Bahia – No dia 08/08, no hangar oeste do Grupamento Aéreo da PMBA, ocorreu a solenidade de formatura do VII Curso de Tripulante Operacional (CTO).

O evento teve a presença dos excelentíssimos, secretário da Segurança Pública, Dr. Marcelo Werner, comandante-geral da PMBA, Cel PM Magalhães, dentre outras autoridades.

O Ten Cel PM Taranto, comandante do GRAER, deu as boas-vindas destacando a alta capacidade técnica desenvolvida pelos formandos e a satisfação em entregar a maior turma já formada pela unidade.
Em seguida, o público presente assistiu a entrada triunfal feita pelos formandos, demonstrando técnicas de infiltração rápida, fast rope, rapel e camuflagem.

O VII CTO teve como finalidade habilitar nove policiais militares e dois policiais civis da Bahia, além de um policial e um bombeiro militares de Roraima, para o pleno exercício da função de tripulante operacional, dotando-os de conhecimentos técnicos para a aplicação em atividades de segurança pública e de defesa civil a bordo de aeronaves no espaço aéreo brasileiro, de forma segura.

Durante os 75 dias de curso, em 358 horas-aula, os participantes foram exaustivamente testados em seus limites físicos e psicológicos, sendo submetidos à familiarização de Teoria de Voo, doutrina de Segurança Operacional Aeronáutica, tecnologias, entre outros conhecimentos teóricos.

A extensa parte prática envolveu ações de choque, táticas urbanas e rurais, perpassando diferentes biomas por todas as regiões da Bahia.

Agora, devidamente preparados para atividades de alta complexidade com o uso de aeronaves, como tiro embarcado, salvamento aquático, resgate vertical e resgates/transportes aeromédicos, os concluintes estão aptos a participar de operações aerotáticas com aviões e helicópteros.

Após os pronunciamentos das autoridades e a mensagem emocionante do orador, os familiares e convidados confraternizaram-se no coquetel, servido no local da solenidade.