O EC 145 e o Grand Caravan do GRAer da PM da Bahia – Crônica de uma história bem contada

Anúncio

LAZARO RAIMUNDO OLIVEIRA MONTEIRO

Hoje me sinto feliz, realizado, um vencedor com a importante realização de mais um sonho. Se bem que não gosto muito dessa visão de sonho, pois me parece muito sentimental e megalomaníaco. Advogo mais para a visão de PROPÓSITO DE VIDA, alicerçado em objetivos sólidos, planejamento eficaz, visão de conjunto e foco no prestação de um serviço público de qualidade. ESTE É O MEU SIGNIFICADO PARA A PALAVRA SONHO.

Foi nesse diapasão que em comunhão com mais 08 oficiais da PMBA propusemos em 2002 e tivemos nossa PROPOSTA aceita para que a PMBA tivesse a sua Unidade Aérea de Segurança Pública, unidade especializada com elevado padrão de qualidade, profissionais comprometidos com a causa pública e foco no resultado.

Uma boa definição de objetivos, uma seleção criteriosa, coleta de dados junto a instituições e “águias experientes”, aquisição de equipamentos modernos e instalações adequadas, somada a uma assessoria eficiente, boa vontade política e alta dose de dedicação dos seus membros levaram à nossa criação em 08/11/2006 e início efetivo das atividades do GRAER/BA no dia 08 de dezembro de 2006.

No último dia 8 de dezembro completamos 6 anos, com mais de 7.200 horas de voo e mais de 5 mil missões atendidas, com resultados extremamente relevantes, a exemplo das cerca de 268 vidas salvas com emprego das asas fixas e rotativas do nosso GRAER. Tá tudo registrado lá no LIVRO DA VIDA, edição que fizemos e que possui os dados colhidos dessas vítimas até para que no futuro tivéssemos material que pudesse fomentar uma pesquisa que demostrasse o quanto eficiente é o socorrismo com emprego de aeronaves. Não precisou muita coisa, pois um levantamento feito recentemente mostrou que 90% dos casos em que atuamos a vítima teve sobrevida, e olhe que só participamos em ocorrências pesadas, graves, de alta complexidade.

Mas o que quero me reportar neste mês em que comemoramos 6 anos de GRAER da PMBA é a alegria de ver mais um PROPÓSITO (ou sonho) acalentado. Após criterioso planejamento, ações eficazes, trabalho de grupo, eis que o GRAER consegue atingir mais uma META da sua VISÃO DE FUTURO.

No dia de hoje eis que foram apresentadas oficialmente à sociedade baiana e porque não dizer brasileira, mais duas aeronaves adquiridas a partir de projetos fomentados, gerados, moldados, especificados dentro do nosso GRAER, aceitos por nossa administração, otimizados os recursos para sua aquisição, licitados na forma da lei (para nossa felicidade bastante rigorosa) e agora, finalmente entregues. Isso senhores e senhoras. Entregues no mês do nosso aniversário. Anuncio a todos que recebemos oficialmente o AVIÃO DE TRANSPORTE DE TROPA CESSNA GRAND CARAVAN 208 D e o HELICÓPTERO DE TRANSPORTE DE TROPA EC 145, por ocasião da solenidade de Lançamento da Operação Verão da PMBA 2012/2013, com a presença do nosso Governador do Estado, DR JAQUES WAGNER.

Quem é do “metié” sabe o que representa a aquisição dessas duas máquinas para uma ORGANIZACÃO DE AVIACÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA. São aeronaves de ponta, com alto grau de tecnologia embarcada, com uma série de opcionais que agregam valor e potencializam a capacidade operacional de cada uma delas, enfim, um conjunto positivo de instrumentos, de ferramentas para uma melhor prestação de serviço à comunidade baiana bem como a aqueles que nos visitam.

INFORMAÇÕES BÁSICAS

HELICÓPTERO EC 145: Fabricação Alemã – customizado no Brasil. Transporte de até 11 pessoas. Configuração multi-missão (segurança pública, defesa civil, resgate, aeromédico, transporte de tropa). Novo de fábrica. Investimento total = R$ 28 milhões.

CESSNA GRAND CARAVAN: Fabricação norteamericana. Transporte de até 11 pessoas.  Configuração multi-missão (segurança pública, remoção aeromédica interhospitalar, transporte de tropa).  Novo de fábrica. Investimento total = R$ 5,1 milhões.

Mas de que adiantariam as máquinas se não tivéssemos valores humanos capazes de extrair desse conjunto de ferro, alumínio e material composto o melhor que aquelas podem oferecer? Respondo. NADA!

Nesta esteira focamos não no produto, mas em uma solução que envolve um pacote completo, inclusive de treinamento e capacitação adequada a todos aqueles que diretamente estarão evolvidos na operação. Todos os pilotos (avião e helicóptero) estão aplicados no desenvolvimento de cursos e treinamentos inclusive no exterior. Olha só a “marra” dos Majores Reinaldo e Renato na AMÉRICA EUROCOPTER no Texas.

Mas a marra ficou só nessa foto. Vejam as demais eles pagando o maior vexame para controlar na mão o EC 145, aeronave que fala inglês com sotaque alemão. (risos).

Detalhe. Nossa adaptação ao voo foi VFR e IFR, sendo esta última precedida de quase 60 dias de TREINAMENTO PARA HABILITACAO IFRH feita na EFAI da nossa “Lenda” Comandante Bosco, tudo na forma contratualmente justificada, envolvendo todos os pilotos de helicóptero do GRAER de maneira a viabilizar de forma eficiente e segura a operação. E que ground viu? Suado. Olha a gente na sala de aula com o nosso instrutor Kalhil.

Vejam o que é aplicação aos estudos. O Major Muniz e os Cap Gouveia e Ednaldo almoçando em plena sala de aula na Flight Safety, em Wichita, no Ground do GRAND CARAVAN, onde fizeram também horas de simulador da máquina. A proximidade da realidade é tamanha que a ANAC admite o registro na Caderneta Indivisual de Voo (CIV).

Idem para o Treinamento de Mecânicos feitos no Brasil e também no Exterior. O “Subão” Ferreira pagou o maior vexame, junto com o Sgt Ivan no treinamento de Célula e aviônicos na Alemanha. Vexame com os assuntos e exigência do curso, mas vexame maior com frio de 5o graus abaixo de zero.

E nós onde ficamos? Não pagamos vexame algum? Hummmm deixe pra lá. A crônica é minha e agora com a chegada das máquinas é só felicidade. Veja a elegância na foto abaixo no dia do recebimento. (risos) Deus do CÉU. Está autorizada a impressão color e moldura, sem pagamento de royaltes.

O treinamento continua. Pelos menos até agosto deste ano, quando o calendário se encerra, tanto para avião como para helicóptero e aí andaremos com nossas próprias pernas, deveras alimentadas de forma sólida e coerente com a doutrina de padronização de procedimentos.

Obviamente que neste momento de grande felicidade não vou aqui postar as dificuldades que encontramos, mas apenas citar que elas existiram, foram grandes, inclusive internas, tudo superado com a benção do nosso Bom Deus Pai Todo Poderoso. “Às favas” todos aqueles que zombaram das nossas intenções. Deus está conosco, e com eles também, pois a energia negativa dos zombadores e incrédulos nos encoraja e nos alimenta para que continuemos firmes em nossos propósitos.

Aos meus amigos, aqueles que colaboraram com o sucesso desse propósito, meu MUITO OBRIGADO. Vou por dever de justiça emblematizar essa força positiva na pessoa do Cmte JOSILEI GONÇALVEZ. Obrigado Gonça. Você “é o cara” e saiba como você tem feito falta para nossa Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil.

E não precisa muito esforço para essa constatação, mas vamos a frente. LAUTERT, obrigado por tudo. Através de vocês saúdo e agradeço a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram.

Quero aqui fazer um registro também aos fabricantes das máquinas. Justiça se faça, um registro positivo. Não pelo cumprimento do dever em atender os seus contratos, o que inclusive é um dever, pois estão sendo pagos por isso. Não há filantropia, mas é importante que se registre que durante todo o período de gestão dos contratos com a CESSNA e com a HELIBRAS a relação foi intensa, produtiva e positiva de ambos, personalizada na relação direta, proativa e profissional com o Cmt Ayres e o Sr Kleber pela HB e o Danilo e o Humberto pela CESSNA/TAM (sem esquecer do Leonardo, é claro). Através desses quero agradecer a todos os prepostos diretos e indiretos dessas empresas que com seus esforços trabalharam duro para que nossas aeronaves fossem entregues dentro do especificado. 

Esperamos que desse casamento que se materializou no momento em que tais fornecedores venceram os respectivos certames licitatórios, suceda e perdure uma relação de forma também intensa, porém duradoura. Que os nossos debates sempre cheguem a um lugar positivo, que os conflitos sejam superados e que o interesse público se sobreponha aos interesses individuais.

Quero aqui agradecer a Deus, a minha família, em particular a minha Esposa Luciana pelo amor e compreensão e um recorte especial de agradecimento àqueles que servem sob minhas ordens no GRAER pela compreensão, desprendimento, dedicação e integral apoio a causa pública.

Aos meus superiores pelo apoio inconteste e a todos aqueles que acreditam que a nossa aviação pode sim a cada dia galgar um lugar mais alto. A todos o nosso muito obrigado.

GRAER 6 anos de serviço bons prestados a sociedade da Bahia.

A V I A Ç Ã O !


Autor: LAZARO RAIMUNDO OLIVEIRA MONTEIRO – TEN CEL PM. Oficial Superior da PMBA. Comandante do GRAER. Piloto Comercial de Helicóptero. Elemento Credenciado de Prevenção de Acidentes. Entusiasta da Aviação. Nascido na Cidade Baixa – Massaranduba. Filho de Dona Lindaura. Pai de Larissa Lúcia. Marido de Luciana. Ex-Aluno do Colégio da PMBA. Um Homem feliz e realizado.


27 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos integrantes do Graer Baiano, ao povo da Bahia, e parabéns ao Cmt Lázaro pela direção de todas essas conquistas. Muitas felicidades e bons voos!

  2. Falar do Ten Cel Lázaro é algo muito prazeroso, pois a dedicação deste militar que tem uma visão empreendedora, que está sempre em busca de novas soluções para a segurança pública baiana, em breve teremos mais novidades oriundas deste verdadeiro “ninho de idéias” que é o GRAER da PMBA. CMT Lázaro, mantenha esta proa, grande amigo e inspirador.
    “O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo”.
    Antoine de Saint-Exupéry
    Cap PMBA Arlindo Bastos.

  3. Parabéns ao GrAer por mais esta vitória. Queremos em breve ter o EC-145, operando conosco na Chapada Diamantina. Com uma GCIF composta por 10 bombeiros e lançados rapidamente na linha de fogo, não haverá incêndio florestal que nos resista!
    Que Deus os abençoe e os proteja diuturnamente.

  4. Caro Ten. Cel. Lázaro e demais comandantes e tripulantes do GRAer/PMBA,

    Com vaidade, posso dizer que já tive o privilégio de utilizar as instalações do GRAer/PMBA e poder contar com o apoio incondicional de toda a equipe ali baseada. O cumprimento de nossa missão em terras baianas teve pleno êxito e não há dúvidas de que boa parcela dele decorreu do conforto e segurança que nos foram proporcionados naqueles hangares.
    Na oportunidade, pude relatar ao Ten. Cel. Lázaro minha “boa inveja” (se é que isso existe…) pela infraestrutra de suas instalações e, mais do que isso, pelo sentimento de unidade e perseverança que todos ali demonstravam em torno de um objetivo comum: o melhor atendimento possível à sociedade.
    Agora, recebemos a notícia de que mais dois daqueles “sonhos” – ou “propósitos de vida”, não é Lázaro? – se concretizaram, premiando, assim, quem nunca fugiu da busca de seus sérios objetivos. Sabemos que tudo que está acontecendo hoje é fruto de IMENSO e CONTÍNUO trabalho de muito tempo atrás.,. E que os novos meios aéreos só irão aumentar a responsabilidade da PMBA perante sua gente, portanto, o trabalho nunca tem fim!
    Parabéns, GRAer/PMBA, por continuar sendo um modelo para a Aviação Brasileira de Estado!!!

    Forte abraço e bons voos!
    LEANDRO CALAZANS LEAL
    Auditor-Fiscal da RFB
    PCH

  5. Parabens a todos que fazem parte do GRAER da PMBA,figurados pelo Cmte. Lázaro. Principalmente pela aquisição do Grand Caravan que sem duvida nenhuma será um instrumento que vai atender da melhor forma à população da Bahia.

  6. Muito boa história!!
    …enfim, ela se baseia em engajamento, capacitação, treinamento e vontade de operar uma máquina!!!
    Parabéns ao integrantes dessa corporação!!
    …o exercício do aprendizado é pra sempre…
    …o treinamento constante…
    Abçs!
    Luis Martins – Insp. Mnt. Força Aérea Brasileira

  7. Parabéns a todos os meus amigos do GRAER PMBA. Com uma liderança dessas vocês estão em boas mãos. Parabéns ao TC Lázaro que dá demonstrações de liderança, empreendedorismo, profissionalismos e apoio aos seus subordinados. Rogo a Deus que estas posturas reverberem pelo Brasil inteiro.

    Fraternal abraços

    Carpes

  8. Parabéns ao TC Lázaro e toda sua grande equipe. O GRAER PMBA é o retrato de um time eficiente e eficaz, serve de exemplo positivo à todo Brasil. Como aviador estou extremamente orgulhoso pelas conquistas alcançadas, pois pude acompanhar de perto o intenso trabalho. Forte abraço do amigo e parceiro.

  9. Parabéns! Parabéns aos amigos do GRAER; ao povo baiano, maior beneficiado; ao sr. TC Lázaro, pela dedicação à causa da AvSeg Púb e pela garra. A Bahia nos mostra como, em tão pouco tempo, um serviço de excelência pode ser oferecido. Aos amigos Hérlon, Agno e Ivan um forte abraço. Que Deus vos abençoe!

  10. Prezado Lázaro, esta conquista é do Brasil, pois mais uma vez a Aviação de Segurança Pública prova que tem capacidade de realizar de forma planejada o previsto para os grandes eventos. Fico feliz pelo legado deixado em minha gestão como presidente do CONAV ( 2008-2011 ), hoje extinto pela falta de visão e falta de espírito público. Mas quando falo em legado, não falo em equipamentos, mas em capacidade de desenvolver a atividade aérea, sem a ajuda do governo federal, hoje nossos unidades aéreas são independentes, profissionais e auto-sustentáveis, onde utilizam seus recursos estaduais de forma otimizada em benefício de sua população. Somos hoje homens livres, e ninguém nos impedirá de crescer. Parabéns à PMBA, onde fiz CAO em 2005 e pude contrinuir um pouco com o GRAEr, ainda embrionário. Parabéns à Aviaçaõ de Segurança Pùblica e de Defesa Civil do Brasil, ou apenas Aviação de Estado, pois como um dia profetizei: “Seremos a melhor Aviação de Segurança Pùblica do mundo”, e com o exemplo do GRAEr-BA estamos sim no caminho certo.

    Deus abençõe ao bahianos e um Feliz Natal e brilhante em 2013.

    TC Gonçalves – PMDF
    DIPRO/PMDF

  11. Parabens aos companheiros do GRAer-BA pelas novas aquisições, abraço aos compnheiros nosso eterno Xerifão do CEMASFA “Subão” Ferreira e ao Sub Xerife 1ºSgt PM Ivan, sucesso a todos e grande abraço.

    CBPM Oliveira-GRPAe/Base Praia Grande/SP

  12. Amigos da Bahia, o que falar neste momento…
    Parabens, Parabens e Parabens…
    Esse é o resultado de um trabalho serio e desprovido de sentimentos pessoais.
    O GRAER/BA, mostra mais uma vez, que o importante é todos remarem na mesma direçao… Esse é o segredo do sucesso…
    TC LAZARO parabens pelo papel fundamental de timoneiro dessa equipe tao profissional.

    Um abraço a todos.

  13. Tenente Coronel e Comandante Lázaro:
    Parabenizo a você e toda a sua equipe por essas importantes aquisições no âmbito operacional e estratégico do GRAER da PMBA.
    “Sonhar, ou ter um propósito de vida, não custa nada…”
    Um grande abraço aqui do Sul.

  14. Cmt Lázaro, agradeço imensamente a referência feita ao meu nome e ao do meu irmão Ten-Cel Gonçalves, mas todos sabemos que fomos apenas indutores de uma política e cabia a todos a responsabilidade por sua execução. Infelizmente a política foi descontinuada e transformada em discursos improfícuos, repletos de falácias e sem qualquer resultado para a sociedade, onde é defendida somente a questão de “poder” sem se preocupar com o desenvolvimento de todos, mal produzindo papéis que sequer podem ser usados para higiene.
    Posso dizer, sem titubear, que a aviação da Polícia Militar da Bahia começou certo, manteve-se certo e continua se aperfeiçoando certo, como um belo exemplo de como deve ser gerida uma aviação de segurança pública. Tive a oportunidade de conhecer várias unidades aéreas ao redor do mundo e posso afirmar que a PMBA tem, atualmente, uma das melhores unidades de aviação de segurança pública deste planeta (senão a melhor).
    Da mesma forma, por ter acompanhado a trajetória do GRAER/PMBA, posso afirmar que a liderança de ‘vosmicê’ foi o fator singular que proporcionou todo esse desenvolvimento, pois, com a benção do Maior, soube conduzir como ninguém uma excelente equipe ao sucesso absoluto.
    Ainda vou até a Bahia e quero compartilhar o comando no EC145 com vocês, rsrsrs
    Parabéns novamente, bons voos e que continuem sempre nesse correto caminho, desenvolvendo e crescendo cada vez mais a aviação de segurança pública.
    Especial congratulação a você, Cmt. LÁZARO, meu amigo e companheiro de lutas, que foi o grande responsável por toda essa realização.
    Forte abraço à todos do Graer/PMBA.
    Lautert

  15. Caros amigos.. Agradeço as diversas manifestações expressas. Compartilho com todos esse feliz momento da nossa PMBA na esperança que novas conquistas venham a ocorrer com todos . Muito obrigado e tenhamos todos um Natal de muita Paz e um Ano Novo repleto de grandes realizaçoes e sonhos (ou propositos de vida..rs). abração. Lázaro

  16. Prezado Cmt e amigo Tc. Lázaro, normalmente não costumo me expressar através de msgs, ate porque acredito que os feitos oriundos e fruto de nosso trabalho não são mais do que obrigação.
    Entretanto, quando o amor, a dedicação e o esforco suplantam o dever do trabalho, não posso me furtar de enaltecer esta conquista sua, de seus comandados, da Policia da Bahia e, principalmente, do povo baiano, que ficara, de acordo a filosofia adotada pelo Graer no Livro da Vida.
    Resumo minhas palavras dizendo PARABÉNS a toda sua equipe e a vc que com maestria dita as “notas” desta orquestra.
    Desejo a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.
    Tc Renato Costa
    Chefe do Centro de Manutenção da PMDF.

    • Renatao amigo. Obrigado por suas palavras.. Que dia vc vem nos visitar para conhecer as novas maquinas??? Estamos no agurado. Sucesso na sua nova missao ai no Centro de Manutençao… Lázaro

  17. Caro amigo Lázaro,

    Já próximo do encerramento de minha carreira na Aviação de Segurança Pública, congratulo, talvez com satisfação maior, por mais esta conquista da PMBA por meio do GRAER.
    Estou certo de que seu trabalho na liderança de sua equipe demonstra o comprometimento de todos na defesa de uma causa que já é consolidada, não se aceitando mais falar que a Bahia está engatinhando no seguimento.
    Repito que, apesar de nossa experiência, também é um prazer imenso perceber que São Paulo pode estar deixando de ser referência, como sempre dito, em virtude do profissionalismo que se apresenta na aviação de nossas Instituições “irmãs”. Hoje, não podemos mais falar em referência, pois temos um amplo campo para troca de experiências.
    Parabéns e obrigado a Você e a toda a sua Equipe por tratarem nossa aviação com a atenção que, realmente, ela merece no cenário nacional.
    Feliz Natal a todos e sucesso no ano que se inicia.

    Samuel

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários