Uso de óculos de visão noturna em operações policiais aéreas

ENAVSEG 2018

RICARDO GAMBARONI
Coronel da Polícia Militar de São Paulo

Esse trabalho monográfico foi apresentado no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) da Polícia Militar do Estado de São Paulo em 2004 pelo então Cap PM Ricardo Gambaroni.

A pesquisa fala sobre o USO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA EM OPERAÇÕES POLICIAIS AÉREAS e abordou a evolução dos equipamentos usados no policiamento aéreo, dando ênfase ao surgimento e desenvolvimento dos chamados intensificadores de luz residual, ou óculos de visão noturna (OVN), seu emprego na aviação militar, policial e sua liberação para a aviação civil nos Estados Unidos.

Uso de óculos de visão noturna em operações policiais aéreas

O trabalho também aborda a fisiologia da visão no voo noturno, suas limitações e cuidados e detalha o funcionamento dos óculos de visão noturna, suas gerações, suas formas de emprego, seu uso complementarmente aos imageadores térmicos e quais as características técnicas que devem ser observadas para sua aquisição.

O objetivo da pesquisa foi demonstrar a eficiência dos OVN para poder delinear um programa de implantação e determinar o grau de segurança acrescido nas operações noturnas pelo seu uso.

Gambaroni concluiu a monografia, confirmando que os OVN aumentam a segurança e a operacionalidade das aeronaves policiais em emprego noturno; agregam eficiência, possibilitando emprego em situações antes inconcebíveis e possuem um custo compatível com o aumento da capacidade operacional das aeronaves.

Atualmente, no Brasil, a aviação da Forças Armadas, o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais e o Grupamento Tático Aéreo de Sergipe já utilizam esse equipamento. Nos EUA, além do emprego militar, esse equipamento é muito utilizado pelas forças policiais e principalmente por operadores aeromédicos.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários