FAB realiza Evacuação Aeromédica de gestante no Maranhão

Anúncio

Brasil – O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou, na manhã do último domingo (11/03), em conjunto com o Esquadrão de Saúde de Alcântara (ES-AK) e com o Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1° ETA), uma missão de Evacuação Aeromédica (EVAM).

A aeronave Caravan C-98 decolou às 8h do CLA rumo a São Luís (MA), transportando uma paciente gestante de 23 anos, em trabalho de parto e com o bebê atravessado no útero – o que os médicos chamam de apresentação fetal córmica – sendo indicado o parto com procedimento de cesariana, que não poderia ser realizado no município de Alcântara.

FAB realiza Evacuação Aeromédica de gestante no Maranhão
FAB realiza Evacuação Aeromédica de gestante no Maranhão. Foto Agência Força Aérea.

O transporte da gestante até o Hospital Benedito Leite, em São Luís, levou uma hora e foi acompanhado pela equipe do ES-AK.

O Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, ressalta que a unidade já efetuou diversas Evacuações Aeromédicas semelhantes em apoio à comunidade local, principalmente nos casos onde existe risco à vida do paciente. “A presença da Força Aérea Brasileira em Alcântara, por intermédio do CLA, é importante não apenas para o desenvolvimento de atividades espaciais na região, mas também para o suporte e integração da população local”, acredita.

1° ETA

O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo realiza, constantemente, missões de EVAM. No dia 4 deste mês, uma aeronave decolou às 9h de Belém (PA) com destino a Fortaleza (CE) para o resgate de uma senhora de 68 anos de idade, que apresentava um caso de fratura no fêmur, necessitando de internação cirúrgica no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG).

A tripulação pousou no aeroporto de destino às 17h35, onde uma equipe médica aguardava a chegada. “É muito gratificante saber que, no cumprimento da missão da Força Aérea, também transportamos assistência e momentos de grande felicidade a famílias como esta. Afinal, é a todos os brasileiros que devemos nossa razão de ser, existir e voar!”, ressaltou o Tenente Julian Dias Moreira, piloto da aeronave.

Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo realizou missão EVAM de Belém (PA) para Fortaleza (CE)
Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo realizou missão EVAM de Belém (PA) para Fortaleza (CE). Foto: Agência Força Aérea.

Agência Força Aérea.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários