Catarina! Forte abraço ao Sr TC Edupércio pela excelência na administração! Bons voos!

    Farley, Cap BM
    BOA/MG

  3. Mais uma vez venho de público congratular o BOA/BMSC, pelo nobre e dignificante trabalho realizado nesses dois últimos anos em salvar vidas e prestar ao bom povo catarinense todo o apóio necessário, quando lhe for solicitado.

    Meus parabéns e bons voos aos meus amigos e irmãos catarinenses.

    TC BM Paulo Rogério de Andrade Lima (CBMRN).

  4. Primeiramente, parabenizo pela passagem dos 2 anos, pela visão empreendedora do Ten Cel Edupércio e de sua equipe, as conquistas vieram, hoje com o Arcanjo 01 próprio, quem sabe em breve com outros Arcanjos.
    A comunidade catarinense agradece, os que nos visitam também e a nós cabe o prazer de servir a todos, guarnecer sua segurança e estarmos presentes nos momentos em que o atendimento se faz necessário.
    Ao BOA e GRAU/SAMU parabéns, o mesmo aos promovidos a Cb, Márlio, Bittencourt, Aguiar e Luiz, que foram recompensados após muitos anos de dedicação a salvar vidas, mesmo com o risco das suas.

    “voar, pairar, salvar” assim se dedica os profissionais do BOA, GRAU/SAMU.

    Giovanni Matiuzzi Zacarias – Cap BM
    BOA/CBMSC

  5. Em tempo, gostaria aqui de parabenizar também ao Maj PMSC Ricardo, que muito nos auxiliou durante estes dois anos e continua a nos auxiliar, seja durante a realização de missões, seja na formação dos novos pilotos, que proporcionou a todos uma padronização durante as operações, estando em sincronia com o Cmt do BOA e hoje em retorno a sua atividade policial no BAPM e dos Cmt de aeronaves e também aqueles que passaram por esta unidade durante seus primeiros momentos, auxiliando como 2 piloto e em instruções de formação profissional.

    A todos que nos auxiliaram e continuam nos auxiliando, nosso muito obrigado e reconhecimento.

    Giovanni Matiuzzi Zacarias – Cap BM
    BOA/CBMSC

  6. Parabéns a todos do BOA/CBMSC,sou Catarinense e já vi algumas ações de combate a incêndio e salvamentos aqui na minha cidade(Itajaí-SC),e realmente impressionante o trabalho destes homens a frente deste Batalhão,salvando vidas.

    Parabéns a todos do BOA e do GRAU!

    Daniel Ramos.

  7. Parabéns a todos os integrantes deste valoroso Batalhão, fico muito contente em acompanhar o crescimento, sucesso, e principalmente a excelência desta querida instituição. sou muito grato a todos pelas grandes oportunidades que tive junto aos senhores, e também, se me permitem, sinto-me participante desta bela caminhada.

    Feliz Aniversário, Arcanjo.

    Sgt Cupka, Tripulante Operacional,
    GRAER, Paraná.

    OPERAÇÕES, AÉREAS!

  8. Parabéns a todos os integrantes do BOA/CBMSC pelos dois anos de operação. A cada dia, as unidades aéreas de segurança pública no Brasil têm provado que a utilização do helicóptero como uma ferramenta versátil e rápida é necessária para a eficiência e eficácia na prestação de serviço à sociedade. Toda a sociedade brasileira, em especial a catarinense está feliz e agradece a existência de um serviço tão essencial.

  9. Certamente é um de nossos companheiros Sgt BM Cupka, assim como o Sgt PM Panzarin, pois aqui nós tivemos a oportunidade de tê-lo como instruendo no curso de Tripulante Operacional.

    Grande abraço aos amigos paranaenses.

    Giovanni Matiuzzi Zacarias – Cap BM
    BOA/CBMSC

  10. Boa noite Srs (as),

    O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi criado pelo Decreto Estadual nº 2966, de 02 de fevereiro de 2010, ao qual compete as operações de busca e salvamento com aeronaves, e missões afetas aos bombeiros e defesa civil em todo o território catarinense.
    Neste período o BOA-CBMSC em parceria com o GRAU-SAMU, da Secretaria Estadual de Saúde, atenderam 1392 ocorrências, com mais de 1256 pessoas diretamente atendidas/socorridas, e 975 horas operacionais voadas.
    O BOA possui entre seus integrantes: 3 Pilotos Comandantes de Aeronaves da Corporação e 1 da PMSC, sendo 2 Examinadores Credenciados; 7 Co-pilotos; 1 Médico de Bordo; 22 Tripulantes Operacionais; 4 Apoios Solo; e 2 Mecânicos de Aeronaves formados no SENAI-SC e 3 em formação.
    O Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU) integra os serviços aéreos com uma equipe composta por 9 médicos (as) e 9 enfermeiros (as), com experiência em suporte avançado de vida aeroespacial.
    Este trabalho desempenhado ao longo de dois anos, possibilitou a aquisição de um helicóptero próprio, com investimento de 50% para cada Corporação (CBMSC e Secretaria Estadual de Saúde), sendo um modelo Esquilo B-2, ano 2003, que possuirá também farol de busca e flir, e que será entregue no dia 09 de março de 2012.
    Foram também adquiridos para equipar a Unidade Aérea, com recursos do CBMSC:
    01 caminhão de transporte de 3000 litros de combustível, e 01 camionete para transporte de equipamentos, que possibilitarão melhorar o atendimento fora de Base, principalmente em ocorrências que envolvam eventos climáticos e apoio as defesas civis dos Municípios e Estado.
    Ao longo de 2010/2011 foram adquiridos os seguintes EPIs e equipamentos: 10 coletes de sobrevivência no mar/selva com heedes; botas de vôo; luvas e macacões de vôo anti-chama; 01 desencarcerador, equipamentos de salvamento em altura e no mar.
    O Manual de Gerenciamento da Segurança Operacional (MGSO) da OBM foi recebido e aprovado pela ANAC em 2011.
    A capacitação foi desenvolvida e implementada com treinamentos periódicos das atividades operacionais afetas aos serviços de resgate aéreo, assim como com a realização de cursos para Pilotos, Tripulantes, e Apoios Solo Operacionais.
    A Diretriz Operacional nº 20/2011 que regula o emprego do uso de aeronaves na Corporação foi aprovada em 29 de abril de 2011.
    As ocorrências do ARCANJO podem ser acompanhadas on line por:

    http://twitter.com/#!/ARCANJO_01

    facebook: arcanjo01_sc

    Grato pelo apoio e incentivo dos amigos (as).

    Voar, Pairar, Intervir, Salvar!!!

    Florianópolis, fevereiro de 2012.

    EDUPÉRCIO PRATTS – Ten Cel BM
    Cmt BOA/CBMSC

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários