Piloto de Drone evita colisão com Helicóptero Puma HC Mk2 da RAF em Maulden, Reino Unido

Reino Unido – Um drone chegou muito perto de um helicóptero Puma HC Mk2 da Força Aérea Real (Royal Air Force – RAF) que participava de um treinamento, conforme apontou um relatório de incidente da UK Airprox Board. O helicóptero estava voando sobre Maulden, Bedfordshire, no dia 10 de abril, quando chegou a cerca de 150 pés (46 m) do drone.

O helicóptero Puma Mk2 é usado pela RAF e pode voar a velocidades de até 167 nós.
O helicóptero Puma Mk2 (AS330) é usado pela RAF e pode voar a velocidades de até 167 nós.

Segundo o Relatório da UK Airprox Board o operador do drone informou que estava a cerca de 350 pés e em um voo pairado, quando ouviu um barulho de helicóptero que parecia estar muito próximo, então ele começou a descer imediatamente. Ele perguntou ao seu observador se podia ver o helicóptero.

Em seguida o observador gritou para parar de descer pois o helicóptero estava voando mais baixo que o drone. O operador do drone disse que “o tempo de aproximação perigosa foi de aproximadamente 10 segundos e que o helicóptero estava voando a uma velocidade alta”.

O piloto do helicóptero da RAF disse que não avistou o drone durante o voo. O fato relevante desse incidente foi que o operador do drone apresentou o relatório original para a UK Airprox Board e representa um bom exemplo de “melhores práticas”.

O Conselho analisou as ações do operador do drone e concordaram que o operador tentou separar seu drone do helicóptero ao máximo, primeiro tentando descer o equipamento, quando percebeu que o helicóptero passaria por baixo dele, parando a descida até o helicóptero passar. O Conselho verificou que ambas as aeronaves tinham o direito de operar na área e, portanto, ver e evitar foi uma barreira efetiva nesta situação.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários