CIOPAER/CE apoia resgate de banhistas que ficaram à deriva no mar da Praia de Iracema

Anúncio

Ceará – Seis pessoas que ficaram à deriva, após uma canoa virar no mar da Praia de Iracema, foram resgatadas em uma ação conjunta de profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOAPER/CE) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O resgate dos banhistas foi feito, na manhã de quarta-feira (19/08), por içamento na aeronave Fênix 09 e com ajuda de uma moto aquática dos bombeiros.

Sem título

Por volta das 10 horas houve o acionamento via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para o resgate a um grupo de pessoas que estaria em caiaques em alto mar, próximo ao espigão da João Cordeiro, na Praia de Iracema.

De pronto, um helicóptero da CIOAPER/CE foi acionado para atuar na missão pelo ar. Enquanto por via terrestre, uma viatura de Salvamento dos Bombeiros já aguardava a chegada das vítimas na faixa de praia. Pelo mar, os guarda-vidas do CBMCE utilizaram uma moto aquática para dar apoio, assim como uma lancha da Capitania dos Portos, que também deu cobertura à ação.

O helicóptero da CIOAPER/CE se aproximou do grupo e um dos servidores se lançou ao mar, com um flutuador, para auxiliar no trabalho de içamento dos banhistas até a faixa de areia, utilizando a técnica McGuire. Quatro deles foram içados, enquanto os outros dois foram levados na moto aquática. Após resgate de todos, sem ferimentos, os bombeiros militares conversaram com as vítimas, que atribuíram o episódio a um vazamento em um dos parafusos do casco da canoa, o que teria desestabilizado a embarcação.

As vítimas revelaram que no momento a correnteza estava muito forte, assim como ventava muito. Eles utilizaram a própria canoa para ficar na superfície. Próximo a eles havia uma segunda embarcação, de mesmo porte, que voltou à praia e pediu ajuda na base fixa da Polícia Militar do Ceará (PMCE), localizada na Praia do Lido, no bairro Praia de Iracema. Imediatamente, os militares fizeram contato com a Ciops, que acionou o resgate da CIOAPER/CE e do Corpo de Bombeiros.

Veja abaixo no vídeo o momento do resgate:

Gabriel Siqueira, um dos resgatados pelas forças de segurança, conta que os amigos estavam todos de colete salva-vidas e relata que houve um imprevisto durante o percurso pelo mar. “A canoa virou e, infelizmente, a gente não conseguiu desvirar ela a tempo. Entrou muita água, e a gente acabou ficando à deriva. Não conseguimos retornar para a canoa. Então, a gente começou a usá-la de boia, e decidimos poupar as energias para aguardar uma ajuda”.

Após o susto, Gabriel agradeceu pelo empenho dos profissionais da segurança pública em resgatá-los em segurança e sem ferimentos. “Tenho muito a agradecer a competência e a agilidade, tanto do Corpo de Bombeiros quanto da Ciopaer, que enviaram ajuda com helicóptero, com barco, lancha. Trabalharam muito bem. (Eles) foram extremamente competentes e tiveram paciência para resolver o problema da melhor maneira possível. Muito grato ao trabalho deles”, elogiou.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários