Corpo de Bombeiros de Santa Catarina realiza Curso de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas

Anúncio

Santa Catarina – Desde a última sexta-feira (26/10), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina conta com mais 11 profissionais formados e treinados para operarem aeronaves remotamente pilotadas – RPAs em ocorrências de Bombeiros. O curso de formação aconteceu em Blumenau, sede do 3° Batalhão de Bombeiros Militar, entre os dias 22/10 e 26/10.

Corpo de Bombeiros de Santa Catarina realiza Curso de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas
Corpo de Bombeiros de Santa Catarina realiza Curso de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas. Fotos: CBMSC.

Os Bombeiros receberam informações teóricas sobre a história das aeronaves remotamente pilotadas (popularmente conhecidas como Drones) em nível mundial, nacional e estadual, além de conhecerem a legislação específica junto à ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA e Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.

Nas aulas práticas de voo, os Drones foram utilizados em operações específicas de incêndio estrutural de grandes proporções, operações de incêndio florestal, busca e resgate terrestre, operações com produtos perigosos, busca de cadáveres em rios e operações de serviço em Comunicação Social. Neste curso também formados três pilotos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Espírito Santo.

Ainda neste ano, serão realizados dois cursos para pilotos de RPA, com a formação de 10 pilotos em cada curso. Até o final de 2018, a corporação terá cerca de 30 novos pilotos formados para as aeronaves remotamente pilotadas.

História das aeronaves remotamente pilotadas no CBMSC

Os primeiros testes com aeronaves remotamente pilotadas começaram em 1999, com uso de um aeromodelo particular criado pelo Subtenente BM RR Ben-Hadade Farias e e seu irmão Benoni Farias.

À época, o Subtenente utilizava aeromodelos de asa fixa para patrulhar e monitorar, de forma preventiva, praias de Florianópolis que não dispunham do serviço de guarda-vidas, em um projeto chamado “test fly”.

Sgt Ben-Hadad em 1999
Sgt Ben-Hadad em 1999

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários