Atendimento de ocorrência com aeronave nos EUA

Anúncio

Depois de ter passado uma temporada de estudos e visitas a diversas unidades aéreas policias nos EUA (Los Angeles Police Department, Los Angeles Sheriff Department, Fresno County Sheriff, San Diego Police Department, 3 bases da California Highway Patrol, East Bay Regional Park District, entre outras), muitos me perguntam como é que eles atuam na atividade de aviação de segurança pública.

Ao explicar que o conceito de apoio aéreo americano é completamente diferente do brasileiro, fica difícil de entender o porquê.

O foco americano é ter uma aeronave voando sempre, seja ela um avião ou um helicóptero, para prover apoio as equipes de terra, com o máximo de tecnologia embarcada, serve como fator de maximizar o potencial do atuação operacional com o mínimo possível de pessoal.

Apenas para exemplo, a polícia municipal de Los Angeles (LAPD) mantém aeronaves permanentemente no ar e apoiam TODAS as ocorrências (leia o artigo da visita aqui), e em Fresno County Sheriff (leia o artigo da visita aqui) o efetivo “normal” de uma base operacional com um helicóptero disponível é de DOIS policiais de serviço, não tem telefonista, abastecedor, porteiro, nada, apenas o piloto, o TFO e mais ninguém de serviço!

E mesmo assim a eficiência de apoio operacional deles é surpreendente. Em relação a esse aspecto, recentemente achei um vídeo da San Juan County Sheriff’s Office Air Support Unit que exemplifica bem esse aspecto.

O vídeo foi gravado de uma câmera montada sobre o capacete do Tatical Flight Officer (equivalente ao nosso Comandante de Operações) e mostra um apoio aéreo da aeronave desde o seu início. Dá para ver o TFO tomando nota da ocorrência, inserindo o endereço da ocorrência no moving map, o deslocamento para o local e a forma como eles usam intensamente o imageador da aeronave mesmo de dia. Já no local do apoio, consegue-se visualizar a ocorrência tanto pela janela quanto pelo imageador da aeronave.

No momento da chamada, a aeronave estava a cerca de 7 km da ocorrência e levou cerca de 1 minuto e 46 segundo para estar orbitando no local em apoio a equipe de terra. Isso é eficiência !

Veja o vídeo:

Texto: Alex Mena Barreto / Vídeo: San Juan County Sheriff’s Office Air Support Unit (facebook)

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários