Canadá certifica o novo Bell 505

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A Autoridade de Aviação Civil do Canadá (TCCA) certificou o Bell Helicopter 505 Jet Ranger X, dando luz verde para iniciar as entregas do novo helicóptero monomotor.

bell-505-600x369A Bell já garantiu pelo menos 400 cartas de intenção de compra pela Ásia, Europa e América do Norte, conforme Mitch Snyder, Presidente e CEO da Bell Helicopter. Com a certificação em mãos, a Bell pode iniciar o processo de conversão dessas cartas de intenção em ordens firmes de compra. Snyder estima o preço básico do helicóptero em torno de US$ 1 milhão, não incluindo vários kits e opções, como ar condicionado, duplo comando, portas deslizantes e sensores de visão sintética.

A Bell iniciará sua produção com o ritmo de 50 aeronaves por ano em 2017 e aumentará essa taxa para até 150 por ano até 2018. Snyder estima que Bell levará um dia e meio para montar um 505 na taxa de produção estimada de 150 unidades. O projeto modular do helicóptero permitirá a rápida montagem do mesmo, ainda segundo Snyder.

“Nós projetamos para ser assim”, diz ele. “Trabalhando com nossa cadeia de suprimentos, estamos nos preparando para a alta taxa de produção, todos montados em Mirabel, no Canadá”.

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Lançado no Paris Air Show em 2013, o 505 foi originalmente programado para concluir o seu desenvolvimento até o final de 2015. O projeto foi adiado em parte por uma decisão de reposicionar o estabilizador horizontal para a extremidade traseira do cone da cauda.

O modelo JetRanger original da Bell – o 206 – popularizou o conceito de helicóptero monoturbina leve quando surgiu na década de 1960, levando a mais de 7.000 entregas ao longo de mais de 40 anos. No momento em que o 505 foi lançado em 2013, no entanto, a Bell havia saído do segmento de mercado de helicópteros leves com preço de cerca de US $ 1 milhão ou menos. Para recuperar sua posição no segmento, a Bell reciclou o sistema de rotor do 206L4 para o 505, com uma cabine redesenhada, um novo motor e um sistema de aviônicos Garmin G1000.

O novo Bell 505 equipado com uma turbina Safran Arrius 2R pode chegar a velocidades de cruzeiro de 125kt e transportar 667kg (1,470lb) de carga. Já a turbina Rolls-Royce 250-C47B/8, a mesma do Bell 407, pode chegar a uma velocidade máxima de 140kt e pode transportar 1,160 kg de carga (2,558lb).

Fonte: Flight Global

 

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