A Filosofia por Trás do Voo: Danni Sales no ENAVSEG 2026
05 de setembro de 2026
1min de leitura
BRASÍLIA (DF) — A palestra “Terra dos Homens”, ministrada pela palestrante Danni Sales, integrou a programação do ENAVSEG 2026 (Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública), realizado em Brasilia/DF.
O evento é promovido pelo Piloto Policial e reúne anualmente pilotos, mecânicos e comandantes de unidades aéreas de segurança pública de todo o país, com programação que combina palestras temáticas e etapas de competição entre as equipes participantes.
A palestra tomou como referência as obras “Terra dos Homens” e “Voo Noturno”, de Antoine de Saint-Exupéry, escritor e aviador francês que integrou a aviação postal nos Andes na primeira metade do século vinte. A partir de episódios como a travessia a pé do piloto Henri Guillaumet após um pouso forçado na cordilheira, a fala discorreu sobre pertencimento, responsabilidade para com a equipe e a família, e o papel do horizonte como referência do aviador.
O conteúdo também recorreu a referências filosóficas para tratar do tema da felicidade na profissão, contrapondo a busca por bens materiais à concepção de felicidade independente de posse, atribuída ao filósofo grego Diógenes, e ao conceito de utopia do escritor uruguaio Eduardo Galeano. A palestra encerrou com uma parábola sobre a mensuração do tempo de vida a partir de momentos de aprendizado e felicidade, e não de sua duração cronológica.
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.