Corpo de Bombeiros/SAMU iniciam operação com helicóptero em Alagoas

Anúncio

A solenidade para entrega de equipamentos para área de saúde pelo Governo do Estado aconteceu na manhã desta terça-feira, 04/05/10, na Academia da Polícia Militar, Trapiche. Foram entregues pelo Governador de Alagoas, Teotônio Vilela, diversos materiais que auxiliarão hospitais e maternidades, como também pessoas com deficiências físicas. O SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) recebeu unidades de resgate para salvamentos e um helicóptero para o serviço aeromédico em parceria firmada com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

O serviço já começa a funcionar a partir desta data e contará com um piloto, um médico do SAMU e um tripulante do CBMAL. Esse helicóptero é de uso exclusivo para operação de resgates, com funcionamento das 07h às 17h pelos telefones 193 e 192. O motivo do não funcionamento durante a noite é a dificuldade no momento do pouso noturno.

O helicóptero será usado em atendimento inter-hospitalar (de hospital para hospital) em estado grave com necessidade de remoção, vítimas de acidentes automobilísticos graves, em locais distantes onde o socorro terrestre demore a chegar. Isso traz agilidade e um grande benefício em locais de escassez de meios terrestres, o que diminuirá muito o tempo resposta aos atendimentos.

A aeronave utilizada no serviço será o Esquilo 355 Biturbina. Segundo o Tenente Coronel André Madeiro, Piloto Chefe do Serviço Aéreo do CBMAL, o fato da aeronave ter dois motores torna a operação mais segura, uma vez que, em caso de falha em um dos motores, o piloto poderá pousar o helicóptero com segurança. Alagoas é o segundo estado da federação a operar um helicóptero desse porte em operações de salvamento, o primeiro foi o Distrito Federal.

Com o número de viaturas de resgate recebidas pelo SAMU, Alagoas terá uma viatura disponível a cada 30km, sendo o único Estado com esse aparato, despontando como referência nacional. Foram entregues, também, motocicletas para coleta de leite materno, uma moderna unidade móvel que funcionará como hemocentro para coleta de sangue, equipamentos para tratamento do câncer do colo uterino, Equipamentos de Proteção Individual para o SAMU, dentre outros.

O Secretário de Estado de Saúde, Herbert Motta, falou sobre a importância do serviço e da boa iniciativa vinda do Governo. “Todo o trabalho apenas se inicia com a entrega desses equipamentos e parabenizo aos profissionais que são os executores. Somos considerados agora um dos melhores do país, dito pelo próprio Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que é um dos mais bem equipados”, disse o Secretário.

De acordo com o Governador, Alagoas foi o Estado que mais teve redução na mortalidade infantil em 2009 e que isso se deve aos prefeitos que fizeram boa aplicação dos recursos fornecidos pelo Estado. “O importante é salvar vidas das crianças”, finalizou Teotônio Vilela.


Fonte: José Augusto ASCOM/CBMAL


Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários