“Foram mais de cem tiros”, conta piloto Adonis, sobre operação que resultou na morte do traficante Matemático

O piloto policial Adonis Lopes de Oliveira, chefe do Serviço Aeropolicial (Saer) da Polícia Civil, falou sobre a operação que resultou na morte de Márcio José Sabino Pereira, o Matemático, baleado há dez dias por atiradores de elite da aeronave em Senador Camará.


Como foi a operação?

Adonis – Foram mais de cem tiros. Os primeiros, pelo que vi nas imagens, foram de advertência, porque o carro não parou e traficantes atiraram em direção à aeronave. Aí, revidamos. Pelo menos dez tiros atingiram o carro. Um dos tiros dados pelos traficantes atingiu uma das antenas do GPS da aeronave, que possui dois palmos. Mas não houve dano.

Alguns moradores que se dizem acostumados com tiroteios ficaram assustados com o barulho dos tiros.
– (Risos). Realmente, a operação foi barulhenta. Além do helicóptero, ainda teve o impacto dos tiros no solo. Vi as imagens com mais calma e percebi que as balas penetraram na atmosfera.

Quem fez as imagens?
– A equipe era composta por piloto, copiloto, dois atiradores e um observador, que fez as imagens em vídeo.

A aeronave é a mesma em todas as operações?
– Na operação que resultou na morte de Matemático, usamos o AS-350, conhecido como Esquilo. É uma aeronave mais silenciosa e que faz curvas com rapidez. Mas temos o Bell Huey II, conhecido como Caveirão.

Qual a importância dessa operação para a polícia?
– É mostrar que os traficantes não podem competir contra o Estado. Um dos mais importantes deles caiu.

Aliás, não é a primeira vez que isso acontece.
– Recentemente, participamos da operação que resultou na morte do Marcelinho Niterói (Marcelo da Silva Leandro foi baleado numa operação em novembro do ano passado, na Maré).

Qual a avaliação do uso dos helicópteros na retomada do Complexo do Alemão?
– Ficou um gosto doce e azedo. Doce, porque ajudamos a desarticular a fortaleza do tráfico. Mas não houve um planejamento. Traficantes que ainda estão em atividade fugiram, levando suas armas. O resultado poderia ter sido melhor.

O Saer pode ser aprimorado?
– Temos um projeto para adquirir um helicóptero com duas turbinas, capacidade para oito tripulantes e piloto automático, que permite voar à noite, com apoio de instumentos. Na prisão de FB (Fabiano Atanázio da Silva, capturado em janeiro em São José dos Campos, interior de São Paulo), por exemplo, teríamos condições de fazer o voo para buscarmos o bandido.

O Saer chegou a participar das filmagens do filme “Tropa de Elite 2”. Como foi isso?
– O José Padilha (diretor do filme) perguntou se poderíamos ajudar no filme. Ele disse que o coronel Nascimento (personagem interpretado por Wagner Moura) iria orientar os policiais em terra. Ai, falei: “Se vocês querem usar o nosso helicóptero, a gente quer mostrar o que a gente faz no dia a dia”. Então, montamos um script. Fizemos dois voos para a cena em que o coronel Nascimento chegava no morro e havia troca de tiros. Eu estava pilotando.

Como foi o contato com o Wagner Moura na filmagem?
– Não sei se o Wagner Moura estava assustado, se é um cara marrento ou se já tinha incorporado o personagem. Só sei que ele entrou na aeronave, filmou e saiu. Não teve muita conversa.

Fonte: Extra Online, por Herculano Barreto Filho.

Foto: Márcia Foletto.

19 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao piloto Adonis! trabalho perfeito!
    Bandido tem que morrer mesmo, ao contrario da opinião da delegada Martha Rocha, chega de trabalhar para alimentar bandido na cadeia, ela ela forrada de segurança na rua por isso não faz questão deles mortos, eu e minha família não temos a proteção que ela tem , então continuo afirmando BANDIDO TEM QUE MORRER!

    OPERAÇÃO MAIS QUE PERFEITA!
    NÃO SE FRITA UM OVO EM QUEBRAR A CASCA !!!!!

  2. Gostaria aqui tb de declarar meus PARABÉNS pela operação realizada contra o matematico… Parabenizar toda equipe pela operacionalidade, qualidade e coragem na missão q foi cumprida com muito merito e objetividade….
    Operação assim deveria ser demostrada como exemplo de que em nosso Estado esses traficantes não vão mandar….
    PALHAÇADA oq essa midia tem feito agora…..Oq querem ? Criminalizar os q nos defendem ?

    FORÇA ADONIS,,,,, A POPULAÇÃO DE BEM ESTA COM VC…….

  3. parabéns, risco sempre vai ter… o importante é que ninguém inocente ficou ferido, como diz wagner montes pra cima deles. essa comissão só quer aparecer, só pensam em votos e operação policial não da… paciência, mais uma vez parabéns…

  4. Parabens ao Piloto ADONIS LOPES DE OLIVEIRA, pela operação perfeita na morte do bandido matematico, lamentavel o conduta dos especialistas em seguranca que dianta de imagem,sentados em poltronas, recebendo dinheiro, limitam-se a apontar falhas na operação. Outro fato negativo são os comentarios dos gestores da Segurança Publica do Rio de Janeiro, que procuram enfatizar falhas na operação, ninguem em nenhum momento se preocupor com a segurança(vida) dos servidores publico que estava no helicoptero, arriscando suas vidas para manter a ordem no Rio. Estou indignado com o seu afastamento, qualquer coisa venha passar umas ferias em Fortaleza.

  5. Meus PARABÉNS!!!!!! esses que o estão investigando não tem moral para isso. Fique tranquilo, você cumpriu o seu dever de colocar o bandido no seu devido lugar: no cemitério!

  6. nota 10 para o nosso comandante ADONIS LOPES DE OLIVEIRA, eu faria o mesmo .Esta na hora de acabar de vez com essa midia censacionalista,filhos da puta que querem instruir nossas familias brasileiras.DEGREDINDO a imagem de bons policiais.Um forte abraço ADONIS.

  7. Quero parabenizar ao piloto, Adonis Lopes de Oliveira, que segundo a reportagem de Raphael Gomide iG Rio de Janeiro | 07/05/2013 13:13:43, foi o atirador que matou o bandido, o “Matemático”. Parabéns pelo bom serviço prestado à população do Brasil, retirando de circulação mais um traficante. O que se acham nos “Direitos” humano, deveriam se quexar tambám, dos que passam fome, dos que usam crak. Essa plataforma política, chega a ser desigual e arbitrária. Parabéns a sua equipe, piloto. Menos um no mundo…!

  8. Parabéns!!! Infelizmente o Brasil não é digno de um policial como você e sua equipe!! Se fosse em um pais sério como nos EUA, você seria homenageado… aqui infelizmente só quem tem direito é bandido!!! Saiba que você tirou do caminho um criminoso que infernizou varias famílias! PARABÈNS!!!!

  9. Ja voei muito com o Comandante ADONIS. Fico preocupado com a tentativa de alguns em querer promoção em cima de um servidor publico exemplar.
    Estamos solidários contigo e que Deus te proteja dos maus.

  10. Parabéns ao piloto Adonis. Quem esta com pena do matemático, que o levasse para casa. Bandido
    é na cadeia ou no cemitério . Foi a noite, ninguém ficou ferido.

  11. Apoio total a Adonis,que socieadade é essa que vive reprimida e agora quer crucificar um policial que colocou a vida em risco ???
    todos tem medo,todos reclamam, agora quer falar d+,nunca vi isso!

    Tem que matar vagabundo sim,prender nao aianta,parabens ao policial e falo mais,o que fez foi pouco,devia ter matado mais!!!

  12. Parabens ao CMT Adonis, a toda equipe envolvida na operacao, tanto civis como militares.
    O nosso Brasil tem a cultura de defender o errado, principalmente contra as atividades policiais, os policiais se arriscam e muitos deles morrem defendendo quem muitas vezes ja os criticaram.
    Temos que aprender a dar o devido valor as pessoas e instituicoes, temos que nos livrar do paradigma de que bandido, digo bandido comprovadamente; nao deve e nao pode morrer, o marginal tem que ser considerado como um mal, uma doenca, e como tal tem que ser erradicado, pois tal como uma doenca contamina uma populacao, e se nao for exterminada a doenca quem vai ser exterminada vai ser a populacao. Este bandido que morreu nesta operacao eu posso apostar que ja matou, torturou, esculachou muito pai de familia. E agora vem a dona rede esgoto de televisao “globo” querendo diminuir os meritos do braco armado da lei, e de homens que arriscam a vida por um desconhecido.
    A exemplo dos EUA; (nao que eu seja americanista). Quando da prisao e da morte daqueles dois irmaos infames, que colocaram bombas no meio de uma corrida, os policiais foram aclamados e ovacionados como herois, e realmente o foram pois eliminaram a possibilidade de futuras acoes criminosas por parte ddo dois imfames. Se o mesmo ocorresse no Brasil o resultado seria este que estamos vendo acontecer com voces. A globo mostraria em todos os noticiarios durante uma semana ou mais(enquanto tivesse dando ibope) mas seriam imagens os dois infames quando criancas brincando, correndo, rindo, dois anjinhos. depois mostraria a acao policial que resultou na morte do dois, mas nuuuuunca diria que os policiais agiram em defesa e preservacao da ordem publica. vou terminar por aqui com meus mais sinceros votos de felicitacoes e parabens a todos.
    ps: desculpem a falta de acentuacao e cedilhas, escrevi em um teclado portatil e nao consegui acha-los.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários