Entrega do EC 145 para o GTA/MA (atualizado com fotos)

Anúncio

A primeira unidade do modelo EC145 configurada para missões policiais no Brasil será entregue nesta segunda-feira (13), em cerimônia em São Luiz do Maranhão.

Adquirido através de licitação promovida pelo governo do Maranhão, esta nova aeronave será utilizada em missões de transporte de tropa e cargas externas, intervenção rápida por rappel e fast rope, controle de rebeliões em presídios, combate a incêndios em áreas urbanas e florestais e busca e resgate em qualquer ambiente.

A aquisição da aeronave, que vai dar suporte ao trabalho do Grupo Tático Aéreo (GTA), é resultado de um convênio assinado pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), e Governo do Maranhão. O valor investido foi de R$ 14,9 milhões.

Missões

Além do policiamento diário, o helicóptero de alta performance também será utilizado nas missões do GTA que envolvem escolta e vigilância de presos, operações de erradicação de plantio de maconha, repressão a assaltos em agências bancárias, missões de resgate, apoio em combate a rebeliões no sistema prisional, e no transporte e salvamento de pacientes.

A aeronave é certificada para vôo por instrumentos monopilotado. Sua configuração tem especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.

Tem amplo espaço interno e excelente visibilidade. Capacidade para dois pilotos e mais 10 passageiros. Seu peso de decolagem de 3.585 Kg; carga externa de 1.500 Kg; velocidade de deslocamento de 246 Km/h; alcance de 680 km; motores biturbina; comprimento com rotores girando de 13,03m; comprimento da fuselagem de 10,20m; altura de 3,45m e diâmetro do rotor principal de 11m.

Existem apenas 300 aeronaves similares em atividade em 32 países. Para operá-lo, quatro pilotos do Maranhão – um policial militar, um bombeiro militar e dois policiais civis – viajaram para a Alemanha, onde foram treinados por especialistas da fábrica responsável pela construção do modelo, a fim de se capacitarem para o manuseio operacional da aeronave.

Reforço

As operações do Grupo Tático Aéreo receberão reforço do helicóptero modelo EC145. Vinculado à SSP, o GTA foi criado no fim de 1996, tendo sido regulamentado em 1998 com o objetivo principal de combater o crime organizado, e a partir disso surgiu a necessidade de implantação de um grupo especializado nesses tipos de operações no estado.

“Daí partiu a semente para a criação do GTA. Do anseio do governo e da própria sociedade, surgiu à intenção de formação de um grupo que desse suporte ao policiamento nas operações preventivas e repressivas, envolvendo os órgãos de Segurança do Estado”, diz Anselmo da Silva Azevedo, sub-chefe da seção de operações do Grupo Tático Aéreo.

Atualmente, o grupo conta com um efetivo de 44 profissionais especialistas em atividades áreas, terrestres e aquáticas, visando o enfrentamento do combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na capital e em regiões do interior. São 33 policiais militares, sete do Corpo de Bombeiros Militar, quatro policiais civis, tendo um agente federal como coordenador das operações.

O Grupo opera com três helicópteros Esquilo e três aviões, sendo dois modelos CESSNA C210 e 01 SENECA 3. O GTA atua também com um veículo blindado para intervenção tática, cinco viaturas, um caminhão tanque e um veículo descaracterizado. Utiliza armamentos, como fuzis 556, metralhadoras e pistolas ponto 40, lançador de granadas não-letais, escudos balísticos, materiais de atendimento pré-hospitalar, materiais para trabalhos em altura, materiais e armamentos individuais, entre outros equipamentos.

Confira as fotos do evento


Fonte / Fotos: Helibras / Secretaria de Segurança Pública-MA


9 COMENTÁRIOS

  1. Parabenizo o estado do Maranhão pela excelente aquisição, pelo ato paladino de inovar com uma aeronave de médio porte para a Aviação de Segurança Pública. Parabéns à Aviação de Seguarança Pública e ao GTA/MA.

    Maj Gonçalves
    Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública

  2. Uma excelente máquina para desenvolvimento das atividades de operações aéreas. A quantidade de potência disponível aliada aos acessórios farão com que esta aeronave seja referência na rotina dos grupamentos aéreos.

    Parabéns GTA – Parabéns Maranhão!

    SGT SOUZA LOPES – PMDF/FN
    MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE AERONAVES
    (INCLUSIVE EC145)

  3. O Estado do Maranhão, através do seu GTA, merece o reconhecimento de todo o pais pela INOVAÇÃO no tipo de aeronave utilizada em missões Aereas policiais.

    Com seu novo bimotor EC-145, o GTA do Maranhão iguala-se, em termos de aeronave, a diversos grupamentos aéreos de países do primeiro mundo, que prezam, acima de tudo, a SEGURANCA das suas tripulações e das pessoas sobrevoadas no solo!

    Que essa aquisição do GTA do Maranhão sirva de EXEMPLO para TODOS os demais grupamentos aéreos do Brasil!!

    Sucesso a todos e bons Voos!

    MAJ FN / PMERJ Rodrigo Duton – PCH
    AEAP / DFNSP / SENASP / MJ

  4. Infelizmente é a realidade – esse helicóptero não servirá a população desse que é o Estado mais pobre e o pior IDH do Brasil. –

    Comentário editado por viés político
    Administração do site

  5. É MOTIVO DE ORGULHO PARA TODA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL DO BRASIL, A CHEGADA DESSA BELÍSSIMA ACFT.
    PARABÉNS AOS AMIGOS E IRMÃOS DO GTA/MA POR ESSA CONQUISTA, E QUE NOSSO BOM DEUS CONTINUE A ILUMINAR VOSSOS VOOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  6. Para quem duvidava da IMPORTÂNCIA do emprego do EC 145 em missões de segurança pública e defesa civil, a aeronave do GTA foi acionado por nós da FORÇA NACIONAL e em 2 dias saiu do Maranhão e chegou ao local das tragédias na região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

    O EC 145 do GTA/MA foi de extrema utilidade nas operações de resgate de desabrigados, remoção de cadáveres, transporte de tropa e socorristas, entre outras missões desenvolvidas na região da calamidade.

    A grande capacidade de carga do EC 145 fez a diferença dentre tantos helicópteros AS 350 Esquilo envolvidos na operação.

    Mais uma vez deixo aqui registrado meus PARABÉNS ao GTA/MA que INOVOU na categoria de helicópteros a ser utilizado nas operações de segurança pública e defesa civil no país!

    Bons voos aos amigos do Maranhão.

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ / FN
    AEAP/DFNSP/SENASP/MJ

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários