Ciopaer/MT recebe novos equipamentos operacionais

Anúncio

Mato Grosso – Três novas caminhonetes Hilux passarão a compor a frota do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Os veículos serão destinados a base do Ciopaer em Cuiabá, Sorriso e para auxiliar operações no interior do Estado. O recurso de R$ 420 mil, que custeou as aquisições, veio do leilão de uma aeronave Cessna, de 1974, realizado em maio deste ano pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges). Os veículos devem ser entregues às unidades no início do próximo ano.

17e36478b3fee767596b95ffb1c32b0a

O comandante do Ciopaer, tenente-coronel PM Juliano Chiroli, disse que as novas viaturas são importantes para garantir a atuação do Ciopaer em todo o Estado. “Em nossas missões sempre precisamos de um veículo para apoio e com a efetivação desta compra, muitas das nossas dificuldades operacionais serão sanadas”.

Ainda segundo Chiroli, as aquisições não geraram gasto para o Estado, pois o recurso veio de um bem inservível. “Pegamos uma aeronave que não usávamos mais e fizemos o leilão. E deste retorno, conseguimos ampliar a nossa frota”, enfatizou.

A aeronave Cessna estava há cinco anos sem ser utilizada. A mesma havia sido substituída pela aeronave prefixo PP-HAR, apreendida em março deste ano com 350 kg de drogas. O destino do carregamento era o município de Cáceres (a 250 km de Cuiabá).

“Otimizar os recursos materiais e poder gerar incremento é a marca desta gestão. Nosso trabalho sempre foi realizado para promover avanços estruturais sem onerar os cofres públicos. Com isso, conseguimos melhorar nosso trabalho e prestar bons serviços para a população”, citou o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia.

De janeiro até 25 de dezembro, seis aeronaves foram apreendidas como parte das ações de repressão ao tráfico internacional de drogas. Estas ações resultaram na apreensão de mais de duas toneladas de entorpecentes. Os dados são do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o trabalho repressivo foi realizado com a integração das forças de segurança do Estado, a Polícia Federal (PF) e a Força Aérea Brasileira (FAB).

O Ciopaer opera em ações conjuntas com as forças de segurança, Polícia Militar (PM), Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec e Detran, visando atividades repressiva, preventiva e de salvamento. As atividades foram regulamentas pelo Governo do Estado em 17 de novembro de 2006, com o objetivo de centralizar em um único órgão o controle, operação e manutenção de aeronaves rotativas e de asas fixas empenhadas em atividades policiais.

Ciopaer1

Atualmente, possui o efetivo de cerca de 90 profissionais das Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros que atuam em funções como piloto, tripulante, mecânicos e serviço administrativo. Houve ingresso de 32 novos profissionais, após o investimento no curso para tripulantes em 2015, além de pilotos, equipamentos e reforço nos recursos para as operações. Em 2018 foi criada a primeira unidade descentralizada do Ciopaer no município de Sorriso. Já em junho deste ano, foi inaugurada o novo hangar do Centro Integrado, com mais de 4 mil metros quadrados.

Fonte: seguranca mt

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários