Pará – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp/PA), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou, no dia 22/10, mais uma ação de apoio à saúde pública, garantindo o transporte rápido e seguro de um fígado destinado a transplante.

A operação, coordenada pela Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), envolveu a logística aérea entre o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, e a capital Belém, onde o órgão foi entregue para o procedimento cirúrgico.

A iniciativa integrou equipes da Segup, Sespa e CET, que atuaram de forma conjunta e sincronizada para assegurar que o órgão chegasse ao destino em tempo hábil e em perfeitas condições para o transplante. Esta foi a segunda operação de captação de órgãos realizada a partir do HRPC com o apoio do Graesp neste ano.

De acordo com o diretor do Grupamento Aéreo, Armando Gonçalves, o trabalho reforça a missão do Graesp de salvar vidas e apoiar ações essenciais da saúde pública.

“Nosso papel é garantir que o órgão captado chegue rapidamente e em condições ideais para o transplante. Cada minuto é crucial nesse tipo de operação. Este é o segundo transporte realizado este ano em parceria com a Central Estadual de Transplantes, em Capanema, e nos sentimos realizados por contribuir com algo tão importante: preservar vidas e dar esperança a quem aguarda por um novo órgão”, destacou.

Com atuação em todo o território paraense, o Graesp/PA mantém equipes de pilotos, operadores e profissionais de apoio prontas para atender a demandas emergenciais e humanitárias, incluindo transporte de órgãos, pacientes, equipes médicas e insumos hospitalares, reafirmando seu papel estratégico nas ações integradas do Governo do Pará em favor da vida.