Você já tem a “I.D.E.I.A.” do seu próximo voo?

Anúncio

I.D.E.I.A., do acrônimo I(nfraestrutura Aeroportuária), D(estino), E(nviroment/meio ambiente), I(nfraestrutura do Espaço Aéreo) e A(dotar), é um subprotocolo de um dos “Ps” do protocolo “5 Ps” de um treinamento em S.R.M. – Single Pilot Resource Management, que pode ser resumido como a melhor maneira de planejar e executar um plano de voo.

maxresdefault

Planejar é um exercício de pensar e antecipar as etapas para realizar algo. No aspecto pessoal chamamos isso de metas. No aspecto empresarial chamamos isso de plano de negócios. Na aviação chamamos isso de plano de voo.

Qualquer atividade na vida pede um planejamento. E na aviação não seria diferente.
Durante um voo existem componentes que não podemos gerenciar efetivamente, como a meteorologia, conflitos e prioridades no espaço aéreo, problemas técnicos (dentro e fora da aeronave), e pressões psicológicas embarcadas.

Assim, em qualquer plano de voo, além da análise do subprotocolo I.D.E.I.A., antes de realizar um voo devemos considerar “planos Bs” para enfrentarmos contingências que possam impedir que 100% de nosso plano de voo inicial seja cumprido.

Um plano de voo é uma estimativa de como o voo pode ser realizado, assim ele é desenvolvido antes do voo. Após a decolagem ele passa a ser um roteiro a ser executado/seguido, que poderá sofrer alterações devido à contingência a serem superadas como condições climáticas desfavoráveis, desvios necessários, mudança de locais de pouso, entre outros aspectos, que também poderão influenciar no combustível necessário para cumprir a missão.

Tenha sempre “planos Bs” para aspectos nevrálgicos que não podemos gerenciar com 100% de certezas. Temos vários exemplos em estudos de caso onde o plano de voo foi desenvolvido corretamente, mas com uma execução equivocada.

Ser um bom piloto tem a ver com a habilidade de ser um bom executante de um planejamento de voo, sabendo adaptá-lo à situações de contingências, esperadas ou imprevistas.

Um mau planejamento pode afetar a segurança de voo, mas uma má execução afetará certamente a segurança de voo.

Pense nisso!

Clique aqui e conheçam o conteúdo do treinamento em S.R.M. – Single Pilot Resource Management da AIRJOB Auditores e Consultores.

Fonte: Texto de autoria do Cmte. Antônio Mendes Neto, CEO da AIRJOB Auditores e Consultores. Saiba mais aqui.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários