Avião do Bombeiro lança mais de 25 mil litros de água em incêndio no Parque Estadual do Araguaia

Mato Grosso – Bombeiros Militares combatem um incêndio desde sábado (19) no Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio, a 1.063 km de Cuiabá. De acordo com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros, o fogo foi identificado na sexta-feira (18) e já atingiu 1,2 mil hectares. Ainda não se sabe o que teria provocado o incêndio.

Avião do Corpo de Bombeiros sendo abastecido para combate ao Incêndio atinge o Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio (MT) (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)
Avião Air Tractor AT802F do Corpo de Bombeiros sendo abastecido para combate ao Incêndio no Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio (MT) (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso).

Segundo o BEA, a operação “Abafa Araguaia” começou neste sábado, por volta de 11h, com combate aéreo e terrestre. A equipe é composta por membros da ONG Aliança da Terra e 10 militares do Corpo de Bombeiros. Os brigadistas usam um avião Air Tractor AT802F do Bombeiro, equipado para combater incêndios florestais, além de caminhões e outros equipamentos.

O Parque Estadual do Araguaia é uma das maiores unidades de conservação de Mato Grosso, com 230 mil hectares, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). A reserva fica no município de Novo Santo Antônio e tem vegetação predominante composta de cerrado.

Incêndio atinge o Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio (MT) (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)
Incêndio atinge o Parque Estadual do Araguaia, em Novo Santo Antônio (MT) (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)

Após cerca de 25 mil litros de água lançados pelo avião no incêndio, o combate aéreo foi cessado no final da tarde de sábado (19) por questões de segurança, entretanto as equipe terrestres do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros e a ONG Aliança da Terra continuaram o combate da frente sul no período noturno para aproveitar a redução do vento, chamas e queda de temperatura.

Os trabalhos no sábado se concentraram na frente que possuía cerca de 3Km, por estar sendo favorecida pelo vento. Até o fim da tarde cerca 60% da frente foi extinta. No dia de domingo nas primeiras horas da manhã as equipes foram reposicionadas na frente norte, onde o trabalho demandou grande esforço das equipes.

Devido ao encontro entre os rios Araguaia e das Mores, formando o “Pantanal do Araguaia”, que durante o período de chuvas permanece meses alagado, as águas servem de berçário a diversas espécies de animais, entre elas, o peixe pirarucu, que está em extinção.

Confira as imagens feitas do avião do bombeiro no momento do lançamento de água nas chamas. Confira a visão do piloto durante o lançamento:

Com informações do G1 e CBMMT.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários