BAPM/SC e SAMU realizam resgate e transporte aeromédico de vítima de queda em cachoeira de 30 metros

Anúncio

Santa Catarina – Na tarde deste domingo (13/09), a guarnição de operações aéreas do Águia 04 foi acionada pela equipe médica do SAMU para prestar apoio no salvamento/resgate de duas mulheres que teriam caído de uma cachoeira de aproximadamente 30 metros de altura no rio Caveiras, em Lages/SC.⠀

119232490_145412897231161_3246235174295740734_n

Com muita dificuldade, a equipe do SAMU e um dos nossos tripulantes operacionais multi-missão (TOMM) conseguiram acessar o local e realizar a avaliação primária das vítimas, constando o óbito de uma delas e a suspeita de traumatismo cranioencefálico (TCE) em outra.

Diante da situação a paciente foi estabilizada e extraída pela equipe do Águia 04 com o emprego do equipamento conhecido como “maca de ribanceira” até um local seguro e, depois de embarcada, conduzida até o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, onde infelizmente acabou não resistindo aos ferimentos.

Cumpre salientar que a equipe do SAMU acompanhou todo o transporte aeromédico da paciente, empregando todo equipamento médico e humano possível para seu atendimento da paciente onde, com equipamentos e medicamentos especiais, transformam o Águia 04 em uma espécie de “UTI aérea”.

Veja abaixo no vídeo o momento do resgate:



A segunda vítima foi resgata pelo Corpo de Bombeiros Militar com apoio de nossos tripulantes operacionais multi-missão (TOMM) devido ao avançar da hora (período noturno) e conduzida até o IGP. ⠀

Ambas possuíam 19 anos e segundo relatos de testemunhas, uma das vítimas acabou escorregando e sua amiga, na tentativa de ajudá-la, acabou caindo junto. ⠀

A 5ª Base de Aviação, sede do Águia 4 em Lages, juntamente com outras três bases existentes em Santa Catarina, compõem o Batalhão de Aviação da Polícia Militar onde as aeronaves e tripulantes operam no modo multi-missão, ou seja, realizam atividades como salvamentos, resgates, combate a incêndios florestais, buscas e operações policiais como força de resposta rápida, participando de operações de saturação com o deslocamento de todo efetivo de serviço para qualquer local de Santa Catarina.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários