Tocantins  – Pilotos do Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (CIOPAER/TO) estão participando, nesta semana, do Treinamento Inicial (Currículo Solo) para novos pilotos da Unidade Aérea Pública (UAP). O curso com duração de 28 horas está sendo ministrado na Escola Superior de Polícia (Espol), em Palmas.

Ciopaer ministra treinamento para habilitar pilotos a voarem em Unidade Pública Aérea - Segurança Pública/Governo do Tocantins

Ciopaer ministra treinamento para habilitar pilotos a voarem em Unidade Pública Aérea – Segurança Pública/Governo do Tocantins

O treinamento consiste no cumprimento das diretrizes previstas no Programa de Treinamento da Unidade (PTU), aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para habilitação de pilotos na Classe HMNT (Helicóptero Montoturbina), referente à aeronave operada pelo Ciopaer, um Airbus H125, AS350B3+ (Esquilo B3).

O processo de concessão da habilitação de classe HMNT consiste em realizar 22 horas de Currículo de Solo (parte teórica), 5 horas de Currículo de voo (aulas práticas de voo) e voo com Examinador Credenciado pela Anac. Após esses processos, os novos pilotos estarão habilitados a voar como copiloto na UAP.

A aula inaugural foi prestigiada pelo diretor da Espol, delegado Ronie Augusto Esteves; e pelo coordenador pedagógico, escrivão Hélio Marques.