Águias 07 e 10 realizam apoio humanitário na região serrana do Rio de Janeiro

Anúncio

O GRPAe da Polícia Militar de São Paulo realiza apoio humanitário na região serrana do Rio de Janeiro. O GRPAe enviou dois Águias, o 7 e o 10.

O Águia 07 está tripulado com Cap Freixo, Ten Marcelo Ramos, Ten Augusto, Sgt Pulce e Sgt Ricardo. O helicóptero decolou do Aeroporto Campo de Marte/SP no dia 15 de Janeiro, sábado, às 12:25 local. A aeronave pousou em Jacarepaguá para abastecimento e recebimento de ordens e prosseguiram para Teresópolis. Tiveram dificuldades em chegar a Teresópolis devido às péssimas condições meteorológicas.

Saída de SP da Equipe do Águia 07

Em Teresópolis o helicóptero pousou na Granja Comari, onde se juntou ao Nacional 01 da Força Nacional de Segurança Pública, comandado pelo Ten Cel FN Rammon Dias. O restante da tarde passou todo fechado nas áreas atingidas, impossibilitando o apoio na parte da tarde.

No domingo, dia 16, a equipe iniciou a operação em Teresópolis e partiram para a região de Sumidouro e Conselheiro Paulino (Distrito de Friburgo). A equipe realizou o transporte de bombeiros em áreas de difícil acesso e transporte de alimentos e água potável às comunidades isoladas.

O abastecimento ocorreu no campo do 11º BPM de Friburgo, onde várias outras aeronaves de várias Forças estavam reunidas (PMERJ, CBMERJ, PCERJ, Marinha, PRF, entre outras).

Já no período da tarde, com a chegada do AGUIA 10, tripulada pelo Maj Falconi, Cap Paes, Cb Alexandre, Sd Andrey e Sd Rocha, a equipe do AGUIA 07 regressou a Teresópolis onde apoiou, principalmente, no transporte de Bombeiros e retiradas de corpos na Fazenda Viana (Teresópolis) e Campo Grande (Teresópolis), esta última totalmente arrasada.

Hoje, segunda feira, as equipes do GRPAe/SP estão concentradas em Teresópolis, apoiando em diversas missões. Em Teresópolis estão aeronaves da PMPR, IBAMA e EB.

A área de operação ficou no Clube Varzea F.C., com uma UAA do GRPAe dando suporte de combustível para as aeronaves que lá operam (AGUIAS, IBAMA, NACIONAL 01 e FALCÃO).

Confira algumas fotos da operação:


Fonte: Piloto Policial.


15 COMENTÁRIOS

  1. É MUITO CONFORTANTE VER OS CÓ-IRMÃOS ALADOS TOTALMENTE DISPONÍVEIS NO AUXÍLIO ÀS VÍTIMAS DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO.
    NESSES MOMENTOS É QUE VEMOS QUE NÃO EXISTEM FRONTEIRAS QUANDO O ASSUNTO É SOCORRIMENTO PÚBLICO, E QUE OS NOBRES GUERREIROS DO AR, INDEPENDENTE DO ESTADO FEDERATIVO QUE ESTÃO SEDIADOS,SÃO ETERNAS SENTINELAS AVANÇADAS AO “BEM SERVIR”.
    AOS IRMÃOS QUE DEIXARAM O CONFORTO DE SEUS LARES, PARA ENFRENTAR O DESCONHECIDO E O INUSITADO, FAÇO VOTOS QUE NOSSO BOM DEUS OS PROTEJA E QUE OS LEVE EM SEGURANÇA DE RETORNO AO SEIO DE VOSSAS FAMÍLIAS APÓS O CUMPRIMENTO DA NOBRE MISSÃO.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  2. Caro Capitão,

    Os KOALAS da PMGO, da PCGO e do BMGO, somente não estão aí, devido ao fato de burocracias inerentes a nacionalização das aeronaves, que deve ocorrer em breve.

  3. Primeiramente gostaria de parabenizar, meus amigos do GRPAe,por mais uma nobre missão…abraços a todos e que Deus os ilumine.
    Em Segundo lugar, gostaria de responder ao amigo que se intitula como “Capitão”, realmente não sei quantos KOALAS ou Quantos Esquilo, estão nessa Nobre missão, mas como os únicos Estados que possuem Koala são GO e SC, imagino que seja uma critica, não sei se ao Estado ou se as ACFTs, digo que Goiás não esta presente por motivos administrativos referentes a documentação das ACFTs, quanto a SC, imagino que tbm devem ter seus motivos, agora quando for fazer uma critica nobre ”CAPITAO” tenha ao menos a hombridade de se identificar, pois de anônimos o mundo esta cheio e nunca resolveram nada, pois só assim daremos importância aos seus comentários, por que do contrario iremos achar que Vossa Senhoria e ”CAPITAO da Helibras, ou CApitao da BELL, Capitão America ou Capitao de qualquer outra coisa, menos um Capitão de verdade.

    • Para melhor esclarecimento daqueles que não possuem todas as informações e sem polemizar, os novos helicópteros AW119Ke – Koala, adquiridos pelo Estado de Goiás e Santa Catarina estão em fase de regularização de sua documentação junto a ANAC. Esse processo é burocrático e necessita de vistoria técnica do pessoal da ANAC e depende de agendamento (quando solicitado, a vistoria é agendada, via sistema, para cerca de duas ou três semanas depois do pedido e a vistoria dura cerca de 3 dias). Depois da vistoria solicita-se ao RAB a emissão do Certificado de Matrícula e de Aeronavegabilidade e isso demora mais alguns dias, para ser otimista. A aeronave de Santa Catarina somente fará sua vistoria dia 26 de janeiro. Assim, essas aeronaves não estão ajudando porque, além das questões de habilitação dos pilotos (isso é outra questão burocrática) depende do trabalho da ANAC. Só isso ou tudo isso.

      Quanto às questões técnicas da aeronave devemos agir com prudência, pois precisamos aguardar sua operação para podermos, no futuro, tirarmos nossas conclusões.

      Bons Voos!

      Site Piloto Policial

  4. Caro Arantes,
    Se não fosse importante meu comentário, você sequer teria respondido querido. O Koala é uma máquina excelente, sem comentários no que diz respeito à helicóptero. Mas quero ver pousar na areia, na lama, colocar vítima ensanguentada dentro sem contar a maca atravessada que torna extremamente anti operacional (muito boa para remoções, MMI, etc mas para resgate em acidente é ruim…)
    Mas cada um voa o que necessita voar. Não creio que São Paulo, FN, MG entre outros se aventurem a perder sua operacionalidade com uma máquina muito boa mas para executivos, ou para quem que voos apenas de observação.
    No mais, grande abraço e bons voos. Só por favor, seja mais educado e técnico.
    Capitão América (gostei…)

  5. Parabéns aos Águias de São Paulo, assim como à todos que direta ou indiretamente estão nesta missão.
    Bons voos e que o Senhor guie suas mãos.
    Cap Machado

  6. Parabéns a todos envolvidos na missão, seja em solo, seja nos ares. Que Deus guie todos pelas veredas da luz e dê forças para continuarem salvando vidas.
    Parabéns aos amigos do GRPAe/PMESP!

    Agt PM Juan Berti
    CIEMER190 5ª RPM – PMSC
    -futuro piloto policial.

  7. Aos Meus Amigos “Águias” que apóiam as ações do Rio de Janeiro o meu respeito, o meu aplauso, uma vida salva justifica todo esforço.

    A dignidade da missão não está no resultado, mas nos motivos que nos levam a ela…

    Sigam com Deus e saibam que ficamos em São Paulo apoiando a nossa população, que também requer atenção, embora não na medida dos flagelados do Estado do Rio de Janeiro. Aqui houve ações importantes em São Paulo, Atibaia, Louveira, dentre muitas outras áreas castigadas pelas chuvas.

    Destaque-se a capacidade operacional do Corpo de Bombeiros do nosso Estado.

    Hervem Hudson Bozello
    Capitão PM – Cmt da Base de Radiopatrulha Aérea de Campinas/SP

  8. AW119Ke ou Esquilo não importa. Sempre serviram e bem a população de São Paulo, canso de ver resgates, apoio a soldados em solo. Tenho certeza que servirão e bem na ajuda as vitimas no Rio. Parabéns aos tripulantes do Águia 7 e 10.

  9. Vcs sao todos maravilhoso, prontos para ajudar a qualquer missao. Parabens a todos, principalmente ao Major Falconi, Rocha, Andrey, e que Deus protegem vcs a todo instante.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários