ANAC organiza Seminário de Operações de Resgate Aéreo e Defesa Civil – Veja a Programação

Anúncio

A ANAC irá realizar o Seminário de “Operações de Resgate Aéreo e Defesa Civil” na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de setembro de 2010, no auditório do Arquivo Nacional. Objetiva-se divulgar as melhores práticas em operações deste tipo.

As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail: [email protected] até 15/09/2010.

Este seminário cumpre o RSVA 018/C/05 (do CENIPA) e o Seminário está sendo organizado pela Gerência de Fatores Humanos na Aviação e Medicina de Aviação (GFHM) da Superintendência de Segurança Operacional (SSO).

Os palestrantes foram convidados individualmente e são os seguintes: Cmte. Wilson Spierr, Dr. Carlos Alberto Chaves de Carvalho, Cel Sidney Franklin, Cap Nelson, Cmte Adonis, Ten Mauro Pascale, Dr. Antonio Bento da Costa Borges de Carvalho.

Abaixo segue a previsão de programação do evento, com seus respectivos palestrantes, podendo sofrer alterações.

20/09 – 2ª feira

Horário Painel Palestrante
08:00 Credenciamento e Abertura ANAC
9:00 Regulamentação – Subparte K do 91 ANAC
9:50 Coffe-break
10:20 Aeronaves Comte. Wilson Spierr
11:10 Apoio ao Resgate – Regulação de leitos Hospitalares Dr. Chaves (Superintendente de Regulação-RJ)
12:00 Almoço
14:00 Atuação da Equipe Médica Cap. Raphael Bastos (BOA- CBMERJ)
14:50 Equipamentos Médicos Cel. Franklin (BOA-CBMERJ)
15:40 Coffe Break
16:10 Operações de Resgate de Acidentes Automobilísticos Ten Med Fabiana (PMESP)

21/09 – 3ª feira

Horário Painel Palestrante
08:00 Credenciamento ANAC
9:00 Operações de Resgate em Mata e Montanha Cap. Nelson (BOA-MG)
9:50 Coffe Break
10:20 Operações Policiais Comte. Adonis (Polícia Civil RJ)
11:10 Prevenção de Acidentes em Operações de Defesa Civil Ten. Pascale (CENIPA)
12:00 Almoço
14:00 Operações de Resgate em Praia / Superfícies Aquáticas Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
14:50 Operações Offshore Dr. Bento (Petrobras)
15:40 Coffe Break
16:10 Encerramento

ANAC


Fonte: Gerência de Fatores Humanos na Aviação e Medicina da Aviação – GFHM/SSO – ANAC


5 COMENTÁRIOS

  1. Excelente iniciativa. Pelo cronograma trata-se de um ótimo evento. Seria interessante que os futuros seminários sejam regionais. Permitindo a participação de um maior número de interessados.
    PS. Só lamento que a ilustração do cartaz seja de uma aeronave de ataque (AH-64D Apache Longbow).

  2. É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE VEJO NOSSA “QUERIDA” ANAC FINALMENTE OLHAR NOSSA AVIAÇÃO.
    DEIXANDO OS “ELOGIOS” DE LADO, ACREDITO QUE EVENTOS DESSA NATUREZA, SERVEM PARA HOMOGENIZARMOS NOSSA CULTURA AERONÁUTICA, ALÉM DE SER UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA TROCA DE EXPERIÊNCIAS E PARA FORMARMOS NOVAS AMIZADES.
    VAMOS ABRAÇAR ESSA IDÉIA E PRESTIGIAR O EVENTO.
    FIQUEM COM DEUS, E VOEM SEMPRE SIPAER.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  3. A AVIAÇÃO POLICIAL NÃO TEM NADA HAVER COM AVIAÇÃO MILITAR ! A AVIAÇÃO POLICIAL DE SEGURANÇA PUBLICA VEJO COM INADIMISSIVEL UM AERONAVE POLICIAL NAÕ TER FAROL DE BUSCA E FLIR TENHO CERTEZA QUE AS UNIDADES POLICIAIS DE ASA ROTATIVA ESTÃO PREOCUPADAS COM ISSO ! A HORA DE SE MOBILIZAR E CONSEGUIR VERDAS VIA SENASP AVIAÇAO POLICIAL QUE VEM DESEMPENHADO UM OTIMO TRABALHO MAIS UMA VEZ ESTÃO DE PARABENS Sr MAJOR PM GONSALVES e SR LAUTERD DA NOSSA GRANDE DPRF !

  4. Devemos sempre ver as ações voltadas a aviação de segurança pública com bons e atentos olhos. Sugiro que os integrantes do Conselho Policial da FNSP que estejam presentes, principalmente aqueles que entendam sobremaneira da legislação em vigor, para que não sejamos surpreendidos com modificações como a exigência de PCH checado para o COA(2P). A ANAC está ao invés de facilitar encareceu e trouxe lentidão a todos os processos. É um seminário mas ATENÇÃO seguro morreu de velho. Pena que não poderei ir…

  5. Excelente a oportunidade da ANAC em colocar em discussão nossa gloriosa aviação de segurança pública, mas, ainda e infelizmente, apenas um ramo da nossa atuação.
    A luta tem sido árdua e com várias padras colocadas ao longo do caminho por interesses escusos de pessoas sem qualquer compromisso com a nossa aviação. Acredito que com o esforço de todos conseguimos evoluir mais nos últimos 2 anos do que se fez nos últimos 20 anos, inclusive com a designação de um grupo específico da ANAC para tratar dos assuntos relativos à nossa aviação de segurança pública, tão brilhantemente capitaneada pelo Cmte Beni da PMESP e que caminha em direção a um RBAC próprio para a aviação de Estado.
    Em época de tumultos políticos decorrentes das eleições, onde todos passam a ser vidraça, podemos dizer que a aviação de segurança pública entrou em vôo nivelado para aguardar a definição do novo quadro político nacional e estadual que, infelizmente, interfere no desenvolvimento das ações.
    Com o apoio e a colaboração de TODOS teremos uma aviação de segurança pública de referência no cenário internacional e seremos referência para o desenvolvimento de nossas próprias corporações pelo profissionalismo e alto grau de efetividade em prol da sociedade.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários