Piloto do GRAESP/PA é promovido a Comandante de Aeronave

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Pará – Cristiano João Loureiro Lima, 46 anos, Coronel da Polícia Militar do Pará, começou sua carreira como Aspirante em 1998. Em 2004, como 1º Tenente foi aprovado no Concurso Interno para Pilotos, realizando sua formação prática aeronáutica no ano posterior no Centro de Formação Aeropolicial da Brigada Militar no Rio Grande do Sul.
Com mais de 1000 horas de voo, CEL PM CRISTIANO já é Piloto Comercial de Avião operando diversas aeronaves.
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O militar realizou o “voo solo” na aeronave modelo Caravan, procedimento de caráter final e eliminatório do Plano de Ascensão a Comando de Aeronave do GRAESP, onde o aviador deve obrigatoriamente pilotar sozinho uma aeronave de um ponto a outro, e ao final retornar ao hangar da sua Unidade Aérea, finalizando a última etapa dos 6 longos meses de treinamento.
PLANO DE ASCENÇÃO
Na aviação de segurança pública, a cabine de uma aeronave é composta pelo Comandante da Aeronave (Piloto em Comando) e o Segundo em Comando (copiloto).
O piloto recém-formado assume a cadeira de copiloto, e conforme a sua desenvoltura e preenchimento de requisitos técnicos como aprovação em provas teóricas e práticas, horas de voo e proficiência, é indicado pelo Conselho de Voo da Unidade Aérea a ingressar no Plano de Ascenção a Comando de Aeronave previsto no Programa de Treinamento Operacional do GRAESP.
O Comandante é a autoridade máxima dentro de sua aeronave, cabe-lhe executar os comandos da aeronave, zelar pela segurança do voo, de seus tripulantes, passageiros e bagagens a bordo. Exercendo tal responsabilidade, possui a incumbência de cumprir fielmente as legislações aeronáuticas vigentes.
Foto e texto: Cb J Azevedo – Juan Azevedo

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