Polícia Militar da Paraíba tem novo Comandante de helicóptero Esquilo

Anúncio

Paraíba – Após um período como segundo piloto em comando na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Estado do Ceará (CIOPAER), sediada em Fortaleza, o Cap QOC Everaldo Henrique Lourenço de Oliveira, da Polícia Militar do Estado da Paraíba, concluiu o Estágio Operacional para ascensão à função de Comandante de Aeronave, recebendo do senhor Ten-Cel QOPM Antônio Nirvando Monteiro Vieira, coordenador da CIOPAER, o certificado de conclusão, sendo declarado oficialmente apto pelo Conselho de Voo da Unidade.

Cap QOC Everaldo Henrique Lourenço de Oliveira na Base Esquadrão Fênix

O Cap PMPB Everaldo atingiu os requisitos de experiência e proficiência necessários para ascensão ao posto de Comandante de Aeronave, perfazendo um total de 400 horas de vôo, realizadas nas mais variadas missões aéreas no Ceará, revalidando sua habilitação de tipo (H350) e de instrutor de vôo (INVH).

A experiência vivida como segundo piloto em comando, somada aos pré-requisitos constantes na Legislação Aeronáutica em vigor, à confiança e à segurança demonstradas pelo oficial em uma pilotagem segura e dentro dos padrões, permitiram que o estagiário evoluísse, passando a ocupar o posto de pilotagem do Comandante.

Nessa fase, o estágio teve como principal foco o atendimento de ocorrências, situação em que o estagiário atuava como Comandante da Aeronave de serviço diário, sob a supervisão de um piloto mais experiente da CIOPAER, a quem cabia orientar o oficial nas tomadas de decisão em inúmeras operações, desde as policiais até as de Defesa Civil.

Um fato marcante na estada do Cap Everaldo na CIOPAER foi a missão humanitária na cidade de Cocal-PI, onde uma aeronave do Esquadrão Fênix executou diversas Missões de Misericórdia e de Evacuação Aeromédica, por ocasião da tragédia em que a barragem do açude Algodões se rompeu, vindo a vitimar dezenas de pessoas, deixando outras tantas ilhadas.

Já no Estado do Ceará, o oficial também realizou Missões de Misericórdia por ocasião de várias enchentes que assolaram o interior do Estado, razão pela qual o Capitão Everaldo recebeu a honraria “Machadinha Simbólica”, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Missão humanitária em município do Ceará.

Atualmente participa como piloto em comando de operações policiais onde tem a oportunidade de apoiar Policiais Civis e Militares em perseguições, buscas e cercos, auxiliando por diversas vezes na prisão de criminosos e em missões típicas de bombeiro, no resgate e pronto-atendimento de vítimas de afogamentos no litoral, em acidentes automobilísticos, salvamentos em altura, combate a incêndios florestais e no patrulhamento aéreo na região metropolitana de Fortaleza e litoral cearense.

Por se tratar de uma Escola de Aviação devidamente homologada pela ANAC e um órgão integrado de Segurança Pública, a formação na CIOPAER propiciou ao estagiário uma ampla experiência de vôo, não só no atendimento de ocorrências como também em vôos de instrução ligados à atividade aeropolicial, tais como: lançamento de rappel, exfiltração por mcguire, pouso em heliponto elevado, resgate com puçá, operação em área restrita, utilização do Bambi Bucket, manobras de emergência e as específicas para revalidação de sua habilitação de instrutor de vôo.

Possuidora de um corpo docente e de uma infra-estrutura de excelência, a CIOPAER vem cumprindo o papel de se integrar cada vez mais, através da formação e qualificação contínua de pilotos de diversas Instituições de todo o Brasil.

Confira mais fotos:


Fonte: Polícia Militar da Paraíba.


26 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Everaldo! tive a satisfação de acompanhar de perto este momento. Sinto orgulho de também estar formando nesta Escola (CIOPAER-CE), onde fui muito bem recebido pelo TC Monteiro e demais integrantes.

    Cap PMPB Álvaro

  2. Parabens…agora só falta a Paraiba arrumar um helicoptero para esse monte de Cmt de Aeronave que fica pelo brasil procurando onde voar…podendo estar produzindo pelo seu Estado e sua Policia…
    Acho que deveriam voltar a Paraiba todos e brigar pela aviação do seu Esatdo fomentando a compra de aeronaves….Ah aeronave voa né… vcs acham que vai cair do ceú uma para vcs…fica esperando…

  3. Ao Fernando
    Amigo já vi q vc não entende porcaria nenhuma de aviação. Pra comprar um helicoptero é rapidinho, basta ter grana, mas pra formar um piloto ou um mecânico leva bastante tempo. O q vai adiantar pro estado ter aeronave e não ter piloto? Pra mim isso é sinal de desconhecimento do assunto. Todos do meio aeronautico sabem disso. E pra Avseg é pior ainda pq são vôos especificos a baixa altura, pairado por um tempo longo, pouso em aéreas restritas e pousos em aéreas inimagináveis. Portanto acho melhor vc tranformar o seu ciúme em força pro trabalho. Só quem é piloto sabe o q é chegar ao posto de comandante, quanto tempo, quanto estudo, quantos abusos e humilhações se passa pra chegar lá. acho q vc está comentando no site errado.

  4. Parabens Cmt Everaldo, temos acompanhado há pouco tempo sua trajetória, mas sei q apesar das dificuldades encontradas, nao lhe faltou sabedoria, determinaçao e vontade de vencer. Parabens também a todos os integrantes da CIOPAER-CE, sinto orgulho e satisfaçao de ter a oportunidade de estar formando nesta Coordenadoria que é referencia de integraçao na aviaçao de segurança pública.

  5. Ao Cap QOC Everaldo Henrique Lourenço de Oliveira, da Polícia Militar do Estado da Paraíba,o reconhecimento do GRAEr-PMGO pelo conquista. Boa Sorte e Bons voos.
    oficiais e praças.

  6. vc que de observador num tem nada…
    A paraiba ja tem outros Cmts de aeronave… E mesmo apos eles sairem cmts ainda continuam voando em outros Estados pois estão acomodados…Pergunta então para esse novo Cmt e o outros se querem voltar ao Estado para brigarem por sua aviação… até mesmo por captação de recursos..pois essa grana que vc falou num caido ceú…tem que ter alguem interressado brigando..entendo ser esses aviadores os interressados…
    Isso é só algo para que eles pensem naquilo que querem…para sua PMPB

  7. Parabéns ao camarada Everaldo, sei de teu profissionalismo e com certeza contribuirá em muito para o crescimento da Aviação e Segurança Pública no Estado da Paraíba.

    Parabéns também para o CIOPAER Ceará que mais uma vez demonstra seu potencial na formação e aperfeiçoamento de Pilotos para todo o Brasil. Sei que o CIOPAER é uma escola de aviação homologada e tem potencial para formar Pilotos para todos os Estados que estão iniciando na AvSegPub.

    Um abraço a todos!!!

  8. Os oficiais e praças do GRAer da PMAM parabeniza o novo cmt de aeronaves da PMPB pela ascensão ao posto de cmt.
    Nós sabemos de todo seu esforço através do CAP PMPB PIMENTA que está voando conosco e nos contou sua história. Parabéns cmte continue a voar alto e que Deus continue a te abençoar.

  9. Há 5 ou 6 anos atrás, o então Governador do Estado decidiu por mandar um grupo de oficiais para cursar aviação. Essa decisão foi tomada com base em informações que recebeu de que deveria primeiro formar uma pleiade de pilotos e então criar a Unidade de Aviação de segurança pública no Estado e comprar 1 helicóptero. Ele já pensava inclusive em ter uma base avançada em Campina Grande para cobrir todo o Estado rapidamente.
    Assim também foi feito na Bahia, mas com um espaço de tempo menor e em outros Estados.
    Acredito que esse grupo já está em condições de iniciar esse serviço em breve.
    Podemos ajudá-los com informações, procedimentos administrativos, demonstrações aéreas policiais de unidades vizinhas, enfim, criarmos condições para que haja um clima favorável à decisão das autoridades do Estado.

    Cmte Ayres – PLAH 0552.

  10. Ao nobre colega de aviação Cap PMPB Everaldo, o qual teve a oportunidade de sobrevoar os ares de Brasília conosco na PMDF, meus sinceros parabéns por esta tão esperada conquista, e pela qual estendo a todos os cinco colegas da AvSeP da Polícia da Paraíba, que com muita humildade, compreensão e profissionalismo souberam hangariar conhecimento, experiência e amizade por toda a aviação de segurança pública do Brasil.
    Meus votos de muitas felicidades e segurança nas operações a serem desenvolvidas no CIOPAER da Polícia do Ceará, que possui um alto grau de excelência na AvSEgP no país, servindo sempre como um referencial.
    Parabéns ao Cmte. Cel Monteiro por proporcionar mais esta vitória aos integrantes da AvSegP do Brasil.
    Abçs…
    Ricardo Yamasaki – TC QOPMDF
    Chefe da DETA – Casa Militar GDF

  11. Parabéns Cmte. Everaldo, fico feliz por esta notícia, já que acompanhei uma pequena parte de sua trajetória e sei como voce sonhava com esta merecida conquista. Parabéns também ao Ten Cel Monteiro e a todos os Integrantes desta renomada Casa de Ensino Aérea, CIOPAER-CE.
    Abcs…

  12. Ao amigo Everaldo meus sinceros parabéns.

    Que Deus possa continuar abençoando sua carreira vitoriosa.

    Conheço a luta de vocês desde nosso início, na EDRA. Sei que muitas vezes bateram no quase quanto à aquisição da aeronave para o estado, inclusive com problemas políticos que sobrepujaram o assessoramento técnico no uso de verba carimbada para essa finalidade.

    Siga em frente, se especializando. Uma aeronave, para o único estado do país que ainda não opera tal ferramenta, é questão de tempo.

    Aceite as críticas construtivas e use as não construtivas como degraus para sua jornada.

    Grande abraço. Bons voos.

  13. Ao TC PM Monteiro, os meus parabéns pela nobre missão em ter contribuído na formação de mais um piloto policial militar. Mais uma vez o Ciopaer-CE demonstrando a sua capacidade técnica em formação e operação aérea, graças ao elevado grau de profissionalismo que nesta casa de ensino se observa. Ao Cap. Everaldo os meus votos de felicidades e congratulações pela nobre e grandiosa conquista, é bom ter e contar com amigos e gente de boa índole em nossa árdua caminhada.

    Bons voos.

  14. Mais eai..agora que vcs pilotos policiais da paraiba são todos comandantes…bem formados, excelentes oficiais, pilotos…vão colocar toda essa capacidade de vcs em beneficio do seu ESTADO.. ou só querem conhecer beneficios proprios.. se eu estou errado por que não voltam para trabalhar agora que ja estao formados, pela aviação da Paraiba..
    Reflitam..companheiros

  15. Parabéns a Everaldo pela conquista, haveremos de trabalhar juntos na nossa Unidade.

    Meus sinceros agradecimentos aos que fazem o CIOPAER por oportunizarem a realização do sonho deste nobre Oficial.

    Ao mal informado Cap Fernandes, eu dispensarei comentários, afinal, se ele checasse a nossa situação veria que falou um monte de verborréia. Creio que seja um grande apedeuta no que diz respeito a aviação.

    Evilásio César Ramos Formiga

  16. Parabéns, meu grande amigo Everaldo!
    Depois de tanto esforços os obstáculos foram superados.
    Parabenizo também os que fazem o CIOPAER-CE, pelo exemplo de generosidade,recebendo os companheiros da Aviação de Segurança Pública e formando-os dentro de uma doutrina que prioriza segurança e profissionalismo.

  17. Deixo aqui o registro do trabalho profícuo que a CIOPAER CE tem desenvolvido na parte de treinamento de pilotos policiais, ao admitir que jovens aviadores da segurança pública possam ir para lá e obterem seu brevê e depois serem Comandantes, de se integrarem na segurança pública. Ajuda inestimável para o futuro da aviação. ESCOLA DE AVIADORES DE EXCELÊNCIA !

    CMTE AYRES – PLAH 0552.

  18. Uma das maiores virtudes do homem é saber compartilhar as suas experiências. Assim, admiremos a sabedoria simples com que O Sr Tc MONTEIRO/CIOPAer-SDES/CE tem acolhido os Baluartes Aviadores de diversos Estados do Brasil e lhes ensinando a arte de Voar. Muito Obrigado e Um Grande Abraço e os Agradecimentos da Aviação da Paraíba.

    Ao Meu Amigo e Aviador Comandante Cap Everaldo, PARABENS. Sua formação foi trilhada com muito esforço e dedicação. Sabemos o quanto este momento é importante e gostariamos de externar a a nossa satisfação.

  19. Prezado Cap Everaldo, amigo e companheiro de nacele, foi gratificante presenciar sua evolução profissional alcançando de fato e de direito o posto de comandante de aeronave policial.
    Todos os que convivem contigo sabem da dedicação e compromisso para com a aviação de segurança do Estado da Paraíba.
    Das missões a ti confiadas, em algumas fui testemunha ocular de seu alto nível de pilotagem e atitudes em comando. Desejo pleno sucesso e muitas horas de voo na profícua carreira.
    Aos nobres e incansáveis integrantes da CIOPAER-CE, vejo que o oficial paraibano ilustra o esforço diário de cada um dos senhores na integração das forças de aviação do País.
    Seja como unidade operacional ou escola de formação, o grupo detém o legado de contribuir com outras unidades da federação sem nenhuma contrapartida daqueles que alguns meses depois recebem seus pilotos formados e assim ocorre com o Tocantins.
    Em uma simples visita a Coordenadoria cearense verificamos o culto pela integração entre polícias e bombeiros, que tão bem acolhem os “estrangeiros-alunos” ávidos por aproveitarem a chance das vagas que lhes foram disponibilizadas.
    Sigamos confiantes!

  20. Parabéns ao novo Comandante de Aeronave! O trabalho e dedicação até esse ponto realmente é árduo e só quem trabalha na Aviação de Segurança Pública sabe o que é… Não se preocupe com as críticas amigo: “só em árvores com frutos que as pessoas atiram pedras”. Forte abraço e bons voos!

    Farley, Cap BM
    Cmte Aeronave – BOA/MG

  21. Parabéns Everaldo, você e o verdadeiro exemplo de dedicação ao que faz, com uma trajetória de vida impressionante! Teve o sonho de assumir comando por várias vezes adiado, mas os planos de DEUS não podem ser modificados pelos homens, a sua vitória foi conquistada com lealdade e respeito aos que fazem a Aviação de Segurança Pública no Brasil e em especial a Paraíba.
    Competência e reconhecimento não se adquirem por amizade, se conquistam com muito suor!
    A oportunidade e acolhimento que lhe foram concedidas pelo CIOPAer, tem características de uma polícia madura e estruturada, sem o chamado pano preto praticado com freqüência na aviação como todo, parabéns ao TC Monteiro pelo desprendimento demonstrado em formar um Comandante de outro Estado!!
    Esperamos que o reconhecimento da Polícia Militar da Paraíba seja a renovação de seu estágio operacional, afinal, existe agora um sentimento de retribuição a confiança que a Policia Militar do Ceará deu a Paraíba, pelo menos enquanto não tivermos a nossa aeronave continue pelo Brasil aperfeiçoando e adquirindo cada vez mais experiência!!

    Bons vôos Comandante EVERALDO!!
    Que Deus o abençoe!!!

  22. Apesar da vida nos ter levado por caminhos diferentes, tenho acompanhado de longe sua trajetória e torcido por vc. E conhecendo a sua historia, seus sonhos e suas lutas sei o quanto essa nova conquista é importante para vc. Parabéns e que Deus siga te abençoando!
    “Tudo a seu tempo e sua hora”. Voce conseguiu!!!

    Gislainy Bezerra

  23. Fala aí parceiro, do então CFS Av/96!!! Saudações Paraquedistas, ainda lembra, parceiro? Ops… Acho q devo dizer: Olá Cap Everaldo, como vai o Sr? não é mesmo??!! rsrsrs
    Camarada, é com imensa satisfação que tomo conhecimento, e parabenizo-o pela nova conquista. Afinal, sua trajetória é realmente impressionante, e ao longo de tantas lutas, nada melhor quando alcançamos vitórias. Parabéns!!!
    Se passar por Manaus, estarei a disposição na 3ª Companhia de Forças Especiais (única OM de Op Esp da Amazônia), valeu camarada, um forte abç.
    Sgt Av Ap Bandeira “[email protected]” – Caveira!!!

  24. Quero parabenizar o Novo Candante Everaldo Henrique Lourenço de Oliveira. É um orgulho saber que temos mais uma pessoa preparada e que ama o que faz dentro do Grupamento Tático Aéreo da PMPB, principalmente um função tão carente e difícil ainda em nosso Estado por não possui escolas para formação de PPH. Ser piloto é uma particularidade de quem tem precisão e reações rápidas nas tomadas de decisões, tão necessárias para controlar uma aeronave como o Esquilo e efetuar as missões com louvor. Parabéns!

  25. Meus agradecimentos Sr. Luciano, em que pese esta matéria já ter sido veiculada em 2011, estamos operando nosso helicóptero, ACAUÃ 01, logrando êxito em diversas ocorrências a despeito das dificuldades encontradas e à espera de 11 anos pela chegada deste equipamento, tendo alcançado já o reconhecimento da sociedade quanto à utilidade desta ferramenta no socorrimento de pessoas e no auxílio às guarnições policiais. Agradecimento especial ao efetivo da CIOPAer-CE que tanto contribui para minha formação como comandante de aeronave. Abraço.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários