Integrantes da Aviação de Defesa Social mineira são homenageados com medalha do mérito “Tenente Coronel João Batista”

Anúncio

Em solenidade realizada na manhã do dia 25 de Junho, integrantes das Unidades Aéreas do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil de Minas Gerais, foram agraciados com a Medalha do Mérito “Tenente Coronel João Batista”.

Instituída através do Decreto Estadual nº 44.540, de 11 de junho de 2007, a Medalha destina-se a agraciar o Bombeiro Militar, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

O evento faz parte das comemorações da Semana do Corpo de Bombeiros e ocorreu no Quartel da Academia de Bombeiros em Belo Horizonte.

“Ficamos felizes com o recebimento da comenda por integrantes da nossa unidade. O reconhecimento por relevantes serviços prestados ao Centenário Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é muito gratificante para todos nós”, afirma o Ten Cel Windson Jeferson, Comandante do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMG, que prestigiou o evento.

Foram agraciados com a Medalha o Major PM Didier Ribeiro Sampaio, Cap BM Farley Rocha Soares, 1º TEN PM Henrique Nunes de Souza, 2º SGT PM Jesus de Oliveira Borges e Investigador da Polícia Civil Carlos Vítor Serra Teixeira.

História da Medalha – União dos Militares de Minas Gerais

O Tenente-Coronel João Batista de Assis nasceu em 05 de maio de 1910, na cidade de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais. Ingressou na Polícia Militar em 29 de dezembro de 1932, exercendo a função de músico de 1ª classe, no então 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), sendo em 1936 transferido para o Corpo de Bombeiros. Integrando a Banda de Música, compôs (música e letra) a “Canção do Corpo de Bombeiros”, até hoje entoada nas solenidades da Corporação.

Com o mesmo empenho e zelo dedicou-se às atividades de Bombeiro, realizando diversos cursos e engajando-se em treinamentos específicos. Tornou-se, em pouco tempo, excelente profissional na Prevenção e Combate a Incêndios. A partir do ano de 1937 sua folha de serviços registrou inúmeros elogios, conseqüência de destacada atuação operacional.

Na noite-madrugada de 6 para 7 de junho do ano de 1961, irrompeu violento incêndio no Edifício Arcângelo Maletta, na Rua da Bahia, em Belo Horizonte. Ao tomar conhecimento do sinistro, o oficial dirigiu-se para o local, assumindo a direção dos trabalhos de combate ao fogo. Preocupado com a posição de risco dos operadores de linha, ali em ação, escapou-lhe que o fogo avançara pela estrutura de cimbramento em madeira (formas e escoramento) do 4º pé-direito, apoio para o nível de piso superior.

Ao transitar sobre a estrutura em chamas, seu corpo projetou-se no espaço, atingindo a cúpula da sobreloja, 12 metros abaixo. Socorrido e encaminhado ao Hospital da Polícia Militar (HPM), veio a falecer na tarde de sexta-feira, 9 de junho daquele ano, tendo sido, em vida, promovido ao posto de Tenente-Coronel por ato de bravura.

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos nobres integrantes da PMMG, CBMMG e PCMG.

    Homenagem mais que merecida a estes guerreiros que integram a Força Aérea Mineira.

    Um abraço especial ao nosso amigo, Cap. BM Farley, que nos tem apoiado na Rodovia Fernão Dias. As nossas equipes de resgate aplaudem essa merecida medalha.

    Att

    Daniel Neves Santos
    Coord. Médico Resgate Rodovia Fernão Dias

  2. PARABÉNS A TODOS OS AGRACIADOS COM TÃO HONROSA COMENDA, E EM ESPECIAL AO AMIGO FARLEY.
    QUE DEUS CONTINUE A ABENÇOAR VOSSOS VOOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92
    (O JURÁSSICO – KKK)

  3. Parabens aos homenageados . Eles trazem muito da personalidade do Tenente coronel João Batista , pela coragem, comprometimento com o trabalho, e sobretudo com a dedicação de servir ao próximo , ainda que em situação de risco da própria vida . Meu abraço especial ao Carlos Vítor .

  4. É mestre Romildo… Acho que não é somente vc o Jurássico na história… kkkk! Forte abraço e bons voos comando!

    Cap Farley, BOA/MG

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários