No início do mês de abril o CENIPA emitiu a Divulgação Operacional No 001/2013, seguindo as recomendações emitidas, em outubro do ano passado, pela EASA e pela FAA. Esse documento foi motivado por falhas prematuras dos semimancais laminados, proveniente de vibrações do rotor de cauda das aeronaves AS350B3e.
Por conta de diversos incidentes e acidentes ocorridos com essa aeronave decorrentes de vibrações excessivas no rotor de cauda, foram emitidas, dentre outras coisas, recomendações do fabricante e das agências de aviação no mundo, reduzindo as tabelas de velocidade máxima de operação e diminuição dos intervalos de tempo entre as inspeções visuais nos semimancais laminados.
Divulgação Operacional No 001/2013
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Fonte: CENIPA
A título de informação comunico que o Serviço de Apoio Aéreo da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, operador de um helicóptero AS-350B3e, prefixo PR-HPC, cumpriu integralmente as recomendações do fabricante, em especial a de não exceder a velocidade de 100 kt e verificação visual do rotor de cauda. A verificação ocorre após cada pouso, independente da duração do voo, não excedendo de tres horas o intervalo para a inspeção. Até esta data os componentes mencionados, semi-mancais laminados, permanecem integros. Conforme agendamento e solicitação da HELIBRAS, a aeronave está deslocando nessa terça feira, 09/04/2013, para Itajubá-MG, visando a realiza o “retrofit” do rotor de cauda. Del. Francisco Soares, Chefe SAA-DEIC-PC-RS.