Segurança Pública do Paraná recebe helicóptero

Anúncio

O governador Orlando Pessuti entregou oficialmente, na manhã desta terça-feira (11/05/2010), um helicóptero de fabricação canadense modelo Bell Jet Ranger III, Falcão 02, à Secretaria da Segurança Pública. A aeronave está equipada para operações policiais ou de busca e salvamento. Pessuti também participou da formatura de 202 cabos da Polícia Militar, na Academia Policial Militar Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

“Capacitar os policiais é uma ação permanente da Polícia Militar e do Governo, para que possamos fazer uma melhor segurança pública. Esses 202 cabos vão para as ruas, para as suas unidades realizar o melhor serviço para a comunidade. Esse foi o compromisso que assumimos, de promover a segurança pública cada vez melhor no Paraná”, afirmou o governador Orlando Pessutti.

Participaram da formatura o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Washington Alves da Rosa, o secretário da Segurança Pública, coronel Aramis Linhares Serpa, e o comandante-geral da Policia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens. “Com o curso de cabos, melhora sensivelmente o serviço oferecido à população porque policiais preparados, treinados, melhor aparelhados podem dar uma melhor resposta para a sociedade”, declarou Serpa.

Áudio da Solenidade

RUAS – O coronel Rodrigo definiu o curso de cabos como “processo de qualificação da segurança como um todo, porque eles vão levar o conhecimento para as ruas”. Segundo o coronel, no início da primeira semana de junho, a corporação vai receber os futuros policiais militares, bombeiros militares, para suprir as demandas de diversas localidades do Estado. “A corporação recebe essa energia nova e se renova. A sociedade, principal destinatária dos serviços desses novos policiais, vai ter o atendimento mais próximo, mais qualificado e, voltado ao policiamento comunitário.”

Formaram-se cabos 202 policiais militares na capital, que frequentaram dois meses de curso no centro de formação de praças (Cfap) depois de seleção teórica, física e de saúde. Simultaneamente, ocorrem cerimônias de formatura nos núcleos da PM de Ponta Grossa, Londrina, Cascavel, Maringá. No total, são 336 formandos, dos quais 48 de batalhões de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, se formam na capital. “O Cfap tem a missão de formar, aperfeiçoar e especializar os praças da Policia Militar”, disse o comandante do Centro, capitão Erich Wagner Osternack.

Entre os soldados que ascenderam a cabo destacou-se Rafael Putrique Freitas, primeiro colocado do curso. Ele recebeu o certificado do governador Orlando Pessuti. A madrinha da turma 2010 foi a primeira-dama Regina Pessutti, que recebeu flores entregues pela cabo Carolina e pelo cabo Veiga.

HELICÓPTERO – Pessuti destacou a entrega do helicóptero para complementar o trabalho da PM. “Temos três helicópteros na frota de aeronaves do Governo do Estado. Eles já eram utilizados em ações das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e da Força Verde, porém não diariamente. A partir de agora, o helicóptero ficará à disposição em 100% do tempo para o uso da Secretaria da Segurança Pública”, afirma Pessuti.

A aeronave é tripulada por policiais militares que possuem larga experiência e treinamento específico para atuar em ações policiais de resgate, busca e salvamento ou transporte aeromédico de emergência. “As forças policiais do Estado do Paraná, contam agora, em período integral, com mais este instrumento para combater o crime e a violência”, disse o coronel Washington. Trata-se de um equipamento de avançada tecnologia extremamente útil como plataforma de observação aérea, em apoio às operações policiais.

Uma aeronave deste porte é capaz, em patrulhamento urbano, de cobrir uma área visual correspondente a 15 viaturas em terra. “Estudos comprovam que um alvo em fuga, uma vez identificado pelos tripulantes da aeronave, dificilmente escapará. Entre as vantagens do helicóptero, em relação à viatura, estão a velocidade, o não enfrentamento de congestionamentos, a visão privilegiada e a capacidade de interagir com as equipes na terra, por meio de rádio comunicador”, enumera o secretário Serpa.


Fonte: Agência de Notícias – Paraná


Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários