Todo especialista em beisebol sabe que números isolados, como o total de rebatidas e de arremessos, podem não contar toda a história por trás de um esforço bem-sucedido ou mal sucedido. Isso também se aplica quando os especialistas em segurança da Equipe de Segurança de Helicópteros dos EUA (www.USHST.org) analisam os dados de acidentes aeronáuticos envolvendo helicópteros. O número total de acidentes precisa ser confrontado com mais informações para entender o panorama completo.

O USHST analisou os dados de 10 anos de operações de helicópteros, no período de janeiro de 2009 até este ano, e comparou a porcentagem de horas de voo de cada tipo de segmento com a porcentagem do total de acidentes. Durante este período, os helicópteros civis dos EUA voaram mais de 31 milhões de horas de vôo e sofreram 1.298 acidentes totais e 209 acidentes fatais. Comparando as horas de voo com os acidentes em cada área da indústria, o USHST desenvolveu esta lista:

tabela 1No topo da lista, os helicópteros aeromédicos voaram cerca de 16% das horas totais, portanto, seria de se esperar que eles também tivessem cerca de 16% dos acidentes. No entanto, este não é o caso. Apenas 7% dos acidentes com helicópteros envolvem helicóptero em missão aeromédica, resultando em uma variação positiva de 9%. No final da lista, os pilotos privados voaram apenas 3% das horas totais, mas tiveram 22% dos acidentes. (Uma variação negativa de 19%)

O USHST também analisou a mesma comparação para acidentes fatais envolvendo helicópteros civis.

tabela 2Embora as operações de voo de instrução, observação aérea e aeromédico tenham uma quantidade um pouco maior de acidentes fatais, os números são menores do que o esperado, quando comparado com a porcentagem de horas de voo. Observe que a operação aeromédica permaneceu em um nível superior, mas cai da primeira para a sexta posição. Isso pode ocorre pois, às vezes, suas missões são realizadas com condições meteorológicas ruins ou em áreas de pouso restritas, onde o risco de um acidente grave é maior.

Na parte de baixo da lista, com mais acidentes fatais do que o esperado estão as operações comerciais, agrícola, utilitários e voo pessoal/privado. Isso decorre, em parte, de vários fatores de risco: operações em baixa altitude, a necessidade de voar perto de cabos ou o maior número de helicópteros particulares com pilotos menos experientes.

Operações comerciais, agrícola e pessoal/privado são as três áreas em que o USHST está focando com propostas de melhorias de segurança operacional para reduzir a taxa de acidentes fatais em 20% até 2020. Os dados apresentados aqui estão sendo usados pelo USHST para concentrar seus esforços em áreas da aviação com helicópteros com taxas de acidentes e fatalidade acima do esperado.

Desde 2013, a Equipe de Segurança de Helicópteros dos EUA se concentra em melhorar a segurança das operações e reduzir os acidentes fatais dentro do segmento de de helicópteros civis dos EUA. De 2012 a 2014, a média de acidentes nos EUA por ano foi de 146 e a média de acidentes fatais em cada ano foi de 25. De 2015 para 2017, isto diminuiu para 118 acidentes totais por ano (queda de 19%) e 18 acidentes fatais por ano (queda de 28%).

Fonte: USHST