Cessna 408 SkyCourier realiza primeiros testes de acionamento dos motores no solo

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A Cessna anunciou na ultima segunda-feira, 23/03, que realizou os primeiros testes de solo com o SkyCourier, seu novo bimotor turboélice utilitário, equipado com dois motores Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC, onde foi verificado o funcionamento do sistema de combustível e as interfaces com aviônicos e sistemas elétricos.

O bimotor turboélice SkyCourier aciona os motores pela primeira vez : sem concorrentes no mercado(textron )
O bimotor turboélice SkyCourier aciona os motores pela primeira vez : sem concorrentes no mercado(textron )

O primeiro SkyCourier, que havia recebido suas asas em dezembro do ano passado (2019), e seu conjunto de cauda no começo de fevereiro, ainda aparece nas imagens sem sua pintura.

O anuncio confirma que o programa do novo avião não sofreu atrasos significativos apos uma explosão destruir um hangar ligado ao projeto no final de 2019. Uma ruptura numa tubulação de nitrogênio teria causado o acidente que não provocou vitimas e nem afetou a aeronave.

“Os testes bem-sucedidos de funcionamento dos motores são um passo fundamental para provar a maturidade da aeronave e de seus sistemas enquanto nos preparamos para realizar o primeiro voo dela”, afirmou Chris Hearne, vice-presidente de programas e engenharia, “continuamos a cumprir cada marco importante em nosso cronograma de desenvolvimento e esperamos ter uma aeronave excelente para nossos clientes”, completou.

Cessna 408 SkyCourier

Alem do primeiro protótipo, o programa de certificação do Cessna 408 SkyCourier contará com outras cinco aeronaves de testes de voo e solo.

Após uma longa carreira de sucesso com o monomotor CARAVAN, a Cessna finamente decidiu lançar uma aeronave com características semelhantes, mas de maior capacidade.

Além do dois confiáveis motores PT6, o novo Cessna 408 SkyCourier possui asa alta e uma fuselagem retangular capaz de acomodar atá 6.000 libras (2.720 Kg) de carga, 19 passageiros ou então uma configuração mista.

O avião é capaz de acomodar uma fileira de três assentos na versão de passageiros ou três contêiner do padrão LD3 na versão cargueira.

Sem pressurização e voando a 7.620 metros de altitude, o bimotor não impressiona pelo desempenho: sua velocidade de cruzeiro sera de 370 km/h e alcance máximo de 1.667 km. Por outro lado, o novo Cessna será capaz de operar em pistas de até 1.000 metros de extensão e certamente terá um custo de operação baixo com tanta simplicidade e robustez esperada de um modelo com essas características.

O motor PT6 do SkyCourier em funcionamento (textron)
O motor PT6 do SkyCourier em funcionamento (textron)

Não é difícil que futuramente o SkyCourier torne-se uma figura conhecida no Brasil. Seu perfil operacional lembrá bastante outro bimotor turboélice, o Bandeirante, da Embraer, só que com a vantagem de ter um uso mais versátil.

A Cessna, no entanto, não revela a previsão do primeiro voo ainda. A Fedex é a cliente lançadora do modelo com 100 unidades encomendadas e que substituirão os Caravan e ATR 42 atualmente utilizados.

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